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Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)

1. Políticas Públicas e Governação em Educação

A A ReLeCo Políticas Públicas e Governação em Educação [PPGE] tem por objeto e objetivo o estudo das políticas públicas em educação e ensino, incluindo as de inclusão social e educativa, na sua perspetiva mais abrangente, nos vários sistemas de educação e ensino (da intervenção precoce ao ensino superior e ao longo da vida). Pretende-se investigar a sua transformação, os impactos ou efeitos nas instituições/organizações educativas e seus atores, bem como as problemáticas sociais, económicas e políticas associadas. Por inerência, abarca a análise dos sistemas, modelos e instituições educativas; dos modelos e processos de governação, gestão e organização dos sistemas e instituições/organizações educativas; e da avaliação e garantia da qualidade.

A ReLeCo PPGE estrutura-se em torno de três principais níveis ou eixos de análise:

  • Macro: das políticas e reformas educativas;
  • Meso: das organizações/instituições educativas e dinâmicas intra, inter e extrainstitucionais;
  • Micro: dos atores das organizações/instituições educativas.

Neste contexto, a ReLeCo PPGE  dá primazia a uma abordagem teórico-conceptual e metodológica transversal e multidisciplinar, com ênfase na educação comparada, sustentada na apreciação crítico-reflexiva de semelhanças/afinidades, complementaridades e diferenças/distanciamentos no campo educativo e das inter-relações da educação e da sociedade.

Equipa de Coordenação

Outros investigadores

Investigadores em Formação