Skip to main content

Ciência Pública

Consultoria

A equipa de investigação do CeiED contribui, regularmente, para a formulação e avaliação de políticas nos campos da educação, território, museus e ação cultural, no âmbito local, nacional e internacional. 

  • Participação em diversas Comissões de Avaliação de projetos de investigação relacionados com as Ciências da Educação.
  • Desenvolvimento de um modelo que permitiu ao Ministério da Educação calcular um Índice de Propensão TEIP, e elaboração de um plano de ação para a transição digital da educação para diretores de escolas portuguesas.
  • Realização de um programa de Educação Patrimonial em escolas da área metropolitana de Lisboa, em parceria com o Ministério da Educação.
  • Estabelecimento de protocolos locais para monitorizar e implementar diversas políticas, incluindo projetos como o Projeto Escola como Habitat Digital em Cascais, Estudo de Avaliação do Projeto de Livros Digitais na Madeira, desenvolvimento de salas de aula do futuro na Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, monitorização do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular em dois agrupamentos de escolas e implementação de projetos de inovação social sustentável em bairros de intervenção prioritária em Lisboa.

O CeiED também realizou consultorias internacionais em educação, políticas públicas para património, museologia e memória para entidades como UN SEPPIR/Brasil (2023), Goethe-Institut (2020-2022), Iberarchives/Ibermuseums (2020), UNESCO (2019) e UNDP (2018 e 2022).

Saiba em mais detalhe sobre as nossas consultorias:

Atividades de Consultoria

  • Direção Geral de Educação - Programa Nacional TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) 3 e 4
  • Câmara Municipal de Cascais - Projeto Promover o Sucesso em Cada Aluno: em Cascais, ninguém fica para trás
  • Banco Mundial, Quality Education for All | 2018-2020| João Gouveia
  • Projeto Inovação para a Educação | setembro 2019 - setembro 2020
  • Agrupamento de Escolas de Alvalade, Lisboa, Sala de Aula do Futuro I 2019 I Elsa Estrela e Américo Mateus (CCIEC)
  • Projeto Almada a CresSer - Conhecer, Sensibilizar, Intervir | 2019-2020
  • Projeto Quality Education For All | junho 2019-setembro 2019
  • CIMLT Inovação pela Educação, Criação de conhecimento em Contexto de Vida Real I 2018-2020 I Elsa Estrela e Américo Mateus (CCIEC)
  • Agrupamento de Escolas de Alcanena, Sala de Aula do Futuro I 2018-2019 I Elsa Estrela e Américo Mateus (CCIEC)
  • Agrupamento de Escolas Santo Estêvão, Aveiro, Sala de Aula do Futuro I 2018-2019 I Elsa Estrela e Américo Mateus (CCIEC)
  • Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo, Sala de Aula do Futuro I 2018-2019 I Elsa Estrela e Américo Mateus (CCIEC)
  • Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, Alcabideche I 2017-2018 I Elsa Estrela e Maria Manuel Calvet Ricardo
  • Agrupamento de Escolas da Pontinha I 2017-2018 I Elsa Estrela e Maria Manuel Calvet Ricardo
  • Agrupamento de Escolas da Boa Água I 2017-2019I Elsa Estrela (Perita Externa)
  • Universidade Lusófona de humanidades e Tecnologia. Autonomia e Flexibilização curricular | 2017-2018 | Elsa Estrela e Maria Manuel Calvet
  • Universidade de São Tomé e Príncipe, Conceção de sistema de avaliação de desempenho docente | 2017 – presente | João Gouveia
  • Elaboração dos Modelos de Currículo Padrão Mínimo, de Planos de Estudo e Fichas de Unidades Curriculares e de Reestruturação dos Programas de Formação de Professores, Timor-Leste | 2017 – presente | João Sampaio da Maia
  • Banco Mundial, Plano Estratégico 2018 – 2021 para o Instituto Superior de Educação e Comunicação | 2016-2017 | João Gouveia
  • Projeto Educativo Municipal de Paços de Ferreira |2016-2017| Jorge Martins e João Gouveia
  • Colégio Grémio, Melhoria de Aprendizagens e Resultados a Matemática |2016-2019| Ana Sofia Rézio
  • ISCTE – IUL, Retrato da Investigação Científica |2015-2017|Ana Benavente
  • Instituto Marquês de Valle Flôr e Governo de São Tomé e Príncipe, Projeto Escola+, Educação para Todos|2015-2016| Bento Cavadas
  • Banco Mundial, Management Strenghthening Project | 2015| João Sampaio da Maia
  • CIM Alto Minho, Ação de Capacitação e Gestão e Instrumentos de Politicas Publicas Locais de Educação para a Promoção do Sucesso Escolar e do Combate ao Abandono Escolar |2015| Jorge Martins
  • Agrupamento de Escolas de Alvalade I 2014-2015 I Rosa Serradas Duarte e Odete Emygdio
  • Banco Mundial, Programa Nacional de Equivalencia – Nivel II |2014| João Sampaio da Maia
  • Fundação Calouste Gulbenkian, Conhecer para Diferenciar, Agir para Incluir |2014-2015| Maria Odete Emygdio Silva e Rosa Serradas Duarte
  • Instituto para o Desenvolvimento e Relações Internacionais, Zagreb |2014| Zoran Roca
  • Chung Yuan Christian University, Yilan, Taiwan |2014| Zoran Roca
  • Projeto RIQUEB – Reforço Institucional e Qualitativo de Ensino Básico na República Democrática de São Tomé e Príncipe | 2013-2016 | Bento Cavadas
  • Consultora, UNESCO/BREDA, Missão na Guiné-Bissau| 2009-2010 | Ana Benavente
  • Consultora, Banco Mundial, Missão em São Tomé e Príncipe | 2008 | Ana Benavente
  • Consultant, UNESCO, Mexico, As experiências de países que superaram atrasos educacionais |2006| Ana Benavente
  • BIE (Bureau International de l’Education) Conselho Geral, UNESCO, Genebra, A Escola na Luta Contra a Pobreza | 2003-2008 | Ana Benavente
  • Assessoria da ADEA (Agence pour le Développement de l’Education en Afrique), Paris/Tunis | desde 2003 | Ana Benavente
  • Conselho Geral do BIE (Bureau International de l’Education), UNESCO, Genebra | 2001-2006 | Ana Benavente
  • Comité da OECD para o CERI (Center pour la recherche et l’innovation)| 1996- 2002 |Ana Benavente

Atividades de Avaliação

  • Associação European Association of Young Educators | Ana Paula Silva
  • Avaliador Externo, Master of Educational Technology, Dublin City University | Vitor Duarte Teodoro
  • Avaliador Externo ANPECyT, Agencia Nacional De Promocion Cientifica Y Tecnologica, Argentina | António Teodoro
  • Avaliador Especialista, Comissión Nacionalde Investigación Científica y Tecnológica, Chile | António Teodoro
  • Avaliador Especialista, Narodowe Centrum Nauki (NationalScience Centre), Polónia | António Teodoro
  • Inspeção Geral da Educação e Ciência - Ações de Avaliação Externa das Escolas