

António Teodoro
António Teodoro é Professor Catedrático de Sociologia da Educação e Educação Comparada na Universidade Lusófona de Lisboa, Diretor do Instituto de Educação e coordenador científico do Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CeiED). É licenciado em Educação Física (INEF 1972), mestre e doutor em Ciências da Educação (Universidade NOVA de Lisboa 1989 e 1999). Tem também Agregação em Educação Comparada (Lusofona 2009).
Em 1974, foi um dos jovens oficiais da Marinha que pôs fim às ditaduras que envergonhavam a Europa, permitindo a democratização de Portugal e a independência das suas colónias africanas. Participou também ativamente na democratização do ensino, nomeadamente como Inspetor-Chefe do Ensino Primário no período revolucionário (1974 - 1975).
Foi membro fundador do movimento sindical dos professores (1971-1974), Presidente da Direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa SPGL (SPGL 1979-1989), e Secretário-Geral da Federação Nacional dos Professores, (FENPROF 1983-1994), a maior federação sindical de professores portugueses. A nível internacional, foi membro do Comité Europeu da Confederação Mundial das Organizações da Profissão Docente, CMOPE/WCOTP (1988-1992) e do Comité Europeu da Internacional da Educação (1993-1994).
Teodoro foi membro fundador do Conselho Nacional de Educação de Portugal (1988-1994) e, mais tarde, consultor do Conselho de Ministros para a Educação, Formação, Cultura e Ciência (1995-1999) do Gabinete do então Primeiro-Ministro António Guterres, atual Secretário-Geral da ONU.
Após regressar à vida universitária em exclusividade, doutorou-se com uma tese sobre a Construção Política da Educação nos séculos XIX e XX, e desenvolveu uma intensa atividade académica e científica, tanto na universidade como a nível nacional e internacional. Na Universidade Lusófona, fundou o Instituto de Educação e foi o idealizador e primeiro diretor da Licenciatura em Ciências da Educação (1997), do Mestrado em Ciências da Educação (1998) e do Doutoramento em Educação (2007). Em 1997, fundou o Observatório de Políticas Educativas e Contextos Educativos, a primeira Unidade de I&D antecessora do Centro Interdisciplinar de Investigação em Educação e Desenvolvimento (CeiED).
Teodoro contribuiu para um elevado nível de internacionalização das ciências sociais da educação. É cofundador do Instituto Paulo Freire português (com S. Stoer, L. Lima e L. Cortesão) e um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Educação Comparada. Atualmente, é membro do Comité Executivo do Conselho Mundial das Sociedades de Educação Comparada (WCCES). Antes disso, durante mais de 10 anos, foi membro da Direção e Vice-Presidente para a Europa do Comité de Investigação de Sociologia da Educação da International Sociological Association (ISA).
No que diz respeito às suas atividades de I&D, Teodoro coordenou, a partir de 2007, a Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas Educativas (RIAIPE), primeiro, com o apoio do CYTED (OEI 2007-2010) e, depois, com o financiamento da Comissão Europeia: RIAIPE 3 - Programa-Quadro Inter-Universitário para Políticas de Equidade e Coesão Social no Ensino Superior (Programa Alfa, EuropeAid/129877/C/ACT/Multi) 2010-2013; e, TO INN - Da tradição à inovação nas instituições de formação de professores (573685-EPP-1- 2016-1-ES-EPPKA2) 2016-2019, com a Universidade de Barcelona.
Como investigador, tem uma vasta experiência na liderança e participação em projetos financiados pela FCT:
- 2000-2004, A construção da profissão docente no ensino secundário, 1947-1974. Formações, percursos, identidades (POCTI/CED/32564/2000), Investigador Principal;
- 2004-2006, Educar o Cidadão Global: Globalização, Reforma Educativa e Políticas de Equidade e Inclusão em 12 Países. O caso português (POCI/CED/56992/2004), Investigador Principal;
- 2010-2013, Os professores do ensino público e as suas associações profissionais e laborais: a reconstrução de identidades e discursos (PTDC/CSSOC/ 100589/2008), Investigador;
- 2018-2022, Uma história de sucesso? Portugal e o PISA, 2000-2015 (PTDC/CED-EDG/30084/2017), Investigador Principal.
Teodoro é membro do Conselho Científico do Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Masaryk, República Checa, e avaliador do National Science Centre, da Polónia, do CONICYT, do Chile, e da Agencia I+D+i, da Argentina. É diretor fundador da Revista Lusófona de Educação (a mais internacional das revista de educação publicadas em Portugal) e membro do Conselho Editorial de dezenas de revistas em Portugal, Brasil, EUA (incluindo o American Journal of Educational Research), República Checa e França.
A sua produção científica em inglês, francês, espanhol e português tem um elevado impacto (índice h 30, índice i10 65, 4103 citações), e é publicada pela Routledge, Sense/Brill, Rowmann & Litlefield, ou Springer, e nas editoras mais relevantes da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, México).
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Educação Comparada
- Globalização
- Políticas Educativas e Regulação Transnacional
- Desigualdades e Diferenças na Educação para Todos
- Políticas de Educação Superior e Políticas de Investigação
- Identidades dos Professores e Sindicalismo Docente
- Movimentos Sociais e Mudança Social: Memórias da Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Lopo, T. T., Teodoro, A., & Borges, L. (2024). Why did Portugal enter PISA? Divergent political views, the national agenda and the OECD push. European Education. https://doi.org/10.
1080/10564934.2023.2299940 - Teodoro, A. & Lopo, T. T. (2023) The OECD again: legitimization of a new vocationalism in the educational policies in Portugal (1979–1993), Paedagogica Historica, 59(5), 766-799 https://doi.org/10.
1080/00309230.2021.1941143 - Teodoro, A. (Ed.) (2022). Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistic Alternatives. Routledge. https://doi.org/10.
4324/9781003255215 - Teodoro, A. (2020) Contesting the Global Development of Sustainable and Inclusive Education. Education Reform and the Challenges of Neoliberal Globalization. Routledge.
- Teodoro, A. (2020) The end of isolationism: examining the OECD influence in Portuguese education policies, 1955–1974, Paedagogica Historica, 56:4, 535-547, https://doi.org/10.
1080/00309230.2019.1606022