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Mary Joice Paranaguá Rios Rodrigues

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Mary Joice Paranaguá Rios Rodrigues tem um Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) e é atualmente doutoranda em Educação com o projeto: “Formação de professores em língua portuguesa: estudo de caso do Programa Ensinar no Maranhão”. Pertence à ReLeCo Aprendizagem & Inovação.

Orientadora: Ana Paula Silva

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Formação de Professores
  • Linguagem, Literatura e Educação

Resumo

Baseado no estudo de caso do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão, esta pesquisa irá examinar a presença de mecanismos ideológicos que permeiam o discurso docente sobre o revés escolar da formação de profissionais de Letras em língua portuguesa, procurando as estratégias referenciadas pelos docentes que as ressalve das responsabilidades que possam ser atribuídas a eles a partir de vivências em sala de aula. Apoiado na conexão existente entre a valorização da formação inicial; os processo de seleção desempenhado pelo sistema da universidade, tendo como principais referenciais teóricos os autores Pierre Bourdieu & Jean Claude Passeron e Christian Baudelot & Roger Establet, os quais fazem uma crítica social ao sistema de ensino; pretende-se verificar se o docente é o agente social que contribui para o revés escolar; se está conscientizado que as metodologias utilizadas são eficazes para o aprendizado; ou se as mesmas dificultam o processo.