Skip to main content

Beverly Nunes

Beverly Nunes tem um Mestrado em Educação Especial e é atualmente doutoranda em Educação com o projeto “Perfil Funcional na Inclusão Educacional: Tradução, Adaptação Transcultural e Validação de um Instrumento de Avaliação”.

Orientadoras: Luzia Lima-Rodrigues

Co-orientadores: Margarida Belchior, David Rodrigues

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Educação Especial e Inclusiva

Resumo

Para a efetivação da inclusão educacional faz-se necessário o atendimento das necessidades individuais dos alunos. Assim, o trabalho harmônico da equipe multi e interdisciplinar é fundamental no tocante à avaliação do aluno e a tomada de decisões, tanto individuais quanto institucionais. Portanto, todos os envolvidos precisam buscar os mesmos objetivos, fundamentados em uma mesma abordagem, utilizando uma mesma linguagem. Como a avaliação do perfil funcional de alunos com necessidades educativas especiais, feita pela equipe multidisciplinar, pode contribuir diretamente na tomada de decisão e direcionamentos institucionais e individuais, numa perspetiva inclusiva? Esta investigação objetiva traduzir, fazer a adaptação transcultural e validação de um instrumento de avaliação do perfil funcional dos alunos com NEE para a promoção da inclusão. Trata-se de um estudo metodológico com seus eixos teórico, experimental e analítico, com abordagens quantitativas e qualitativas.