Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Clara Craveiro

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Clara Craveiro é Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF), no Porto. É Doutora em Estudos da Criança – na especialidade de Metodologia e Supervisão em Educação de Infância, pela Universidade do Minho.

No presente, é Professora de Investigação, Informática e Educação; Seminário interdisciplinar em Educação de Infância; Iniciação à Prática Profissional I; Prática de Ensino Supervisionada; Desenvolvimento Profissional Docente; Conceção e gestão de projetos de formação e melhoria; Trabalho de Projeto. É, também, Supervisora de Prática de Ensino Supervisionada (Estágio).

No âmbito da gestão e coordenação de cursos de graduação (de educadores e professores) tem uma longa experiência. Neste sentido, atualmente, é membro da Comissão Executiva do Mestrado em Educação – área de especialização em Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional. E, além disso, é membro da coordenação da Pós-graduação de Supervisão Pedagógica – regime b-learning.

Tem experiência de participação em órgãos de gestão científica e cultural bem como de planeamento estratégico, através da atividade de membro efetivo do Conselho Científico (2007/08) e Membro do Conselho Técnico Científico da ESEPF (entre 2008/09 e 2021/22).

Desenvolve atividades de extensão à comunidade e de transferência de saber ao exercer a função de Perita externa TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) e consultora de instituições educativas.

Desempenha atividades de internacionalização com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), enquanto formadora, investigadora e colaboradora em projetos.

No que respeita às atividades de I&D é Investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). É Investigadora Colaboradora do Observatório das Políticas de Educação e Formação (OP. Edu) - criação conjunta do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona e do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra. Foi membro do Observatório de Educação da ESEPF e Investigadora do Centro de investigação de Paula Frassinetti (CIPAF). Foi investigadora colaboradora de projeto do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da ESE de Lisboa (CIED).

É membro do Conselho Executivo da Revista científica Saber & Educar (ESEPF – Portugal) e é revisora científica de várias revistas nacionais e internacionais. É ainda autora de obra científica e de intervenção no campo da educação.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Estudos da criança
  • Formação de Educadores de infância e Professores
  • Formação prática de educadores de infância/ Supervisão Pedagógica
  • Pedagogia da infância

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Silva, B., Craveiro, C. (2014). O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância: considerações sobre a sua prática. Revista Zero-a-Seis 16 (29), 33 - 53, 2014. Florianópolis (Brasil) : UFSC.ISSN 1980 - 4512.http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2014n29p33
  • Silva, B., Craveiro, C., & Pinheiro, A. (Org.). (2019). Juntos pela Criança - caderno de orientação pedagógica. Porto: ESEPF. ISBN 978-989-99984-5-2.
  • Silva, B., Craveiro, C., Pinheiro, A. & Medeiros, P. (Org.). (2022). Training Perspectives and Experiences in Early Childhood Education. ESEPF. ISBN 978-989-53380-4-7
  • Craveiro, C. (2018). Formação inicial de educadores de infância: realidade e identidade profissional em análise. In A. Teodoro (Ed.), O Outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017), (pp. 214-229). Lisboa: Edições Universitárias. I SBN: 978-989-757-086-5
  • Craveiro, C., Silva, B, Friães, R., Lino, D.& Parente, C. (2018). The role of practicum for early childhood teacher education: the perspectives of student teachers. In the 11th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Proceedings of ICERI 2018 (pp. 3352-3360). Seville, Spain. doi 10.21125/iceri.2018.1746