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Isabel Maria de Melo da Silva

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Isabel Maria de Melo da Silva tem um Mestrado em Educação Pré-Escolar e é atualmente doutoranda em Educação com o projeto: “O Contributo da Educação Ambiental no 4.º Ano do Ensino Básico: Análise das Relações entre os Saberes dos Alunos do Meio Urbano com o do Meio Rural.”É membro da ReLeCo Estudos Socioartísticos para a Decolonialidade e a Sustentabilidade.

Orientadora: Inês Vieira

Co-orientador: Vitor Duarte Teodoro

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Educação Ambiental
  • Cidadania

Resumo

O presente estudo tem como objetivo a elaboração de um relatório de investigação prova de qualificação para o curso de Doutoramento em Educação, na Universidade Lusófona de Lisboa.

No decorrer da minha atividade profissional verifico que os alunos estão pouco capacitados e estimulados para compreenderem que alguns dos seus atos diários influenciam a praticas menos boas em prol do ambiente, observando algumas diferenças de comportamentos e atitudes entre os que residem no meio urbano e no meio rural. Neste sentido, pretendo questionar: os alunos que residem no meio urbano e rural têm as mesmas competências sobre aspetos ambientais?

A escola como agente educativo é fundamental no desenvolvimento da “Consciência Ecológica”, é nesta fase que os alunos constroem as suas bases, para que no futuro alterem diversos comportamentos e políticas ambientais, atualmente em vigor. Segundo o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, “a Escola não se pode limitar a ser um mero espaço de transmissão de saberes académicos”, sendo fundamental que “se preocupe com a formação dos jovens enquanto cidadãos de pleno direito, preparando-os para o exercício de uma cidadania ativa, responsável e esclarecida face às problemáticas da sociedade civil” (DGE, 2018, p.5).

Os participantes deste estudo de investigação serão alunos do 4.º ano, com idades compreendidas entre os nove e dez anos, será desenvolvido em seis escolas, duas situadas no meio urbano e as restantes quatro situadas no meio rural, pertencentes aos quatro agrupamentos existentes no concelho de Torres Vedras.

O campo empírico, será enquadrado numa investigação de natureza qualitativa, centrado em vários instrumentos de recolha de dados, como, a observação participante, produções e registos gráficos produzidos pelos alunos e investigador, as perceções dos alunos acerca dos problemas ambientais, entrevistas aos alunos, professores, coordenadores e diretores dos diferentes agrupamentos.