Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)
3. Estudos Socioartísticos para a Decolonialidade e a Sustentabilidade
A ReLeCo estuda fundamentos ontológicos e epistemológicos à luz dos referenciais decolonial e de educação para a sustentabilidade, procurando seguir perspetivas descentradas e interseccionais que visam perturbar as lógicas redutoras e excludentes da diversidade de sentir, pensar e fazer.
Numa abordagem inter- e multidisciplinar, que integra a arte e a museologia nas suas dimensões social e comunitária, a educação, a cidadania global e a sustentabilidade, a ReLeCo segue uma orientação pedagógica para a formação ampla do ser humano, impulsionadora da construção de sociedades não violentas, ecologicamente sustentáveis, justas e participativas. Apresenta-se, assim, com o propósito de contribuir com novas narrativas formuladas por conceitos de possibilidade que apreendam as temporalidades, as espacialidades e identidades silenciadas, geradoras de projetos-ação socialmente comprometidos e com novas práticas educativas.
Dedicada a estes pressupostos, a ReLeCo estabeleceu cinco pontos principais que refletem o desenrolar das suas orientações de investigação:
- Estudos socioartísticos para um conhecimento-ação decolonial
- Educação decolonial para a sustentabilidade
- Contextos e dinâmicas artísticas para a sustentabilidade
- Pedagogias críticas e criativas para um presente-outro
- O corpo artístico como agente de transformação e emancipação
Coordenação
Outros Investigadores
- Maria Constança Vasconcelos
- Inês Marques
- Inês Vieira
- Isabela Vieira Bertho
- Judite Primo
- Margarida Belchior
- Maria Clara Leal
- Maria Soledad Socas
- Sandrine Simon
Investigadores em Formação
- Ana Cristina Guerreiro Rainha (PhD)
- Arantxa Ciafrino (PhD)
- Heloisa Vivanco (Master)
- Henrique Godoy (PhD)
- Isabela Guedes (Master)
- Isabel Maria de Melo da Silva (PhD)
- Karla Barroso de Siqueira(Master)
- Mariana Morgenroth (Master)
Convidados
Oluwatoyin Sogbesan (Nigeria, Lagos)