Skip to main content

Cláudia Maria dos Santos Gigante

Cláudia Maria dos Santos Gigante tem um Mestrado em Educação e é atualmente doutoranda em Educação com o projeto: “A Formação do Professor de Artes Visuais e a perceção da adequação da formação inicial à atividade profissional no pós-25 de Abril de 1974”. É membro da ReLeCo Políticas Públicas e Governação em Educação.

Orientadora: Maria Constança Vasconcelos

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Ciências da Educação
  • Educação em Geral
  • Educação Artística
  • Formação de Professores
  • Carreiras Académicas
  • Políticas Curriculares

Resumo

Este projeto constitui uma análise sobre a formação de professores de Artes Visuais depois do 25 de Abril de 1974 e caracteriza-se por uma investigação qualitativa com recolha de informação sobre a perceção dos professores. O objetivo geral consiste em desvelar se a formação inicial foi adequada à inserção profissional.

As perguntas de investigação são: Quais os modelos de formação de professores de Artes Visuais usados depois do 25 de Abril? Será que esses modelos foram sendo adaptados às necessidades e exigências profissionais?

Os grupos que serão alvo dos inquéritos e entrevistas separam-se consoante o modelo de formação. Este trabalho subdivide-se em: a história da educação e das Artes Visuais; principais modelos de formação; estudo do perfil de professores de cada grupo de cada modelo; conclusões da análise das percepções dos entrevistados. Os resultados esperados são os pontos fortes e fracos desta formação com vista a formulação de sugestões possíveis.