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Ana Carita

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Doutorada em Educação-Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa (2001).

Investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (ULHT).

Professora Associada na Universidade Lusófona (ULHT), desde 2010, exerceu funções docentes no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) entre 1989 e 2010, colaborando aí nos domínios da Psicologia Educacional e da Psicologia Comunitária. Colaborou com outras instituições em formação contínua e pós-graduada, nomeadamente com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, a Universidade Luterana do Brasil (PA) e o Instituto Irene Lisboa.

Exerceu funções nos Serviços de Psicologia e Orientação entre 1979 e 2010, em cujo contexto supervisionou estágios em Psicologia Educacional entre 1992 e 2009.

Colaborou com alguns organismos públicos no estudo, avaliação e, ou proposição de medidas nos campos da Educação e da Psicologia da Educação, nomeadamente com o Instituto de Inovação Educacional e o Conselho Nacional de Educação.

No domínio da investigação, colaborou com a Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento e da Educação do ISPA, onde desenvolveu investigação nos domínios do conflito interpessoal, da indisciplina e violência em contexto escolar, da moralidade e da justiça, áreas em que tem sido autora de diversas comunicações e publicações.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Conflito interpessoal em contexto escolar;
  • Violência em contexto escolar;
  • Bullying em contexto escolar;
  • Moralidade e desenvolvimento moral em contexto escolar;
  • Identidade e deontologia das profissões educativas (psicólogos escolares).

Publicações Selecionadas Selected Publications

Artigos em revistas internacionais

  • Carita, A. ., & Teodoro, V. D. . (2021). School discipline in the press: The Público journal between 2011 and 2015. Education Policy Analysis Archives29(August – December), 174. https://doi.org/10.14507/epaa.29.4586 
  • Carita, A. & Carvalho, C. (2016). Qualidade inclusiva da escola. Representações da comunidade educativa de uma escola frequentada por um aluno com Síndroma de Asperger. Revista Lusófona de Educação, Nº Especial.
  • Carita, A, & Tomé, G. (2010). A dinâmica da consistência moral. Análise Psicológica, 1 (vol. 28), 85-105.
  • Carita, A. (2004). Conflito, justiça e cidadania na aula. Análise Psicológica, 1 (XXII), 259-269
  • Carita, A. (1999). O conflito na sala de aula: Representações mobilizadas por professores. Análise Psicológica, 1 (XVII), 79-95.
  • Carita, A. (1997). Professores do 3ª ciclo de escolaridade e ensino secundário: A sua representação dos alunos. Análise Psicológica, 4, (XV), 541-562.
  • Carita, A (1996). O Psicólogo na escola: Factores condicionantes e sentido geral da intervenção. Análise Psicológica, (XIV), 1, 123-128
  • Carita, A (1993b). Interacção educativa em situação de conflito: Representações mobilizadas pelo professor. Análise Psicológica, 3 (XI), 335-342.

Livros

  • Carita, A., Lopo, T. T. & Teodoro, V. (2021). PISA in Media Discourse: Prominence, Tone, Voices and Meanings. In Teodoro, A. (Org) Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistic Alternatives. Routledge
  • Carita, A. (2012). Psicologia e psicólogos escolares: Perfil e confrontos éticos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Carita, A. & Fernandes, G. (2012). Indisciplina na sala de aula: Como prevenir? Como remediar? Lisboa, Editorial Presença (4ª edição).
  • Carita, A. (2005). Conflito, moralidade e cidadania na aula. Porto: Campo das Letras
  • Carita, A.; Silva, A. C.; Monteiro, A, F.; & Diniz, T. (1998). Como ensinar a estudar. Lisboa: Editorial Presença.
  • Carita, A. & Abreu, I. (1994). A Formação Pessoal e Social: Desenho curricular. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Capítulos de livro

  • Carita, A, Cau, M, Mofate, O, & Duarte, R. S. (2019). Teacher Training in Mozambique. In K.G. Karras – C.C. Wolhuter (Eds.). International Handbook of Teacher Education Worldwide – Revised and Augmented Edition (pp. 511-531). Nicosia: HM Studies and Publishing. ISBN 978-9963-2415-6-9
  • Carita, A. & Peceguina, I (2011). Orientação Escolar e Profissional. Estudo de caso numa escola com percursos diversificados de formação. In CNE (ed.). Estado da Educação 2011. A Qualificação dos Portugueses. Lisboa: MEC;
  • Carita, A. & Peceguina, I. (2010). Melhor comportamento, melhor aprendizagem. In G. Ramalho (coord.), Impacto das Avaliações Internacionais nos Sistemas Educativos (pp.157-221).Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
  • Carita, A. (2008). Promoção de um ambiente social positivo nas escolas. Perspectiva e orientações gerais. In Jares, X. R. (coord.), Educación e paz II. ¿ Vigo: Ed. Xerais de Galicia.

Comunicações em eventos nacionais

  • Carita, A. (2017). Por um ambiente escolar positivo, uma intervenção preventiva, multifacetada e ética no domínio do comportamento. Seminário Conversas ASSP, organizado pela ASSP. Santarém.
  • Carita, A. (2016). Por um ambiente escolar positivo. Orientações para apoio ao comportamento positivo na escola toda: Um exemplo de assessoria colaborativa a estruturas pedagógicas. Primeiras Jornadas de Educação organizadas pelo. Agrupamento de Escolas D. Sancho 1. Pontével.
  • Carita, A. (2015). Orientação vocacional na escola: Significado, modos e práticas de realização. Colóquio. ESE de Castelo Branco. Castelo Branco.
  • Carita, A., & Macedo, A. C. (2015). Testemunhas de bullying no ensino fundamental numa escola do nordeste brasileiro. V Colóquio Internacional Psicologia e Educação: “Diversidade e Educação. Desafios Atuais”. ISPA. Lisboa:
  • Carita, A., (2015). Testemunhas de bullying em contexto escolar. ISPA: Ciclo de conferências 2014/2015. Lisboa.
  • Carita, A. & Macedo, A. (2014). Os observadores de bullying numa Escola de Ensino Fundamental do Nordeste Brasileiro. V Encontro de Investigadores do CeiED-ULHT. Lisboa.
  • Carita, A. (2012). Orientação escolar e profissional. Estudo de caso numa escola com percursos diversificados de formação. Seminário ESCXEL. Oeiras.
  • Carita, A. (2012). A indisciplina na aula: Conceitos e modalidades de intervenção. Encontro pedagógico com professores. Escola Manuel da Maia. Lisboa.
  • Carita, A. (2012). A regulação de conflitos: A gestão produtiva dos conflitos no quadro da promoção de uma vida social positiva na Escola. Encontro pedagógico com professores. EB23 Telheiras. Lisboa.
  • Carita, A. (2011). A regulação de conflitos: O enfoque na gestão produtiva dos conflitos no quadro das orientações estabelecidas no Regulamento Internos das escolas. Encontro pedagógico com professores. Escola Secundária Virgílio Ferreira. Lisboa.
  • Carita, A. (2010). Indisciplina na sala de aula. Encontro pedagógico com professores. Escola Secundária de Campo Maior. Campo Maior.
  • Carita, A. (2008). Indisciplina na sala de aula. Encontro pedagógico com professores. Escola Secundária D. Dinis. Lisboa.
  • Carita, A. (2007). Indisciplina e violência na escola. Encontro pedagógico com professores. Escola Secundária do Lumiar.
  • Carita, A., Gouveia-Pereira, M., Brites, N. (2007). Percepções de cidadania em contexto escolar. Conferência Ibérica “Educação para a Cidadania”. Departamento de Educação da FC-UCL. Lisboa.
  • Carita, A. (2007). Indisciplina e violência em contexto escolar. Encontro pedagógico com professores. Escola Secundária do Lumiar. Lisboa.
  • Carita, A. (2006). Questões éticas na profissão docente. XXIII Jornadas Pedagógicas promovidas pelo SPZS, subordinadas ao tema “Ser Professor Hoje”. Beja.
  • Carita, A. (2006). Gestão das situações de conflito na sala de aula. XXIII Jornadas Pedagógicas promovidas pelo SPZS, subordinadas ao tema “Ser Professor Hoje”. Beja.
  • Carita, A., Gouveia-Pereira, M., Brites, N. (2006). Percepções de justiça, cidadania e desenvolvimento moral em contexto escolar. XIV Colóquio da AFIRSE, FPCE-UCL. Lisboa.
  • Carita, A. & Silva, L. (2005). Dimensões éticas da acção do professor e do clima da aula. Seminário promovido pela ESE de Lisboa. Lisboa.
  • Carita, A, (2005). Gerir conflitos na escola. Encontro pedagógico com professores. Escola Secundária Josefa de Óbidos. Lisboa.
  • Carita, A. (2005). Desenvolvimento vocacional e cidadania. “Seminário Comemorativo dos 25 Anos da APOEP”, promovido pela APOEP.Lisboa.
  • Carita, A. (2005). A Educação Sexual em contexto escolar. Seminário subordinado ao tema “A Educação Sexual em Contexto Escolar”, promovido pela DRO do SPGL. Caldas da Rainha.
  • Carita, A. (2005). Trabalhando sobre os comportamentos inadequados na aula. Conferência apresentada no Seminário subordinado ao tema “Indisciplina e Violência em Meio Escolar”, promovido pelo SPZS. Évora.
  • Carita, A. (2005). Cidadania e conflitos na sala de aula. “I Fórum Municipal sobre Educação”, promovido pela CMM. Montijo.
  • Carita, A. (2005). Aprendizagem da cidadania em contexto escolar: Conflitos e participação. Conferência apresentada no Seminários subordinados ao tema “Professores, Agentes de Mudança”, promovidos pela Ed. Areal. Lisboa, Évora, Santarém.
  • Carita, A. (2004). Comunicando sobre o conflito. Encontro SPO´s. ME-DREL. Lisboa.
  • Carita, A. (2004). Conflito e cidadania na aula. Seminário sobre “O Direito à Educação e a Educação dos Direitos”, promovido pelo Conselho Nacional de Educação. Lisboa.
  • Carita, A. (2003). Justiça, cuidado e conflito na sala de aula. V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, promovido pela Associação Portuguesa de Psicologia e pela Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.
  • Carita, A. (2003). Quem é que se porta mal? Reflexões sobre a gestão de conflitos. Jornadas Pedagógicas “Uma Escola, Uma Comunidade”, promovidas pela CMA. Azambuja.
  • Carita, A., Duarte, I., Silva, M. J. & Lopes, R. (2003). Fundamentação e desenvolvimento curricular da/na Área de Estudo Acompanhado. Encontro ME.DREL/ISPA. Lisboa.
  • Carita, A. (2002). Conflito, justiça e cidadania. Colóquio de Psicologia Educacional, ISPA. Lisboa.
  • Carita, A. (2002). Conflito e cidadania na sala de aula. Ciclo de “Debates sobre Educação”, organizado pela FCSH, Departamento de Educação da UN. Lisboa.
  • Carita, A. (2002). Relação pedagógica e resolução de conflitos. Encontro de Professores organizado pela Ed. Presença, subordinado ao tema “Que optimismo no futuro da educação?” Lisboa.
  • Carita, A. (2002). Escola e desenvolvimento sociomoral. Encontro Galego-Português de Educadores para a Paz. Costa da Caparica.
  • Carita, A. (2002). O conflito interpessoal na aula: Estratégias de resolução e avaliação moral das mesmas em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade e ensino secundário. Colóquio “Intervenção e Crise(s)” promovido por FPCE/NUSIAF/UC. Coimbra.
  • Carita, A. (2002). Conflito e cidadania. Comunicação apresentada no âmbito do projecto “Educação para a paz”, da responsabilidade da CML. Lisboa.
  • Carita, A. (2001). Representações dos estudantes sobre as resoluções reais do conflito interpessoal na aula e consequentes inferências sobre a qualidade desenvolvimental deste contexto. Encontro da AIPELF e da FPCE da UCL., subordinado ao tema “Violência e Indisciplina no Espaço Escolar”. Lisboa.
  • Carita, A. (2001). Gestão de conflitos na aula e condições de promoção da cidadania. Encontro sobre “Cidadania, Educação e Território”, ESE de Setúbal. Setúbal.
  • Carita, A. (2000). Desenvolvimento da autonomia na adolescência no quadro curricular da Educação para a Cidadania. Colóquio sobre “Os Adolescentes na Escola e na Sociedade”. ISPA & Escola Técnica Psicossocial de Lisboa. Lisboa.
  • Carita, A. (2000). Desenvolvimento local, solidariedade e interdependências: Comentário sobre experiências de trabalho comunitário apresentadas no âmbito do respetivo painel. VI Congresso Internacional das Cidades Educadoras. Lisboa.
  • Carita, A. (1999). Cooperar para melhor orientar: Comentário de análise e síntese do trabalho nas secções. Encontro subordinado ao tema “Cooperar para Melhor Orientar”, ME e IEFP. Santarém.
  • Carita, A. (1997). Apoios educativos: Perspectivas de enquadramento. Seminário subordinado ao tema “Exclusão Social/Escolar”, SPGL. Caldas da Rainha.
  • Carita, A. (1996). O conflito professor-aluno na situação pedagógica: Representações mobilizadas por professores, alunos e mães. IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Lisboa.
  • Carita, A. (1996). Práticas escolares e desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos jovens. Encontro subordinado ao tema Educação e Desenvolvimento Local, CML. Loures.
  • Carita, A., Henriques, D., & Silva, C. T. (1996). Professores, alunos e mães: As suas representações sobre o conflito na relação pedagógica. Colóquio “Psicologia e Educação”, ISPA. Lisboa.
  • Carita, A., & Fernandes, G. (1996). Projecto de intervenção em escolas com crianças de minorias étnicas. Colóquio sobre o tema promovido pela CML, Dep. Educação. Lisboa.
  • Carita, A. (1996). Competência, responsabilidade, consideração pelos outros: A necessária visibilidade destes princípios nas práticas de intervenção do psicólogo educacional. Colóquio Europeu de Psicologia e Ética, ISPA. Lisboa.
  • Carita, A. (1996). A autonomia profissional no exercício da docência. Conferência Distrital de Professores e Educadores, SPRC. Coimbra.
  • Carita, A. (1996). A indisciplina na sala de aula: Modalidades de gestão preventiva. Colóquio sobre “Indisciplina e Agressividade no Espaço Escolar”, SPGL. Caldas da Rainha
  • Carita, A. (1996). Análise das opiniões de estudantes do Ensino Secundário sobre o impacte da Reforma Educativa neste ciclo de Ensino. Colóquio, Conselho Municipal de Juventude da Câmara Municipal de Lisboa. Lisboa.
  • Carita, A. (1995). Os serviços de psicologia e orientação na prevenção e resposta aos problemas de aprendizagem. Seminário sobre “Aprender e Ensinar: Dificuldades e Estratégias”, IIL. Lisboa.
  • Carita, A. (1995). Apoios educativos e processos da aprendizagem. 2º Encontro de Educação de Sintra, subordinado ao tema “Motivação e Aprendizagem”. Sintra.
  • Carita, A. (1995). Formação Pessoal e Social: Dimensão do currículo e atribuição dos Serviços de Psicologia e Orientação. V Encontro Nacional da APOEP. Lisboa.
  • Carita, A. (1995). Professores e alunos do 3º ciclo de escolaridade: Representações sobre a indisciplina. Colóquio subordinado ao tema “Indisciplina e Agressividade no Espaço Escolar”, IIL. Lisboa.
  • Carita, A. (1995). A orientação vocacional dos jovens, uma dimensão do currículo. Seminário subordinado ao tema “Educação Tecnológica: Que presente? Que futuro?”, FENPROF. Lisboa.
  • Carita, A. (1995). Serviços de psicologia e orientação: Psicologia da educação e dinâmicas institucionais. Ciclo de Debates, Sindicato Nacional dos Psicólogos. Lisboa.
  • Carita, A. (1994). Concepção, modalidades e processo de avaliação dos apoios educativos numa escola com 3º ciclo de escolaridade. V Colóquio da AIPELF/FPCE-UCL, subordinado ao tema “A escola, um Objecto de Estudo”. Lisboa.
  • Carita, A. (1993). Educação Ambiental, uma vertente da Formação Pessoal e Social. I Jornadas Pedagógicas subordinadas ao tema em “Educação Ambiental”, ASPEA.
  • Carita, A. (1993). Papel e lugar da Educação Tecnológica no 3º ciclo de escolaridade. Encontro subordinado ao tema “Educação Tecnológica”, SPGL. Lisboa.
  • Carita, A. (1992). Orientação vocacional, escola e desenvolvimento dos jovens. Ciclo de Conferências subordinado ao tema “Perspectivas da Educação”, Forum Estudante-Juventude. Lisboa.
  • Carita, A. (1992). Dinâmicas interactivas e representações sociais no contexto educativo: Representações mobilizadas pelos professores. 7º Colóquio Psicologia e Educação, ISPA. Lisboa.
  • Carita, A. (1992). Interacção educativa em situação de conflito: Representações mobilizadas pelos professores. III Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Lisboa.
  • Carita, A. (1992). Conteúdo funcional do professor conselheiro da orientação. IV Encontro Nacional da APOEP. Lisboa.
  • Carita, A. (1992). Problemática da integração escolar das crianças com necessidades educativas especiais. IV Encontro Nacional da APOEP. Lisboa.
  • Carita, A. (1991). Representações sociais e interacção educativa. Jornadas Pedagógicas, SPM. Funchal
  • Carita, A. (1990). O orientador escolar e as intervenções na Escola. III Encontro Nacional da APOEP, Lisboa.
  • Carita, A. (1990). As urgências dos professores e as urgências dos adolescentes no contexto da relação educativa: Continuidade ou ruptura? IV Encontro de Cuidados Primários de Saúde Mental e Assistência Psiquiátrica do 1º Bairro de Lisboa, Hospital Miguel Bombarda. Lisboa.
  • Carita, A. (1989). Situação educativa portuguesa: Realidades e perspectivas. Seminário, Instituto 1º de Maio. Lisboa.
  • Carita, A. (1989). Que formação profissional no quadro do sistema formal de ensino? 2ª Conferência de Jovens Trabalhadores, CGTP. Coimbra.
  • Carita, A. & Velez, M. C. (1988). Práticas da orientação escolar e profissional nas escolas secundárias portuguesas: História, realidades e perspectivas. II Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Lisboa.
  • Carita, A. (1988). A orientação escolar e profissional no sistema educativo português. Seminário subordinado ao tema “Formação Profissional“, FENPROF. Lisboa.
  • Carita, A. (1986). Os objectivos da orientação escolar e o enquadramento profissional dos orientadores, a definir no âmbito da LBSE. II Encontro Nacional da APOEP. Lisboa.
  • Carita, A. (1984). Os fins e os métodos da intervenção dos orientadores na escola. Colóquio subordinado ao tema “A Intervenção dos Psicólogos na Educação”, Sindicato Nacional dos Psicólogos. Lisboa.
  • Carita, A. (1983). Orientação escolar e profissional: abordagem institucional. I Encontro Nacional da APOEP, Lisboa.

Outras publicações

  • Mofate, O. & Carita, A. (2015). O surgimento de turmas grandes no ESG1 em Moçambique (1974-2014): Análise do contexto. Atas do I Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (Vol. II). Porto: U. Católica. Educação e Psicologia. Disponível aqui.
  • Carita, A., & Macedo, A. C. (2015). Testemunhas de bullying no ensino fundamental numa escola do nordeste brasileiro. In Mata, L., Martins, M. A., Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A. C. & Silva, J. C. (Eds.). Atas do V Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Diversidade e Educação. Desafios Atuais. Lisboa: ISPA. IU. Disponível aqui.
  • Carita A, & Macedo, A, C. (2014). Testemunhas de bullying em contexto escolar. ReCIL. Disponível aqui.
  • Carita, A. (2009). Ética, cidadania e orientação vocacional. Atas do III Colóquio Europeu de Psicologia e Ética (pp. 147-159). Lisboa: ISPA.
  • Carita, A., Gouveia-Pereira, M., Brites, N. (2008). Percepções de cidadania em contexto escolar. In Atas da Conferência Ibérica Educação para a Cidadania. Lisboa: UCL-FC- CIE.
  • Carita, A., Gouveia-Pereira, M., Brites, N. (2007a). Percepções de justiça e cidadania e desenvolvimento moral em contexto escolar. In Actas do XIV Colóquio da AFIRSE. Lisboa: FPCE, UL.
  • Carita, A., & Silva, L. (2007b). Dimensões éticas da acção dos professores e do clima da aula. Actas do 3º Encontro de Investigação e Formação Educação para a Cidadania e Culturas de Formação. Lisboa: IPL-ESSE-CIED, 263-273
  • Carita, A. (2004). Conflito e desenvolvimento pessoal. Revista Povos e Culturas, 8, 133-157
  • Carita, A. (2002). Representações dos estudantes sobre as resoluções reais do conflito interpessoal na aula e inferências sobre a qualidade desenvolvimental desse contexto. In A. Estrela, & J. Ferreira (Eds.), Violência e indisciplina na escola. Actas do XI Colóquio da Secção Portuguesa da AIPELF. Lisboa, UCL-FPCE.
  • Carita, A. (1998a). Escola e desenvolvimento moral. A Página da Educação, 64, 11-12.
  • Carita, A. (1998b). A Indisciplina na sala de aula: O quê e quem interrogar? No quê e ou em quem agir? Educação e Ensino, 18, 22-26.
  • Carita, A. (1997). A autonomia e o compromisso: Duas dimensões essenciais da profissão. Jornal da FENPROF, 137, 11-13.
  • Carita, A., Silva, C., & Henrique, D. (1996). Professores, alunos e mães: As suas representações sobre o conflito na relação pedagógica. In M. Alves Martins (Ed.). Dinâmicas relacionais e eficiência educativa: Actas do IX Colóquio Psicologia e Educação. Lisboa: ISPA.
  • Carita, A (1995a). Concepção, modalidades e processos de avaliação dos apoios educativos numa escola do 3º ciclo. In A. Estrela, J. Barroso & J. Ferreira (Eds), A escola, um objecto de estudo: Actas do V Colóquio Nacional da Secção Portuguesa da AIPELF. Lisboa, UCL-FPCE.
  • Carita, A. & Fernandes, G. (1995b). Estratégias de resolução do conflito na sala de aula: Do castigo à cooperação. Colóquio Educação Sociedade, 10, 33-55.
  • Carita, A (1995c). Algumas notas sobre a indisciplina na sala de aula. Escola/Informação, 110, 8-9.
  • Carita, A (1995d). Diferenças individuais, dificuldades de aprendizagem, apoios educativos. O Professor, 44, 3-7.
  • Carita, A, Dinis, T., & Gomes, L. (1995e). Oficina de métodos de estudo. O Professor, 44, 31-34.
  • Carita, A, & Dinis, T. (1995f). A integração da problemática vocacional no currículo. Noesis, 35, 34-38.
  • Carita, A (1994). A Formação Pessoal e Social: Articulações à problemática ambiental. Noesis, 30, 67-70
  • Carita, A (1993a). O Professor e a sua representação do aluno. Colóquio Educação e Sociedade, 4, 41-95.
  • Carita, A (1993b). Orientação vocacional, escola e desenvolvimento dos jovens. A Página da Educação, 17, 18
  • Carita, A (1993c). Papel e lugar da Educação Tecnológica no 3º ciclo de escolaridade. Jornal da FENPROF, 105, 24-25.
  • Carita, A (1991). A relação pedagógica: Continuidade ou ruptura? Orientação Escolar e Profissional, nº 6/7, 51-53.
  • Carita, A (1989). A orientação escolar e profissional: Referência histórica, situação portuguesa. O Professor, 115, 19-26.
  • Carita, A (1988). A formação profissional no sistema formal de ensino e no quadro da LBSE em Portugal. Orientação Escolar e Profissional, 3, 51-52.
  • Carita, A (1988). A conquista da identidade ocupacional à luz das concepções de E. Erickson. O Professor, 104, 10-16.
  • Carita, A. (1983). Abordagem de três índices de maturidade vocacional -decisão, realismo e coerência-, em alunos do 11º ano de escolaridade. Boletim da APOEP, 3 e 4 (Separata; 1-62).