Skip to main content

Maria Adelina Manuel

Maria Adelina Manuel tem um Mestrado na área de Gestão e Administração de Escolas e é atualmente doutoranda em Educação com o projeto: “Necessidades e tipos de formação contínua para a inclusão de professores do ensino básico”. É membro da ReLeCo Políticas Públicas e Governação em Educação.

Orientadora: Luzia Lima-Rodrigues.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Inclusão
  • Equidade
  • Políticas Públicas de Educação
  • Gestão e Administração Escolar
  • Autonomia e Flexibilidade Curricular

Resumo

A investigação surge no âmbito do Doutoramento em Educação e do interesse profissional e pessoal pela formação de professores para a inclusão, bem como da caracterização das necessidades de formação dos professores relativamente à formação disponibilizada, à formação realizada e à formação de que efetivamente necessitam. O Review of Inclusive Education in Portugal OCDE-2022, destaca que os professores de carreira participam em 50 horas de formação por ciclo avaliativo e que há oportunidades para desenvolver e melhorar o trabalho dos professores, mas não está claro se faz diferença na forma de pensar e na sua prática nas áreas da diversidade, equidade e inclusão. O Relatório de Atividades/2019 do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores refere que a publicação dos Decretos-Lei 54 e 55/2018 levou a um acréscimo substancial de ações de formação para promover a escola inclusiva. Perante o refletido, surgem inquietações, embora tenha existido um acréscimo de formação em 2019 para os professores conseguirem responder aos novos desafios da legislação implementada em 2018. O relatório da OCDE-2022 refere que Portugal precisa desenvolver a formação profissional contínua centrada na diversidade e inclusão cultural. Assim surge a questão: Quais são as necessidades e tipos de formação contínua dos professores do ensino básico na área da inclusão? Para responder à questão pretendemos estabelecer um conjunto de princípios através da caracterização das necessidades de formação dos professores e das suas experiências profissionais e de formação. A investigação apresenta uma metodologia qualitativa, as técnicas e instrumentos de recolha de dados são o inquérito por questionário, grupos focais e análise documental e a técnica de análise de dados é a análise de conteúdo. Os sujeitos serão professores dos três ciclos do ensino básico selecionados de Agrupamentos de Escolas das cinco Direções de Serviços Regionais do Ministério da Educação.