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Projetos

O lugar do Patrimônio Cultural Imaterial nos processos educativos

Apresentação

Procura identificar, a partir de amplo diagnóstico, nas atividades curriculares e extracurriculares das escolas da grande Lisboa, iniciativas na área do patrimônio cultural imaterial que incentivem a valorização da diversidade cultural e da cidadania nos espaços de educação formal. O objetivo é apontar iniciativas e boas práticas já em desenvolvimento nas escolas, que possam ser replicadas e ampliadas em futuras ações, incentivando a utilização do património cultural imaterial nas escolas como instrumento de reflexão, transformação e aproximação entre comunidade, escola e patrimônio.

Objetivos:

Compreender como as comunidades escolares utilizam o património cultural imaterial e como este pode auxiliar na transformação da realidade das instituições e dos profissionais de educação do país de forma a conhecer, valorizar e incentivar a utilização de manifestações culturais imateriais nos processos educacionais a partir de uma perspetiva inclusiva e multicultural.

Investigadores

Coordenação Cientifica

  • Professora Doutora Maristela Simão

Bolseira de Investigação

  • Nathália Pamio Luiz

Design e Identidade Visual

  • Gabriela Coronado Téllez
  • Nathália Pamio Luiz

Investigadores Associados

  • Doutor Adel Igor Pausini

Doutorandos

  • Ana Luiza Teixeira Neves
  • Angelo R. Biléssimo
  • Cristina Lara Corrêa
  • Érica de Abreu Gonçalves
  • Gabriela Coronado Téllez
  • João Palmeiro Novo
  • Karolline Pacheco Santos
  • Marcelo Lages Murta
  • Maria Josiane Vieira
  • Maria Paz Fuenzalida
  • Miguel Feio

Mestranda

  • Helionídia Pavel
  • Período Date
    02.2020 a 12.2020
  • Financiamento Funding
    CeiED/ULHT- 4 959€