Skip to main content

Olga Patrícia Ribeiro

Olga Ribeiro tem um Mestrado em Ciências da Educação e em Metodologias de Investigação em Ciências da Saúde. Atualmente é doutoranda em Educação com o projeto: “Oficina de capacitação: contributos para a melhoria das vivências dos estudantes de enfermagem em ensino clínico.” É membro da ReLeCo Formação, Profissionalismo e Identidades Docentes.  

Orientador: António Luís Carvalho (Universidade Lusófona e Escola Superior de Enfermagem do Porto);

Co-orientadoras: Cristina Barroso (Escola Superior de Enfermagem do Porto) e Cristina Sánchez-Martínez (Universidade de Vigo). 

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Ciências da Educação
  • Ciências da Saúde
  • Enfermagem
  • Supervisão Clínica
  • Metodologias de Investigação
  • Metodologias pedagógicas

Resumo

O grande desafio da atualidade é a capacitação de estudantes para o ambiente profissional, focalizando a prestação de cuidados de forma holística. Nesta perspetiva, a supervisão clínica apresenta-se como uma estratégia promotora do desenvolvimento de competências profissionais nos estudantes. Por sua vez, estes apresentam elevados níveis de stress quando expostos aos ambientes da prática clínica, nomeadamente, durante os ensinos clínicos nas instituições de saúde. Diversos autores referem que a supervisão clínica pode ter influência na gestão do stress dos estudantes em ensino clínico. O objetivo geral deste estudo é compreender em que medida a utilização de uma oficina de capacitação para estudantes de Enfermagem em ensino clínico, numa instituição de Ensino Superior do Norte de Portugal, contribui para a gestão do stress e da resiliência. O desenho do estudo é composto por várias etapas (sub-estudos). Na primeira etapa será efetuada a revisão da literatura, com recurso a scoping review. Seguidamente, será realizado um estudo quase-experimental do tipo pré e pós-teste, de natureza descritiva e comparativa. A intervenção constará de uma oficina de capacitação, os itens a avaliar no pré e pós-teste serão o stress e a resiliência. Por fim, será reunido o grupo supervisores clínicos e professores em sessões focus group para perceber quais os métodos didático-pedagógicos da supervisão clínica, que melhoram a experiência dos estudantes em ensino clínico.  A análise dos dados será efetuada de acordo com o estudo.