Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Maria José Broeiro Gonçalves

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Maria José Broeiro Gonçalves tem um Mestrado em Educação - Administração e Organização Educacional e é atualmente doutoranda em Educação com o projeto: “Estádio de Desenvolvimento da Liderança de Sistemas e Sucesso Educativo nas Escolas Portuguesas”

Orientadora: Ana Paula Silva

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

Educação: liderança escolar, sucesso educativo, promoção da disciplina, redução do abandono escolar, parcerias estratégicas, projetos escolares e europeus, envolvimento dos alunos na escola e avaliação externa de escolas.

Ensino: educação física, desporto escolar, educação para a saúde, interdisciplinaridade e relação intergeracional.

Liderança de Sistemas; Liderança Escolar; Sucesso Educativo; Parcerias Estratégicas; Avaliação Externa de Escolas; Paradigma da Complexidade

Resumo

A educação é um dos principais motores do desenvolvimento social e económico das sociedades, e a escola é a responsável pela preparação dos seus alunos, como futuros cidadãos dessas sociedades. Contudo, a escola é uma organização e uma entidade social complexa, onde se inter-relacionam várias estruturas e múltiplos intervenientes: alunos, professores, assistentes operacionais e técnicos, pais e encarregados de educação, e a comunidade em geral, onde todos contribuem para uma mesma finalidade, que é o sucesso escolar dos seus alunos.

As escolas, como organizações complexas que são, têm que conseguir envolver todos em prol do sucesso escolar que pretendem, numa abordagem sistémica aberta. Os seus líderes têm um papel fundamental para a melhoria dessa organização complexa, onde um líder que aposte na qualidade dos professores, que defina as suas metas e responsabilidades, que gira de forma estratégica os seus recursos e que desenvolva uma ampla colaboração com parceiros externos à escola, será um líder de sistemas. Nesta complexidade, o foco está na totalidade, nas redes, na conexão e na reunificação das partes, tal como nos diz Edgar Morin, o universo é um cocktail de ordem, desordem e organização.

Considerando a importância da liderança escolar no sucesso escolar dos seus alunos, a complexidade do funcionamento de uma escola, e a importância de uma liderança de sistemas no envolvimento de todos para esse sucesso educativo, definimos as questões de partida que estão a orientar o nosso trabalho de investigação:

Qual o grau de desenvolvimento da liderança de sistemas no sistema de ensino público português? E as subquestões: Como a liderança escolar pode contribuir para o sucesso educativo? De que forma as parcerias estratégicas podem apoiar a liderança escolar, no desenvolvimento da sua organização escolar?

Para responder a estas questões realizou-se um primeiro estudo empírico, como estudo exploratório, que foi um estudo de caso único, numa investigação-ação com recurso a uma metodologia mista, qualitativa (análise documental) e quantitativa (tratamento estatístico descritivo dos dados recolhidos). Com este estudo de caso pretendeu-se conhecer o papel da liderança de topo de um agrupamento de escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo, tendo em consideração o sucesso educativo alcançado com o envolvimento de todos. Após a análise do trabalho desenvolvido pela diretora/investigadora deste agrupamento de escolas, chegou-se à conclusão de que a sua liderança foi uma liderança de sistemas. Este tipo de liderança irá ser analisada nos dois estudos empíricos que constam do design desta investigação. Um estudo de casos múltiplos e um outro estudo extensivo, que certamente darão resposta às nossas questões de partida, alcançar aos nossos objetivos e confirmar ou refutar as nossas hipóteses.

Palavras-chave: Liderança de Sistemas; Liderança Escolar; Sucesso Educativo; Parcerias Estratégicas; Paradigma da Complexidade.