Skip to main content

Projetos

From Tradition to Innovation in Teacher Training [TO-INN]

TO-INN é baseado numa abordagem sistémica à instituição universitária que forma profissionais da educação, realiza pesquisas e aprende enquanto mantém uma relação próxima com o seu contexto. Para alcançar isso, é necessária uma troca eficaz de conhecimento, treino e a consolidação de um espaço comum para o desenvolvimento da dimensão social dentro dos sistemas e regiões participantes no projeto.

A abordagem metodológica geral é participativa e baseada em melhores práticas, focando-se em cinco linhas estratégicas:

  • Integração territorial: Os países parceiros participantes pertencem à América Central, América do Sul e à União Europeia, e a proposta visa integrar os interesses locais no desenvolvimento de interesses comuns, respeitando singularidades e diversidade.
  • Modelo dialógico e participativo: Baseado em reconhecimento, troca e melhores práticas.
  • Baseado no desenvolvimento organizacional, liderança participativa e inovação no ensino na formação de profissionais da educação.
  • Baseado em tecnologia usando a plataforma para inovação no ensino (To-INN).
  • Presença transversal dos seguintes eixos:
    1. Cultura e Tradição
    2. Cidadania e Participação
    3. Coesão Social: gênero e grupos minoritários
    4. Cultura Digital

Equipa de Investigação

Parceiros

O projeto reúne 22 instituições de um total de 12 países (16 instituições da América Latina e 6 da União Europeia).Universidades de países da América Latina e da União Europeia:

  • Universidad de Barcelona, Universidad Pedagógica Nacional
  • Universidad Surcolombiana
  • Universidad Pedagógica Provincial
  • Universidad Nacional de San Martín
  • Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán
  • Universidad Nacional Autónoma de Honduras
  • Universidad Pedagógica Nacional
  • Universidad Autónoma de la Baja California
  • Universidad Nacional de Educación
  • Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí
  • Universidad Estatal del Sur de Manabí
  • Universidad Loyola de Bolivia
  • Universidad Católica de Cochabamba
  • Universidad de Aquino
  • Universidad Autónoma de Asunción
  • Universidad del Cono Sur de las Américs
  • Universidade Lusófona
  • Instituto di Scienze Psicologiche dell’Educazione e della Formazione
  • Universidade de Amesterdão
  • Universidade de Winchester
  • Universidad de Valencia.

Produtos

  • Bon, A., & Pini, M. (2019). Cultura, Ciudadanía, Participación – Perspectivas de la Educación Inclusiva. Amsterdam: Pangea.  Disponível aqui.
  • Bon, A., Pini, M., & Akkermans, H. (2019). Culture, Citizenship, Participation – Comparative Perspectives from Latin America on Inclusive Education. Amsterdam: Pangea.  Disponível aqui.
  • Período Date
    03.2017 a 02.2019
  • Financiamento Funding
    Programa Erasmus+ da União Europeia
  • Referência do Projeto Project Reference
    573685-EPP-2016-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP