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Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)

2. Memória, Cidadania e Sociomuseologia

Esta ReLeCo integra as áreas do património, história da educação e museologia social numa perspetiva freiriana e sociomuseológica, enquanto prática dialógica de base comunitária e de intervenção social assente na partilha de saberes. Procura compreender como diferentes manifestações da atividade humana se cruzam, reconhecendo as suas raízes comuns, visando a compreensão e superação dos desafios societais contemporâneos na articulação da relação entre a cultura, a educação e a memória. A cultura como unidade psicológica e emocional, situa-nos dentro de um sistema de valores de um povo que servem como guias potenciais de ação. A educação como processo complexo de transmissão da cultura, formação e valorização da condição humana. Memória como forma de capitalizar e problematizar o conhecimento da complexidade dos processos que fizeram o homem ser homem.

Esta ReLeCo, em parceria orgânica com a Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”, articula a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, nomeadamente, educação de qualidade (4), igualdade de género ( 5) e redução das desigualdades (10), e conjuga uma área mais reflexiva com outra mais interventiva, processo este que traduz diferentes formas de contribuir para o esclarecimento, reconhecimento e promoção dos Direitos Humanos. Dedicada a estes pressupostos, esta ReLeCo estabeleceu 5 áreas principais que se refletem no desenrolar das suas orientações de investigação e intervenção social:

  1. Memórias contemporâneas, educação das margens, ditadura e democracia;
  2. Interpretar no lugar da memória o conhecimento problematizador que possibilite a promoção da consciência crítica do fazer humano.
  3. Discutir a relação entre cultura, educação e memória de forma multidisciplinar e interdisciplinar.
  4. Processos pós-coloniais em Portugal: nascidos e migrantes, problemáticas afrodescendentes;
  5. Sociomuseologia, Museologia e Interseccionalidade: raça, género e classe

Coordenação

Outros Investigadores

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