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Marcelle Brandão

Doutoranda em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT), Lisboa – Portugal. Mestre em Engenharia de Produção com pesquisa e trabalho publicado sobre engajamento de stakeholders para desenvolvimento de estratégias ambientais (UFRN), Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (UFRN) com ênfase no desenvolvimento da cultura organizacional e Bacharel em Administração (UnP). Com 20 anos de experiência profissional, coordenou equipes na implantação de projetos estratégicos em instituições públicas e empresas privadas de diferentes segmentos. Pesquisadora da área interdisciplinar com foco em Educação, Comportamento Organizacional, Inovação e Gestão de Negócios. É também consultora com habilidade em condução de grupos para construções participativas e implantação de projetos de modernização organizacional. Leciona para turmas de graduação e pós-graduação em universidades públicas e privadas. Atualmente, faz parte do núcleo de educação à distância da Universidade Santa Úrsula e é Professora na Graduação e Mestrado Profissional Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído – MPGTCAQ da Instituição.

Marcelle Brandão tem um Mestrado em Engenharia de Produção e é atualmente doutoranda em Educação com o projeto: “Profissionalização da gestão educacional e valorização da profissão acadêmica: Análise da percepção dos docentes no Brasil.”. Pertence à ReLeCo Políticas Públicas e Governação em Educação

Orientadora: Carla Galego 

Co-orientador: Artur Parreira

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Interdisciplinar, Educação e Administração
  • Educação remota, inclusão tecnológica, ética e sustentabilidade

Resumo

Discutimos a complexidade das políticas educacionais em relação às políticas organizacionais no campo do ensino superior no Brasil. Destacamos a importância de compreender como as políticas e práticas de gestão nas instituições de ensino superior afetam a percepção dos professores e os seus comportamentos e competências. O estudo tem como objetivo analisar o impacto das políticas de gestão nas instituições de ensino superior e o papel da governança estatal na questão.

No âmbito das políticas organizacionais em institutos de ensino superior, investigamos o que está na ordem da profissionalização da gestão educacional, que são nomeadas como políticas e práticas de gestão (PPG). Observamos o quanto essas políticas e práticas afetam o dia a dia do trabalho acadêmico na percepção dos professores, comparando IES públicas e privadas. 

Nesse sentido, os objetivos são investigar políticas de gestão, comumente adotadas em IES no Brasil e comparar a percepção dos professores entre organizações públicas e privadas. 

Além disso, foram elaboradas hipóteses específicas sobre as relações entre as políticas de gestão e as percepções de comportamentos de cidadania e competências dos professores, as quais foram analisadas através de modelos conceituais e estatísticos estruturados para testar essas relações.

A metodologia aplicada é quantitativa, usando estatística descritiva e modelagem de equação estrutural. Objetivo é compreender e analisar a percepção dos professores quanto ao impacto das políticas e práticas de gestão (PPG) nas competências (CPA) e comportamentos de cidadania dos professores (CCO).

A metodologia é classificada como exploratória e descritiva, sendo adequada para adquirir uma compreensão mais ampla do tema e descrever características ou estabelecer relações entre variáveis e relações. A pesquisa é aplicada e de campo, utilizando análise quantitativa com interpretação qualitativa dos dados, baseada numa extensa revisão da literatura para construir uma base teórica capaz de definir as hipóteses de estudo.

A revisão teórica foi extensa, com uma busca sistemática em várias bases de dados, empregando termos chave específicos e filtros para garantir a relevância e a qualidade das fontes selecionadas.

O estudo empregou um questionário online como instrumento de coleta de dados, abordando aspectos variados das percepções dos professores sobre PPG e a relação com CCO e CPA. A amostra foi estrategicamente selecionada para representar diversas variáveis, e a análise foi realizada de maneira a maximizar a validade e a confiabilidade das respostas obtidas. Um aspecto importante destacado é o uso de um glossário desenvolvido a partir da revisão teórica, que serve tanto para esclarecer os termos utilizados quanto para garantir a consistência na interpretação dos resultados. A metodologia permitiu uma abordagem rigorosa para investigar um fenômeno complexo dentro da educação superior, proporcionando informações relevantes sobre como as políticas e práticas de gestão impactam o comportamento dos professores no contexto brasileiro.

Atualmente, o estudo caminha para a conclusão e os resultados serão apresentados ao júri e posteriormente disponibilizados em momento oportuno. Esperamos poder contribuir com avanços teóricos e metodológicos para investigações interdisciplinares que envolvam o campo da educação superior.