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Luzia Lima-Rodrigues na conferência de abertura no III Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva
Luzia Lima-Rodrigues, investigadora do CeiED e diretora do Mestrado em Educação Especial e da Pós-Graduação em Educação Especial e Educação Inclusiva da Universidade Lusófona,
Professora Heidi Harju-Luukkainen visita o CeiED e a Universidade Lusófona para diálogo sobre formação de professores
No dia 10 de dezembro, o CeiED e a Universidade Lusófona receberam a visita da Professora Heidi Harju-Luukkainen, diretora da Unidade de Educação da Universidade de Jyväskylä (Finlândia).
Lucimar Dantas participa na CILPE 2025
Lucimar Dantas, investigadora do CeiED e co-coordenadora da ReLeCo Aprendizagem & Inovação participou como convidada na IV Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola - CILPE 2025, realizada nos dias 11 e 12 de Novembro, na Universidade de Cabo Verde, Cidade da Praia.
A CIPLE 2025 MULTILINGUISMO, INTERCULTURALIDADE, CIDADANIA foi coordenada pela diretora em Portugal da Organização dos Estados Ibero-americanos - OEI - a Professora Ana Paula Laborinho. Contou com a participação de decisores políticos, diplomatas, comunidade académica e representantes dos diversos países do espaço ibero-americano. Estiveram presentes organizações como a CPLP, o Instituto Camões, o Instituto Cervantes, a Real Academia Espanhola, a Academia Brasileira de Letras e o Instituto Guimarães Rosa.
Durante dois dias foram apresentadas mais de 80 comunicações, organizadas em 3 eixos temáticos: Geopolítica das Línguas e Cooperação Internacional, Línguas, Mobilidade, Educação Intercultural, Culturas, Desenvolvimento, Democracia.
A participação da investigadora Lucimar Dantas decorre da investigação que desenvolve sobre língua e aprendizagem e reforça os laços de parceria internacional no âmbito da nova Licenciatura em Estudos Portugueses da Universidade Lusófona, a iniciar no ano letivo de 2026/2027.
António Teodoro participa em seminário sobre os 50 anos do 25 de Novembro
O 25 de Novembro de 1975 continua a suscitar intensos debates historiográficos, políticos e memoriais, e foi este o ponto de partida do seminário “25 de Novembro, 50 anos depois”, que reuniu protagonistas diretos dos acontecimentos e investigadores dedicados ao estudo deste momento decisivo da história contemporânea portuguesa. O encontro propôs uma abordagem inovadora, plural e informada dos antecedentes, causas, dinâmicas, protagonistas e consequências do 25 de Novembro, tanto no plano nacional como internacional.
Entre os oradores destacou-se a participação de António Teodoro, diretor do CeiED, que integrou o Painel 2, dedicado às dinâmicas sociais e políticas, com uma comunicação, intitulada “Estabilizar, organizar e desenvolver o possível: As implicações da crise militar do Verão Quente de 1975 nas políticas de educação” (PDF, 145KB) .
O Painel 2 contou ainda com intervenções de Jacinto Godinho (CICANT – Universidade Lusófona), sobre o 25 de Novembro como “golpe” e “apagão em direto” na televisão, de Nuno Pinheiro (CIES‑IUL), acerca dos “dias finais” da chamada República Popular de Almada, e de João Francisco Pereira (CFE NOVA‑FCSH), que abordou as clivagens no catolicismo português no rescaldo do período revolucionário de 1974‑1975. A sessão foi moderada por António Araújo.
A participação de António Teodoro reforça a presença do CeiED no debate público sobre a memória da Revolução e da consolidação democrática, evidenciando a relevância da investigação em educação para compreender os efeitos estruturais dos conflitos políticos nas políticas públicas.
CeiED com duas atividades aprovadas na Semana da Ciência e Tecnologia 2025
O CeiED participa este ano na Semana da Ciência e Tecnologia com duas atividades aprovadas, ambas dedicadas à reflexão e divulgação científica nas áreas da educação digital e do bem-estar docente. A primeira iniciativa, “Da educação digital inclusiva à composição da cidadania digital nas escolas: conceitos, recursos e estratégias”, coordenada por André Freitas, decorre online e em formato totalmente assíncrono entre 24 e 30 de novembro. Dirigida a professores de diferentes níveis de ensino, a atividade disponibiliza um conjunto organizado de recursos que incluem vídeos curtos, textos orientadores, exemplos de práticas educativas e ferramentas digitais abertas. Estes materiais permitem aos participantes explorar, ao seu próprio ritmo, temas como acessibilidade, equidade, ética digital, segurança online e desenvolvimento da cidadania digital em contexto escolar. A iniciativa integra-se no projeto de investigação Educação Digital Inclusiva: Atelier de práticas reflexivas em ética digital (PE-CEIED-4/002/2024), financiado pelo CeiED / FCT, e disponibiliza ainda um canal de contacto direto com a equipa para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento de futuras ações.
A segunda atividade aprovada é o webinar “Resultados do projeto ACT4WBeing”, coordenado por Elsa Estrela e agendado para 28 de novembro, às 16h30. Esta sessão online apresenta os principais resultados da investigação ACT4WBeing – Tempos de mudança e mudança dos tempos: estudo das relações entre a autonomia curricular e o envolvimento e bem-estar dos professores. O projeto analisou os efeitos das políticas educativas implementadas desde 2016, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, incluindo dados recolhidos através de questionários a professores e trabalho empírico desenvolvido em três escolas/agrupamentos. O webinar contará com a participação dos consultores do projeto e incluirá um momento aberto de discussão, promovendo uma reflexão conjunta sobre os desafios, aprendizagens e oportunidades para o futuro da profissionalidade docente em Portugal. A sessão é de acesso gratuito mediante inscrição prévia.
Com estas duas iniciativas, o CeiED reforça o seu contributo para a disseminação de conhecimento científico e para o debate público sobre temas centrais da educação contemporânea, da cidadania digital ao bem-estar dos profissionais de ensino.
CeiED reúne-se com Comissão Externa de Aconselhamento Científico
O Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) realizou, nos dias 14 e 15 de novembro de 2025, uma reunião alargada com a sua Comissão Externa de Aconselhamento Científico (External Advisory Board - EAB), dedicada à reflexão estratégica sobre o futuro do centro no quadro do novo ciclo 2025‑2030.