Orlanda Tavares
Orlanda Tavares é investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) na Universidade do Minho, Instituto de Educação, e investigadora integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona - Lisboa (CeiED). Completou o seu doutoramento em Ciências da Educação na Universidade do Porto, Portugal, em 2011. Os seus interesses de investigação abrangem um amplo espectro de tópicos relacionados com a educação, tais como equidade social, mobilidade estudantil internacional, políticas de acesso e empregabilidade.
Atualmente, é Investigadora Principal do projeto de investigação sobre o impacto da COVID-19 nas políticas de acesso ao ensino superior em Portugal, financiado pelo Edulog, Fundação Belmiro de Azevedo. Além disso, é membro ativo da Rede sobre Mobilidade Estudantil Internacional (Ação COST CA20115), co-liderando o WG3 COVID-19 Systematic Review sobre a integração de estudantes internacionais e participando no WG2 General Systematic Review sobre desigualdades sociais no acesso a e durante a mobilidade estudantil internacional, bem como na Rede sobre "Nacionalismos crescentes, geopolítica em mudança e o futuro da abertura da educação superior/pesquisa europeia (OPEN), CA22121. Também fez parte da equipa de investigação encarregada de avaliar o programa Erasmus+ 2014-2020 em Portugal, pela Agência Nacional Erasmus+. Atualmente, é membro do conselho editorial do European Journal of Higher Education e da Perspectives: policy and practice in higher education.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Políticas de ensino superior
- Equidade
- Endogamia académica
- Internacionalização
- Empregabilidade
- Garantia da qualidade.
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Tavares, O., Antunes, M. J., Sá, C. Canelas, R. (2024). The road less travelled: exploring the reluctance of vocational students towards higher education in Portugal. European Journal of Education.
- Tavares, O., Sin, C., Sá, C., Pereira, F., & Amaral, A. (2023). Graduate employment: Does the type of higher education institution matter? Bulletin of Economic Research, 71(4), 1140-1156. https://doi.org/10.1111/boer.12400
- Sin, C., Tavares, O., & Aguiar, J. (2023). COVID-19: Threat or Opportunity for the Portuguese Higher Education's Attractiveness for International Students? Journal of Studies in International Education, 27(1), 21-38. https://doi.org/10.1177/10283153221121396
- Tavares, O. Sá, C. Sin, C. and Amaral, A. (Eds.) (2022) Equity Policies in Global Higher Education: Reducing Inequality and Increasing Participation and Attainment. Springer/Palgrave MacMillan. https://www.springer.com/gp/book/9783030696900#aboutAuthors
- Bertolin, J., Tavares, O., & Sin, C. (2022). Towards a democratic and fair society: Civic competences of Brazilian graduates. Education, Citizenship and Social Justice. https://doi.org/10.1177/17461979221131148