Skip to main content

Formação

Colégio Doutoral Ciência Cidadã

Oficina Reflexão e Produção Académica

Apresentação

O Colégio Doutoral Ciência Cidadã – CeiED constitui-se como um fórum de discussão e capacitação que reúne estudantes dos Doutoramentos em Educação e Museologia, orientadores e investigadores, em torno de atividades conjuntas e interdisciplinares de apoio a trabalhos de investigação de Tese. Trata-se de um espaço de co-criação de conhecimento científico, assente nos princípios da justiça social e cognitiva, que possa contribuir diretamente com o desenvolvimento das investigações conduzidas por seus membros e, indiretamente, com a consolidação de uma cultura científica colaborativa, inter/transdisciplinar, atenta aos desafios contemporâneos da sociedade e ao lugar da ciência nesse contexto. A sua designação – Ciência Cidadã – reflete um dos elos de ligação entre os Doutoramentos do CeiED: Educação e Museologia, os quais, com seus objetivos e programas específicos, têm em comum a realização e defesa de uma ciência pública que articule a investigação com a intervenção na realidade social, económica, educativa e cultural.

Objetivos

  • Estimular o trabalho interdisciplinar entre os Doutoramentos em defesa de uma ciência cidadã.
  • Consolidar o diálogo interdisciplinar e a transposição das barreiras do pensamento disciplinar.
  • Incentivar a cultura do debate científico, da partilha e da curiosidade intelectual.
  • Criar condições para elevar a qualidade científica das Teses.
  • Oferecer meios de capacitação para elevar a taxa de conclusão dos Doutoramentos

Estrutura de Gestão

Diretor Científico

António Teodoro

Diretora Executiva

Lucimar Dantas

Conselho Científico

Comissão Coordenadora

  • Lucimar Dantas – Diretora Executiva do CDCC – CeiED
  • Carla Galego – Representante dos professores do Doutoramento em Educação
  • Adel Igor Pausini – Representante dos professores do Doutoramento em Museologia
  • Sónia Cardoso - Representante dos investigadores CeiED
  • Ana Sofia Gonçalves – Representante dos doutorandos em Educação
  • Henrique Godoy – Representante dos doutorandos em Museologia

Workshops 2022/2023

Gestão do tempo no percurso do Doutoramento

27 de outubro 2022

Lucimar Dantas

Construção de instrumentos de recolha de dados – google forms, Lime Survey

24 de novembro 2022

Nathalia Pamio

Elaboração de apresentações – Power Point, Prezi, vídeos

19 de janeiro 2023

Claudilene Perin e Desirée Nobre
Zotero + Mendley (16 de março 2023)
Angelo Bilésimo

Submissão de artigos em revistas indexadas

18 de maio 2023

Manuel Tavares

Comunicação de ciência e mídias digitais

15 de junho 2023

Rita Grácio

Oficina CeiED | Reflexão e Produção Académica

Calendário Escolar 2021/22

CeiED em articulação com a Direção do Doutoramento em Educação apresenta uma iniciativa de apoio aos doutorandos. Trata-se da Oficina CeiED | Reflexão e Produção Académica, que tem por objetivo apoiar os estudantes de Doutoramento em Educação da ULHT durante o desenvolvimento dos seus projetos de investigação. Pretende-se constituir, também, num espaço de combate ao isolamento académico durante o período de investigação.

É um espaço informal de trabalho colaborativo onde estudantes e docentes interagem em prol de um trabalho assente no debate e reflexão crítica em torno de uma problemática ou metodologia. Neste espaço, os doutorandos terão a oportunidade de colocar as suas devidas questões, preocupações e inquietações académicas, as quais receberão atenção individualizada e discussão partilhada em grupo.

Aqui os doutorandos terão contacto com as questões e dúvidas dos colegas. Como tal, todos contribuem com interesse e empenho na resolução dos problemas. A oficina dará igualmente suporte aos trabalhos dos seminários curriculares, bem como à produção do Relatório de Investigação.

Para além das dúvidas concretas dos doutorandos, quer em termos conceptuais, quer metodológicos e técnicos, este também será o espaço onde se poderá abordar questões gerais relacionadas com a cultura académica. Constitui-se assim, como um espaço de debate e de reflexão crítica com o objetivo de estimular a publicação através do apoio e divulgação de call for papers em revistas de referência, em conferências e congressos da especialidade.

Com esta oficina procura-se estimular a progressão intelectual do doutorando aplicando e ampliando as competências adquiridas durante o período curricular do curso de Doutoramento, de modo a saber:

  • aplicar as competências aprendidas ao longo do programa do Doutoramento para projetar e produzir uma tese coerente e relevante;
  • promover a iniciativa individual com vista à investigação.

Coordenação

Testemunhos

“Com o propósito de integrar mais os Doutorandos em Educação o CeiED/ULHT tem realizado sistemáticas Oficinas de Produção Científica. As atividades coordenadas pelas Professoras Doutoras Carla Galego e Lucimar Dantas articulam pesquisadores que estão a realizar trabalhos de tese entre Portugal, Brasil e os Palops. Nesta quinta-feira, 30.07.2020 foi realizada a atividade de fechamento do semestre, na ocasião, os doutorandos agradeceram o empenho das professoras e externaram o zelo pelo qual a equipe do CeiED e da Universidade Lusófona têm demonstrado diante dos seus avanços enquanto pesquisadores e cidadãos globais”.

Flaubert Paiva, 30 de Julho de 2020.

“Participar nesta Oficina tem me acrescentado muitas orientações importantes tanto para o desenvolvimento do meu projeto de investigação como também para antecipar situações futuras que os colegas de doutoramento que já estão mais avançados em suas teses passam e compartilham, não podendo deixar de dizer que as discussões com temas relevantes e atuais que são colocadas na Oficina nos deixam mais atualizados e motivados”.

Soraia Sá, 17 de junho de 2020.

“Nos encontros da oficina, compartilhamos leituras e ouvimos ótimas dicas de produção acadêmica, mas também apresentamos nossas aflições e preocupações sobre a construção do projeto ou relatório de investigação, tornando o processo menos individualizado e solitário”.

Beatriz Koppe, 17 de junho de 2020. 

“A oficina ministrada pelas professoras doutoras Carla Galego e Lucimar Dantas, está sendo de grande importância na elaboração do meu projeto de investigação. Em cada oficina que participo sou estimulada pelas professoras a ler, a pesquisar e escrever e isso está refletindo diretamente na minha investigação”.

Jacqueline Rodrigues, 29 de junho de 2020.

“As oficinas CeiED Reflexão e Produção Acadêmica têm contribuído em excelência para elaboração de saberes essências do pesquisador, pois as discussões elencadas nos encontros abordam temas que dirimem dúvidas e contribuem para o lapidamento do desempenho no ato de pesquisar”.

Dalmo Gouvia, 26 de junho de 2020.