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Nathália Pamio Luiz

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Doutoranda em Museologia com Bolsa de Investigação Cátedra UNESCO – ULHT (ULHT, 2019-2021). Mestre em Museologia (ULHT, 2020). Especialista em Gestão Cultural (PUC-SP, 2016) e em Ensino da Arte Especial e Inclusivo (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2015). Pós-Graduada em Produção Cultural (FAAP, 2014). Bacharel em Fotografia, Comunicação e Artes Visuais (Centro Universitário SENAC, 2011). Tem experiência na área de Museologia e Organizações Culturais, com ênfase em produção executiva, implantação museológica, comunicação, educação patrimonial e acessibilidades.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Museologia e Sociomuseologia;
  • Gestão Cultural;
  • Políticas Culturais;
  • Ciências da Comunicação e Informação;
  • Educação Patrimonial;

Projeto individual de doutoramento

Museu como tecnologia social: gestão museológica e práticas da Sociomuseologia

Professora Doutora Manuelina Duarte Cândido, Orientador

Este projeto de investigação se propõe a pesquisar os conceitos de tecnologia social e reconhecer o museu como uma, a pensar a Museologia sob um olhar de questionamentos dilatados, atento à integração sociocultural, ao desenvolvimento social e a metodologias práticas da função social do museu.

A pesquisa se desenvolve na busca por identificar, registar e analisar experiências museológicas pautadas na Sociomuseologia, possíveis e necessárias de serem aplicadas em museus de estruturas normativas – assim considerados por seus padrões tradicionais e modelos formais.

A proposta procura encontrar orientações para inovação na aplicabilidade e impacto social de tecnologias sociais desenvolvidas no âmbito da prestação de serviço dos museus, a fim de organizar e pautar categorias de mudança que possam ser implementadas em outras instituições, para que estes tenham ferramentas metodológicas para rever suas visões e missões, a fim de os capacitarem a serem museus “centrados sobre as pessoas” e que “propõem um fazer alternativo, crítico, democrático, inclusivo, polifónico e insurgente.” (Moutinho, 2020).

O objetivo é então pesquisar, mapear e analisar práticas, processos, métodos e técnicas que têm efetivamente caminhado para democratizar os usos, possibilitar os acessos e participações plurais e integradas. Buscar, por dentro das instituições, maneiras de abrir as portas para trabalhar não só “para”, mas COM e A PARTIR das pessoas.

Publicações Selecionadas Selected Publications

Artigos em revistas internacionais

  • Murta, M. L., Gonçalves, E. de A., & Luiz, N. P. (2019). Cultura, Cidadania e Desenvolvimento: As políticas culturais brasileiras e a Política Nacional de Cultura da República do Kiribati. Anais do X Seminário Internacional de Políticas Culturais, 10, 1155–1166. Disponível aqui.

Comunicações em eventos internacionais

  • Simão, M., Biléssimo, A., & Luiz, N. P., (2020). O Lugar do Património Cultural Imaterial nos Processos Educativos. Conferencia Internacional Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Disponível aqui.
  • Luiz, N. P., (2020). Expografia Criativa no âmbito do Projeto Piloto Educação Patrimonial (Cátedra UNESCO-ULHT). Sessão 6: Transformação e Impactos. Conferencia Internacional Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Disponível aqui.
  • Simão, M., Biléssimo, A., & Luiz, N. P., (2020). The Place of Intangible Cultural Heritage in Educational Processes. Thirteenth International Conference on the Inclusive Museum, Museum of Lisbon. Disponível aqui.
  • Luiz, N. P., (2019). Expografia Criativa no âmbito do Projeto Educação Patrimonial (Cátedra UNESCO-ULHT). (Eixo temático: Educação para a Cidadania, currículo e flexibilização curricular). I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT, Lisboa.
  • Murta, M. L., Abreu, E., & Luiz, N. P., (2019). Cultura, Cidadania e Desenvolvimento: A Política Nacional de Cultura da República do Kiribati. (Mesa XXII – Cultura e participação). X Seminário Internacional de Políticas Culturais, Fundação Casa de Rui Barbosa e Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão, Rio de Janeiro. Disponível aqui.

Comunicações em eventos nacionais

  • Luiz, N. P. (2019). Planeamento Museológico e Sustentabilidade: O Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil. XI Seminário de Investigação em Sociomuseologia: Processos decoloniais e sociomuseologia, Departamento de Museologia, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT, Lisboa.
  • Luiz, N. P. (2018). Planejamento Museológico e Sustentabilidade: o Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil como estudo de caso. (Área temática: 7. Espaços, formação e desenvolvimento humano). VIII Encontro de Investigadores – Investigação em Educação: Percursos e processos contemporâneos, CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT, Lisboa.