Skip to main content

Coleção Observatório

Formar Professores, para que escola? – Teorias e Práticas

Vários
Autor(es) / Editor(es)
José B. Duarte & Dulce Franco
Org.
Maio, 2005
Ano de edição
972-8881-11-8
ISBN

Sinopse – A generalidade das conferências e textos aqui incluídos sublinham a dimensão social da aprendizagem da docência, no sentido de que a formação inicial e contínua terá de produzir-se numa relação pessoal com os contextos educativos e numa dinâmica teoria/prática/teoria e não apenas na convicção de que importa imitar os mestres (modelo tradicionalista da formação, traduzido em ansiedade pela comparação com o modelo) ou de que quem conhece a teoria desenvolve a prática respectiva (modelo corrente nas nossas instituições de formação, que tendem a limitar-se a uma sensibilização pontual à prática, fórmula igualmente anxiogénica, como vimos em comunicações incluídas) E, sublinhe-se, alguns dos textos incluídos exemplificam as condições sobre uma nova profissionalidade docente.