Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mary Joice Paranaguá Rios Rodrigues

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1990), Especialização em Metodologia do Ensino de Terceiro Grau pela Universidade Estadual do Maranhão (1988) e Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Sou professora da Universidade Estadual do Maranhão, ministro aulas de Língua Portuguesa, Literatura, Práticas e Estágios Curriculares. Diretora dos Cursos de Letras/CECEN e Diretora do Curso de Letras do Programa de Formação de Professores – ENSINAR.

Prestei serviços pedagógicos no Programa Ensinar de Formação de Professores, no Processo Seletivo Simplificado vestibular EAD , no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior-PAES 2017 , 2018,2019. Desenvolvi o projeto/subprojeto UEMA/CAPES- Língua Portuguesa na modalidade de Docente Orientador da Universidade Estadual do Maranhão, vinculado ao Programa Residência Pedagógica de agosto de 2018 a janeiro de2020. Desenvolvi os projetos de extensão: A Argumentação na Produção de Textos Dissertativos (2015-2016); A abordagem da língua inglesa na Perspetiva de Produção Textual e Leitura (2018-2019). Atualmente sou Coordenadora do Projeto Escola de Aplicação C.E Paulo VI / UEMA, Membro do Conselho Estadual de Educação do Maranhão para Implementação do Novo Ensino Médio no Estado do Maranhão

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Formação de Professores
  • Linguagem, Literatura e Educação

Projeto individual de doutoramento

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LÍNGUA PORTUGUESA: estudo de caso do Programa Ensinar no Maranhão

Resumo

Baseado no estudo de caso do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão, esta pesquisa irá examinar a presença de mecanismos ideológicos que permeiam o discurso docente sobre o revés escolar da formação de profissionais de Letras em língua portuguesa, procurando as estratégias referenciadas pelos docentes que as ressalve das responsabilidades que possam ser atribuídas a eles a partir de vivências em sala de aula. Apoiado na conexão existente entre a valorização da formação inicial; os processo de seleção desempenhado pelo sistema da universidade, tendo como principais referenciais teóricos os autores Pierre Bourdieu & Jean Claude Passeron e Christian Baudelot & Roger Establet, os quais fazem uma crítica social ao sistema de ensino; pretende-se verificar se o docente é o agente social que contribui para o revés escolar; se está conscientizado que as metodologias utilizadas são eficazes para o aprendizado; ou se as mesmas dificultam o processo.

Publicações Selecionadas Selected Publications

Livros

  • Santana, F. J. S. (Org.); Rios, M. J. P. (Org.); Queiroz, N. (Org.). (2018). Ágora Coletânea de Poemas,Crônicas e Contos. (1ª ed.). São Luís: UEMA, v. 100. 220p.

Capítulos de livro

  • Queiroz, N.; Bezerra, I.; Rios, M. J. P. (2017). O Uso das Tecnologias Como Proposta De Incentivo à Leitura e Escrita: uma experiência com os alunos do 6ºao 9º ano da escola municipal Armando Bacelar Couto em Brejo-MA. In: II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (p. 01-1.108). São Luís: EDUFMA.

Comunicações em eventos nacionais

  • Rios, M. J. P.; Queiroz, N.; Gonçalves, G. S.. (2019). O uso de Mapas Conceituais para aprendizagem de conceitos da secção introdução do Género monografia. [Apresentação de Trabalho/Simpósio]. I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, São Luís.
  • Queiroz, N.; Rios, M. J. P.; Bezerra, I.. (2018). Currículo e Arte: Uma Proposta interdisciplinar para o Ensino de Língua Portuguesa. [Apresentação de Trabalho/Comunicação]. II Encontro Internacional de Currículo da Educação Básica: A intencionalidade, as perspetivas e a reflexividade na prática docente, São Luís.

Outras publicações

  • Rios, M. J. P.. (2018). Escrever: estratégias metodológicas para construção dos argumentos consistentes. Revista Práticas em Extensão, 01- 32.