Skip to main content

Angela Valéria de Amorim

Angela Valéria Amorim tem um Mestrado em Ciências da Educação e é atualmente doutoranda em Educação com o projeto financiado pela FCT “Evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio: curso técnico em segurança do trabalho do Instituto Federal de Pernambuco” (2023.04574.BD).

Orientadora: Carla Galego

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Saúde e Educação Profissinal

Resumo

O presente estudo tem por objetivo conhecer as motivações da evasão escolar na Educação Profissionalizante dos cursos Técnicas em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Pernambuco, durante o período. Historicamente, no Brasil a evasão escolar é um assunto debatido em congressos e seminários pedagógicos, e ainda as razões são complexas. A evasão escolar é conceituada quando o aluno deixa de frequentar a instituição de ensino ou abandona a escola (Riffel & Malacarne, 2010). Ao pesquisar a temática em discussão foi observado na revisão bibliográfica que ainda são muito escassos os estudos sobre a evasão escolar nos cursos profissionalizantes. No entanto, encontraram-se estudos que possibilitaram a educação e as políticas educacionais do ensino técnico, mas a maior abrangência se deu por estudos da evasão escolar no ensino básico e superior. A investigação teórica para as reflexões desta pesquisa foram por autores como: Berger (2004); Bertão (1998); Bourdieu (1984); Freire (1987); Gadotti (2002); Souza (2011), Masetto; Monteiro (2011), Dore; Lüscher (2011), Riffel e Malacarne (2010) documentos oficiais do IFPE e a Plataforma Nilo Peçanha, dentre outros, para ara contextualizar e problemática da evasão escolar.

O design metodológico será ancorado na abordagem quantitativa. Recorrendo à técnica de triangulação, a coleta dados quantitativos que serão obtidos no Campus e na Plataforma Nilo Peçanha e por questionário e entrevistas semiestruturadas à Direção de Ensino e dos Coordenadores e docente conselheiro dos cursos de Técnico de Segurança do Trabalho e os estudantes evadidos nos cinco campi de duas regiões distintas Metropolitanas do Recife e Mesorregiões do Agreste – do Estado de Pernambuco, Brasil, entre 2017 e 2020. No final desta pesquisa espera-se contribuir com a sociedade, ensino e aprendizagem e que possam surgir futuros trabalhos com essa temática.