Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Adriana Almeida Sales de Melo

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Professora Associada da Universidade de Brasília, na Faculdade de Educação; Investigadora Convidada do CeiEd. Professora-pesquisadora do PPGE/FE/UnB, mestrados em educação académico (Estudos Comparados em Educação) e profissional (Gestão do Ensino Superior). Pós-Doutoramento na Universidade Lusófona-Lisboa (2018). Doutoramento em Educação/Política Educacional (UNICAMP, 2003-PICDT/CAPES); Mestrado em Educação/Política Educacional (UFPE, 1996-Mest/CNPq); Licenciatura e Bacharelado em Filosofia (UFPE, 1989-PIBIC/CNPq). 

Participa da Pesquisa Avaliação, Monitoramento e Capacitação no âmbito do PDDE e Ações Agregadas. Centro Colaborador – Cecampe-CO – UnB (FNDE/UnB/FINATEC). Coordena o Grupo Estudos sobre a Mundialização da Educação (GEP-Mundi – CNPq/UnB). Vice-Diretora da ANPAE-DF. Editora da Revista Com Censo (SEEDF).

Tem publicações na área de política, gestão educacional e política de educação comparada, bem como sobre a influência dos organismos internacionais nas políticas educacionais brasileiras; Trajetórias da avaliação da pós-graduação em educação no Brasil, Portugal e Espanha; OECD e futuro da educação; gestão do conhecimento e novas competências para a educação; Educação Superior e respostas à Pandemia da COVID-19.

Realizou um estudo de pós-doutoramento (2018-2019) sob supervisão de António Teodoro, Professor da Universidade Lusófona de Lisboa e investigador do CeiED, sobre o tema: Trajetórias da avaliação da pós-graduação em educação no Brasil, Portugal e Espanha: autonomia e diálogo em rede para o século XXI.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Política Educacional Internacional e Comparada
  • Ensino Superior
  • Ensino Médio e formação para o trabalho

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Melo, A. A. S. (2021) O acompanhamento de diplomados e suas vidas profissionais nas Universidades do MERCOSUL. Integración Y Conocimiento, 1, 32-48.
  • Castioni, R., Melo, A. A. S., Nascimento, P. M., & Ramos, D. L. (2021) . Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio On-Line, 30, 1-21. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108.
  • Castioni, R., & Melo, A. A. S.(2020). Universidades do Brasil, da Espanha e da Itália na Pandemia da COVID-19 numa perspectiva comparada. Revista Brasileira de Educação Comparada, 2, 1-16. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/13780.
  • Lopes, R. V. N., & Melo, A. A. S.(2020). Educação Municipal: a institucionalização dos sistemas, seus delineamentos e suas implicações nas políticas educacionais. Humanidades & Inovação, 7, 140-152
  • Duarte, N., Melo, A. A. S.(2020). Educação básica na pandemia: o caso DF. Revista Educação Básica em Foco, 1, 1-5.