Skip to main content

Edições CeiED

Coleção Educação, Cultura e Território

Memórias de uma Educação Especial do Modelo Médico à Educação Inclusiva

Ana Maria Bénard da Costa
Autor(es) / Editor(es)
2022
Ano de edição
978-989-757-189-3
ISBN

Sinopse

As Memórias da Drª Ana Maria Bénard da Costa, sem perderem aquele tom pessoal, afectivo-emocional e comprometido, a que sempre nos habituou, são, ao mesmo tempo, um testemunho histórico de primordial importância, um texto fundamental de educação, uma peça literária e, acima de tudo, um extraordinário desafio.

Um desafio à reflexão dirigido a todos os que trabalharam, trabalham ou virão a trabalhar, na inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais. Um desafio aos pais, um desafio a todos os que vêm nessas crianças e jovens, o centro das suas principais inquietações. Um repto às instituições universitárias e de formação. Uma leitura essencial.

Francisco Alberto Ramos Leitão

Os Conflitos em Contexto Escolar. Identidade e vinculação

Francisco Alberto Ramos Leitão
Autor(es) / Editor(es)
2023
Ano de edição
978-989-757-193-0
ISBN

Sinopse – O objetivo central deste livro é proporcionar aos seus leitores, nomeadamente aos diversos actores que intervêm no processo educativo, todo um conjunto de reflexões sobre a forma de lidar com a prevenção, ocorrência e minimização dos conflitos em contexto escolar, sobre a forma de transformar os conflitos em oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, sobre a forma de transformar a escola numa organização de gestão positiva e construtiva de conflitos.

Repressão estudantil e “ação psicológica” no final do Estado Novo. A história desconhecida do CDI (1966-1974)

António Teodoro
Autor(es) / Editor(es)
2023
Ano de edição
978-989-757-241-8
ISBN

Sinopse – Todos os livros têm a sua história. Mas este, sobre uma organização (semi)clandestina existente no Ministério da Educação Nacional com uma denominação anódina – Centro de Documentação Internacional (CDI), tem uma história muito particular.

As circunstâncias da vida não me permitiram dar destaque historiográfica a um trabalho feito num outro domínio há (quase) meio século. As comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril suscitaram-me o dever cívico de dar à estampa este pequeno livro, com a esperança de que a geração dos meus netos nunca mais viva numa sociedade amordaçada.