Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)
2. Memória, Cidadania e Sociomuseologia
Esta ReLeCo integra as áreas do património, história da educação e museologia social numa perspetiva freiriana e sociomuseológica, enquanto prática dialógica de base comunitária e de intervenção social assente na partilha de saberes. Procura compreender como diferentes manifestações da atividade humana se cruzam, reconhecendo as suas raízes comuns, visando a compreensão e superação dos desafios societais contemporâneos na articulação da relação entre a cultura, a educação e a memória. A cultura como unidade psicológica e emocional, situa-nos dentro de um sistema de valores de um povo que servem como guias potenciais de ação. A educação como processo complexo de transmissão da cultura, formação e valorização da condição humana. Memória como forma de capitalizar e problematizar o conhecimento da complexidade dos processos que fizeram o homem ser homem.
Esta ReLeCo, em parceria orgânica com a Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”, articula a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, nomeadamente, educação de qualidade (4), igualdade de género ( 5) e redução das desigualdades (10), e conjuga uma área mais reflexiva com outra mais interventiva, processo este que traduz diferentes formas de contribuir para o esclarecimento, reconhecimento e promoção dos Direitos Humanos. Dedicada a estes pressupostos, esta ReLeCo estabeleceu 5 áreas principais que se refletem no desenrolar das suas orientações de investigação e intervenção social:
- Memórias contemporâneas, educação das margens, ditadura e democracia;
- Interpretar no lugar da memória o conhecimento problematizador que possibilite a promoção da consciência crítica do fazer humano.
- Discutir a relação entre cultura, educação e memória de forma multidisciplinar e interdisciplinar.
- Processos pós-coloniais em Portugal: nascidos e migrantes, problemáticas afrodescendentes;
- Sociomuseologia, Museologia e Interseccionalidade: raça, género e classe
Coordenação
Outros Investigadores
- Adel Igor Pausini
- Ernesto Candeias Martins
- Judite Primo
- Marcelo Murta
- Maria Neves Gonçalves
- Mário Moutinho
- Marta Maria Jecu
- Maria Cristina Bruno (MAE-USP)
- Giuzy Pappalardo (Universidade de Catânia)
- Guido Fakler (Wurzburg University
- Manuel Antunes (UL)
- Manuelina Duarte (Université de Liége-)
- Marcelo Nascimento Cunha (UFBA)
- Maria Célia Santos (UFBA)
- Maria das Graças Teixeira (UFBA)
- Mário Chagas (Museu da República/ UNIRIO)
- Maristela Simão (UL)
- Vânia Brayner (UL)
Investigadores em Formação
- Angelo Bilessimo (PhD)
- Carla Grião (PhD)
- Claúdia Pola (PhD)
- Desirée Nobre Salasar (PhD)
- Gabriela Coronado-Téllez (PhD)
- Geanine Escobar (PhD)
- Heloisa Vivanco (Master)
- Henrique Godoy (PhD)
- Júlio Chaves (PhD)
- Mabel Cavalcanti (PhD)
- Nathália Pamio Luiz (PhD)
- Robson Martins (PhD)