Investigação
Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)
O CeiED organiza-se em Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (Research and Learning Communities – ReLeCo).
As ReLeCo organizam-se em torno de áreas de especialização e interesses de investigação, dando ênfase às atividades de I&D, de publicação científica e de apoio às/aos investigadoras/es em formação. Estas comunidades, bem como as/os suas/eus coordenadoras/es, são propostas à Direção mediante a explicitação do seu enfoque, objetivos e áreas temáticas de intervenção. As ReLeCo incluem investigadoras/es e estudantes que se reúnem com regularidade para discutir e apresentar trabalhos de investigação e organizar e promover iniciativas científicas. Cada ReLeCo inclui um programa de trabalho (publicações, iniciativas, projetos de I&D) e de tutoria, possibilitando que os jovens investigadoras/es sejam apoiadas/os nos seus projetos de mestrado e doutoramento, e no desenvolvimento da carreira.
1. Políticas Públicas e Governação em Educação
A ReLeCo Políticas Públicas e Governação em Educação [PPGE] tem por objeto e objetivo o estudo das políticas públicas em educação e ensino, incluindo as de inclusão social e educativa, na sua perspetiva mais abrangente, nos vários sistemas de educação e ensino (da intervenção precoce ao ensino superior e ao longo da vida).
2. Memória, Cidadania e Sociomuseologia
Esta ReLeCo integra as áreas do património, história da educação e museologia social numa perspetiva freiriana e sociomuseológica, enquanto prática dialógica de base comunitária e de intervenção social assente na partilha de saberes.
3. Estudos Socioartísticos para a Decolonialidade e a Sustentabilidade
A ReLeCo estuda fundamentos ontológicos e epistemológicos à luz dos referenciais decolonial e de educação para a sustentabilidade, procurando seguir perspetivas descentradas e interseccionais que visam perturbar as lógicas redutoras e excludentes da diversidade de sentir, pensar e fazer.
4. Formação, Profissionalismo e Identidades Docentes
O reconhecimento e a qualificação da profissão docente são condições incontornáveis da qualidade do ensino e da educação. No atual cenário, nacional e internacional, às crescentes exigências da profissão docente do ponto de vista epistemológico (como uma profissão de investigação), ontológico
5. Aprendizagem & Inovação
A ReLeCo Aprendizagem & Inovação tem como interesses de investigação os processos de aprendizagem em contexto escolar, as práticas pedagógicas e as metodologias utilizadas pelos professores, assim como os processos de inovação pedagógica mediados pelas tecnologias digitais.
6. Mediação Social e Educativa
As complexas dinâmicas e transformações sociais e culturais decorrentes do mundo contemporâneo, em termos da organização, condições e valores, impõe a necessidade de se (re)criarem processos de interação social, fazendo aumentar a solicitação por meios dialógicos de intercompreensão renovados,
