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José Viegas Brás

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José Gregório Viegas Brás é doutorado em História da Educação (2006) pela Universidade de Lisboa (orientador: António Sampaio da Nóvoa). Realizou dois pós-doutoramentos: História da Educação (2013-2014) em Salamanca - Espanha (orientador: José Hernández Díaz); Sócio História (2014-2017) em Lyon 2-França (orientador: André Robert).

É investigador integrado no CeiED - Universidade Lusófona, membro da Comissão de Ética no Centro e Coordenador do Grupo de Investigação Memória, Cidadania e Sociomuseologia.  Coeditor da Revista Lusófona de Educação.

José Brás é também Diretor da Comissão de Ética da Faculdade de Educação Física. Professor de História da Educação Física e Desporto; Análise Sócio Histórica da Educação, Filosofia da Educação, Ética e Deontologia Profissional.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • História e Filosofia do Corpo
  • História do Currículo
  • Ética Docente
  • Profissão docente
  • Histórias de Vida

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. (2023). Body, Sociability and the Construction of the Polis in Spinoza: Consequences for Education. International Journal of Multidisciplinary Research and Analysis, 6(4), 1600-1608. https://doi.org/10.47191/ijmra/v6-i4-32
  • Brás, J. V. (2021). For an epistemic decolonisation of education from the ubuntu philosophy. Pedagogy, Culture & Society, 32(1), 61–76. https://doi.org/10.1080/14681366.2021.2011386
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M.N. (2021). Co-creative epiphany of citizenship and health in the 1820 Liberal Revolution in Portugal. Paedagogica Historica, 56(5) 723–742. https://doi.org/10.1080/00309230.2021.1965631
  • Brás, J. V., Gonçalves, M. N., & Robert, A. (2018). The Jesuits in Portugal: the Communion of Science and Religion. Social and Education History, 7(1), 1–25. https://doi.org/10.17583/hse.2018.2910
  • Brás J. V, & Gonçalves, M. N. (2013). Independent teaching work to cooperative teaching: a new paradigm introduced in the Portuguese Educational System (1894-1895). Paedagogica Historica, 49(3), 330–344. https://doi.org/10.1080/00309230.2012.744062