Projetos
From Tradition to Innovation in Teacher Training [TO-INN]
TO-INN é baseado numa abordagem sistémica à instituição universitária que forma profissionais da educação, realiza pesquisas e aprende enquanto mantém uma relação próxima com o seu contexto. Para alcançar isso, é necessária uma troca eficaz de conhecimento, treino e a consolidação de um espaço comum para o desenvolvimento da dimensão social dentro dos sistemas e regiões participantes no projeto.
A abordagem metodológica geral é participativa e baseada em melhores práticas, focando-se em cinco linhas estratégicas:
- Integração territorial: Os países parceiros participantes pertencem à América Central, América do Sul e à União Europeia, e a proposta visa integrar os interesses locais no desenvolvimento de interesses comuns, respeitando singularidades e diversidade.
- Modelo dialógico e participativo: Baseado em reconhecimento, troca e melhores práticas.
- Baseado no desenvolvimento organizacional, liderança participativa e inovação no ensino na formação de profissionais da educação.
- Baseado em tecnologia usando a plataforma para inovação no ensino (To-INN).
- Presença transversal dos seguintes eixos:
- Cultura e Tradição
- Cidadania e Participação
- Coesão Social: gênero e grupos minoritários
- Cultura Digital
Equipa de Investigação
Parceiros
O projeto reúne 22 instituições de um total de 12 países (16 instituições da América Latina e 6 da União Europeia).Universidades de países da América Latina e da União Europeia:
- Universidad de Barcelona, Universidad Pedagógica Nacional
- Universidad Surcolombiana
- Universidad Pedagógica Provincial
- Universidad Nacional de San Martín
- Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán
- Universidad Nacional Autónoma de Honduras
- Universidad Pedagógica Nacional
- Universidad Autónoma de la Baja California
- Universidad Nacional de Educación
- Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí
- Universidad Estatal del Sur de Manabí
- Universidad Loyola de Bolivia
- Universidad Católica de Cochabamba
- Universidad de Aquino
- Universidad Autónoma de Asunción
- Universidad del Cono Sur de las Américs
- Universidade Lusófona
- Instituto di Scienze Psicologiche dell’Educazione e della Formazione
- Universidade de Amesterdão
- Universidade de Winchester
- Universidad de Valencia.
Produtos
- Bon, A., & Pini, M. (2019). Cultura, Ciudadanía, Participación – Perspectivas de la Educación Inclusiva. Amsterdam: Pangea. Disponível aqui.
- Bon, A., Pini, M., & Akkermans, H. (2019). Culture, Citizenship, Participation – Comparative Perspectives from Latin America on Inclusive Education. Amsterdam: Pangea. Disponível aqui.
- Período Date
03.2017 a 02.2019 - Financiamento Funding
Programa Erasmus+ da União Europeia - Referência do Projeto Project Reference
573685-EPP-2016-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP