Doutoramentos

Doutoramentos

Depoimentos


Regime de funcionamento

O calendário e horário dos seminários é divulgado com antecedência e toma em consideração a frequência simultânea do Programa por estudantes bolseiros (ou equiparados a bolseiro) e em regime pós-laboral, nacionais ou estrangeiros.

Para os estudantes estrangeiros estão previstas formas de organização que articularão presenças em Portugal com a investigação empírica feita nos respectivos países. Nos meses de Janeiro e Julho de cada ano realizam-se, de modo concentrado, os seminários previstos na parte curricular do Programa Doutoral. Esses períodos de estadia em Portugal permitem igualmente aos estudantes um contacto estreito com os orientadores, a realização nas bibliotecas portuguesas da revisão de literatura necessária à respectiva pesquisa, bem como a frequência de iniciativas científicas e culturais. O Programa dispõe de meios de Educação a Distância que apoiarão os candidatos em todas as fases da sua pesquisa. No âmbito de protocolos existentes com IES estrangeiras, ou pertencentes ao Grupo Lusófona, podem ser desenvolvidas formas de apoio presencial nos países de origem, nomeadamente de carácter metodológico, quando para tal existam condições materiais e científicas.

Catálogo 100 Teses de Doutoramento em Educação – ULHT

Em 2 de novembro de 2018, o Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias completou o seu 100º Doutoramento.

O presente catálogo reúne os resumos, em Português e em Inglês, das Teses apresentadas e defendidas entre 2009 e 31 de dezembro de 2018, num total de 101, das quais 5 têm a menção de Doutoramento Europeu, em resultado de uma permanência parcial do doutorando em universidade estrangeira (entre outras condições exigidas).

Este catálogo é uma fatia de passado, para utilizarmos a expressão do historiador italiano Carlo Cippola, que marca o Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e que, em 2019, entra na segunda década de sua existência.

Tudo faremos para que este Doutoramento seja um espaço público de formação avançada, que tenha na construção da cidadania global e na luta pela justiça social (e cognitiva) os seus eixos estruturantes.