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Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)

3. Estudos Socioartísticos para a Decolonialidade e a Sustentabilidade

A ReLeCo estuda fundamentos ontológicos e epistemológicos à luz dos referenciais decolonial e de educação para a sustentabilidade, procurando seguir perspetivas descentradas e interseccionais que visam perturbar as lógicas redutoras e excludentes da diversidade de sentir, pensar e fazer.

Numa abordagem inter- e multidisciplinar, que integra a arte e a museologia nas suas dimensões social e comunitária, a educação, a cidadania global e a sustentabilidade, a ReLeCo segue uma orientação pedagógica para a formação ampla do ser humano, impulsionadora da construção de sociedades não violentas, ecologicamente sustentáveis, justas e participativas. Apresenta-se, assim, com o propósito de contribuir com novas narrativas formuladas por conceitos de possibilidade que apreendam as temporalidades, as espacialidades e identidades silenciadas, geradoras de projetos-ação socialmente comprometidos e com novas práticas educativas.

Dedicada a estes pressupostos, a ReLeCo estabeleceu cinco pontos principais que refletem o desenrolar das suas orientações de investigação:

  1. Estudos socioartísticos para um conhecimento-ação decolonial
  2. Educação decolonial para a sustentabilidade
  3. Contextos e dinâmicas artísticas para a sustentabilidade
  4. Pedagogias críticas e criativas para um presente-outro
  5. O corpo artístico como agente de transformação e emancipação

Coordenação

Outros Investigadores

Investigadores em Formação

Convidados

Oluwatoyin Sogbesan (Nigeria, Lagos)