Projetos
O lugar do Patrimônio Cultural Imaterial nos processos educativos
Procura identificar, a partir de amplo diagnóstico, nas atividades curriculares e extracurriculares das escolas da grande Lisboa, iniciativas na área do património cultural imaterial que incentivem a valorização da diversidade cultural e da cidadania nos espaços de educação formal.
O objetivo é apontar iniciativas e boas práticas já em desenvolvimento nas escolas, que possam ser replicadas e ampliadas em futuras ações, incentivando a utilização do patrimônio cultural imaterial nas escolas como instrumento de reflexão, transformação e aproximação entre comunidade, escola e patrimônio.
Objectivos
Compreender como as comunidades escolares utilizam o património cultural imaterial e como este pode auxiliar na transformação da realidade das instituições e dos profissionais de educação do país de forma a conhecer, valorizar e incentivar a utilização de manifestações culturais imateriais nos processos educacionais a partir de uma perspetiva inclusiva e multicultural.
Equipa de Investigação
- Maristela Simão (PI)
- Angelo R. Biléssimo - Departamento de Museologia, Universidade Lusófona
- Érica de Abreu Gonçalves- Departamento de Museologia, Universidade Lusófona
- Nathália Pâmio - Departamento de Museologia, Universidade Lusófona
- Marcelo Lages Murta - Departamento de Museologia, Universidade Lusófona
Parceiros
Cátedra UNESCO Diversidade, Cidadania e Diversidade Cultural