Projetos
O lugar do Patrimônio Cultural Imaterial nos processos educativos
Apresentação
Procura identificar, a partir de amplo diagnóstico, nas atividades curriculares e extracurriculares das escolas da grande Lisboa, iniciativas na área do patrimônio cultural imaterial que incentivem a valorização da diversidade cultural e da cidadania nos espaços de educação formal. O objetivo é apontar iniciativas e boas práticas já em desenvolvimento nas escolas, que possam ser replicadas e ampliadas em futuras ações, incentivando a utilização do património cultural imaterial nas escolas como instrumento de reflexão, transformação e aproximação entre comunidade, escola e patrimônio.
Objetivos:
Compreender como as comunidades escolares utilizam o património cultural imaterial e como este pode auxiliar na transformação da realidade das instituições e dos profissionais de educação do país de forma a conhecer, valorizar e incentivar a utilização de manifestações culturais imateriais nos processos educacionais a partir de uma perspetiva inclusiva e multicultural.
Investigadores
Coordenação Cientifica
- Professora Doutora Maristela Simão
Bolseira de Investigação
- Nathália Pamio Luiz
Design e Identidade Visual
- Gabriela Coronado Téllez
- Nathália Pamio Luiz
Investigadores Associados
- Doutor Adel Igor Pausini
Doutorandos
- Ana Luiza Teixeira Neves
- Angelo R. Biléssimo
- Cristina Lara Corrêa
- Érica de Abreu Gonçalves
- Gabriela Coronado Téllez
- João Palmeiro Novo
- Karolline Pacheco Santos
- Marcelo Lages Murta
- Maria Josiane Vieira
- Maria Paz Fuenzalida
- Miguel Feio
Mestranda
- Helionídia Pavel