Notícias
Mário Antas eleito para a direção do ICOM Europa
Mário Antas, investigador integrado do CeiED, foi eleito para o Directory Board (2025–2028) do ICOM Europa.
A eleição decorreu na 27.ª Conferência Geral do ICOM, no Dubai.
O ICOM (Conselho Internacional de Museus) , criado em 1946, é a organização mundial dos museus e dos profissionais de museus. Dedica-se à promoção e proteção do património natural e cultural, presente e futuro, material e imaterial. Com mais de 35 000 membros em 135 países, a rede do ICOM é formada por profissionais que abarcam um grande leque de disciplinas relacionadas com os museus e o património.
Na sua função como membro da direção do ICOM Europa, Mário Antas, apoiado pela ICOM Portugal, irá representar os Profissionais de Museus em Portugal durante o período 2025-2028.
Investigador Marcelo Murta membro do júri do Prémio ICOM 2025-Dubai
O Investigador Marcelo Murta, docente do Departamento de Museologia e investigador da ReLeCo 2 - Memória Cidadania e Sociomuseologia, integrou o painel internacional que avaliou os projetos submetidos ao Prémio ICOM 2025, com base nas cinco dimensões-chave da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conhecidos como os 5 Ps: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.
Sete membros especialistas do júri conduziram o processo de seleção, incluindo quatro profissionais de museus e dois especialistas em sustentabilidade, sob a presidência do Presidente do Comité Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (ICOM SUSTAIN).
O vencedor do Prémio ICOM foi anunciado na Conferência Geral do ICOM, em novembro de 2025.
Universidade Lusófona atribui o título de Doutor Honoris Causa ao Professor Ivor Goodson
A Universidade Lusófona concedeu, no passado dia 13 de novembro, o título de Doutor Honoris Causa ao reconhecido académico Professor Ivor Goodson, numa cerimónia marcada pela celebração do conhecimento e da pedagogia.
O evento reuniu membros da comunidade académica, investigadores, estudantes e convidados institucionais, num auditório cheio para homenagear um dos mais influentes pensadores da educação contemporânea.
Em representação da FCSEA e do Instituto de Educação, o Diretor do CeiED, António Teodoro apresentou a justificação da proposta de atribuição do título, sublinhando o papel pioneiro de Ivor Goodson nos estudos sobre currículo, narrativas profissionais de professores e a transformação das instituições educativas.
O elogio ao novo Doutor foi proferido pela Investigadora do CeiED Elsa Estrela, que evidenciou a profundidade, coerência e relevância internacional da obra do homenageado, bem como a sua capacidade de inspirar gerações de investigadores.
O ponto alto da cerimónia foi a atribuição solene do título, formalizada pelo Reitor, seguida da alocução de agradecimento do Professor Ivor Goodson, que refletiu sobre a importância de haver alegria (“joy”) nos locais de trabalho e, em específico, nos contextos de educação.
A sessão encerrou com um segundo momento musical, celebrando um dia marcante para a Universidade Lusófona e para todos os que reconhecem na educação um motor de desenvolvimento humano e social.
Com esta distinção, a Universidade Lusófona reafirma o seu compromisso com a promoção da excelência científica e com o reconhecimento de personalidades que contribuem de forma significativa para o avanço da educação a nível global.
Doutoranda em Sociomuseologia participa no IX Foro Ibérico de Estudios Museológicos em Madrid
A investigadora Paula Fiúza, doutoranda em Sociomuseologia, participou em setembro no IX Foro Ibérico de Estudios Museológicos, realizado em Alcalá de Henares, Madrid (Espanha).
Doutoranda em Sociomuseologia apresenta comunicação em Colóquio Internacional sobre Jornalismo Literário em França
A investigadora em formação, Paula Fiúza, doutoranda em Sociomuseologia, participou no Colóquio Internacional “Literatura investigativa e jornalismo literário: rumo a um novo paradigma da prova?”, realizado nos dias 8 e 9 de outubro de 2025, em França.
A ciência como bem comum
Entre os dias 9 e 15 de novembro celebra-se a Semana Internacional da Ciência e da Paz, e o dia 10 de novembro é dedicado ao Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento.