Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Isaac Saquengue Bonga

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Isaac Saquengue Bonga tem um Mestrado em Ciências da Educação, no ramo de Especialização em Políticas Públicas e Contexto Educativos, e é atualmente doutorando em Educação com o projeto: “O papel da Rádio no Processo de Ensino e Aprendizagem: Crianças em idade escolar nas zonas rurais de Angola”. Pertence à ReLeCo Políticas Públicas e Governação em Educação.

Orientadora: Dulce Franco

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Ciências da Educação
  • Comunicação
  • Tecnologias de Informação

Resumo

A Rádio é o meio de comunicação dominante em Angola, com maior alcance em relação à televisão, jornais e outros media. A rádio tem provado ser uma ferramenta de desenvolvimento humano, social e económico; de divulgação e acesso à informação, particularmente para as comunidades rurais.

A Rádio “tem a missão crucial de tornar publicamente disponível, a informação necessária a uma plena avaliação cidadã dos contornos das realidades económicas, sociais, culturais e políticas e das atuações que a configuram” (Barreiros, 2010, p 23). O interesse em estudar este tema surgiu com objetivo de mostrar até que ponto a Rádio pode contribuir para o desenvolvimento da Educação nas zonas rurais de Angola (socialmente, culturalmente, politicamente e economicamente).

Falar da comunicação no contexto africano é, falar da rádio, sobretudo comunitária e as línguas que utilizam para que as suas mensagens atinjam a população. Os dialetos locais, no caso concreto de Angola e no contexto africano, constituem um instrumento determinante na comunicação utilizado pela rádio e têm desempenhado uma função importante na informação e formação das comunidades.