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Entretextos
Entretextos é uma publicação online do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (CeiED) e está vocacionada para a divulgação de pesquisas realizadas no âmbito da Educação. Os artigos aqui publicados dizem respeito aos resultados de projetos de pesquisa realizados pelos investigadores da Unidade de Investigação do Instituto de Ciências de Educação da ULHT, bem como por investigadores de outros centros de investigação nacionais ou internacionais, com quem o centro estabelece diversas parcerias.
Para além de publicar relatórios de progresso de projetos de investigação nacionais e internacionais, a Entretextos também inclui publicações sobre as pesquisas efetuadas no âmbito dos programas de mestrado e de doutoramento. Do mesmo modo, publica versões preparatórias de artigos, capítulos de livro e textos apresentados em congressos, conferências, seminários, encontros científicos e workshops. Por outro lado, são também privilegiadas as produções que incidam sobre testemunhos reveladores da prática profissional dos diversos atores associados à Educação.
Neste contexto, será destacada a publicação de textos que contribuam para o enriquecimento do conhecimento da investigação científica realizada no âmbito das Ciências da Educação e em domínios afins. O propósito desta publicação é, pois, potenciar relações inter e transdisciplinares e, ao mesmo tempo, revelar trabalhos de investigação que, pela sua dimensão empírica e fundamentação teórica, são testemunhos de uma produção científica sólida e sustentada.
A promoção da reflexão e a discussão sobre a investigação realizada no domínio das Ciências da Educação é um dos objetivos fundamentais da Entretextos uma vez que também é seu propósito fornecer quadros teóricos e metodológicos que possam sugerir orientações a todos os que, direta ou indiretamente, desenvolvem investigação na área da Educação.
Normas de apresentação dos Entretextos
- 2018
- 2014
- 2013
- 2012
- 2011
- N.º43 - Necessidade Educativas Especiais: emergência do conceito
- N.º42 - A criação do município de Cruz no discurso de Nicodemos Araújo: conflito ou harmonia?
- N.º41 - Educação inclusiva: a cooperação dos "atores" educativos e a emergência de um novo paradigma de escola
- N.º40 - Psicanálise e Psicopedagogia: a aprendizagem do sujeito aprendente
- N.º39 - A influência dos naturalistas franceses nos manuais escolares portugueses de ciências naturais: o caso das teorias da origem das espécies
- N.º38 - A utilização das novas tecnologias no campo educativo e na promoção da cidadania
- N.º37 - Os Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário: a participação das professoras (1927-1928)
- N.º36 - Instituições de Ensino Superior. Alternativas Pedagógicas
- N.º35 - A importância da escola Marieta Rios para a educação de Itarema
- N.º34 - Leitura(s) e tradutibilidade: a biblioteca borgeana
- 2010
- N.º33 - Educação no Campo e as Clases Multisseriadas - Um Enfoque no Currículo Multicultural
- N.º32 - Revisitar o passado da língua portuguesa para melhor compreender o presente
- N.º31 - A Educação Inclusiva não é uma utopia. Relato de um projecto de intervenção
- N.º30 - A Formação Cívica e a prevenção das toxicodependências
- N.º29 - A função inalienável das Artes Visuais
- N.º28 - A tutoria e a mediação na inclusão de alunos com multideficiência
- N.º27 - A educação inclusiva: uma estratégia que responde a todos
- N.º26 - O ensino liceal em Portugal no início do Estado Novo: Reflexões em torno do I Congresso Pedagógico do Ensino Secundário Oficial
- N.º25 - "Sobrevoando" a deficiência: do que os portugueses pensam ao que os políticos fazem
- N.º24 - O papel da escola no reforço da ética e valores relativamente à inclusão
- N.º23 - Escola inclusiva: que formação de professores
- N.º22 - Os saberes e poderes da reforma de 1905
- N.º21 - Vencer barreiras. O acesso dos cegos à escolarização
- N.º20 - Corpo, sociedade e escola: sensibilidade educativa
- N.º18 - Conceptualizando… De anormal a pessoa em situação de deficiência: revisitando e contextualizando conceitos
- N.º17 - De volta às origens: a reinserção da filosofia nos currículos escolares brasileiros
- N.º16 - Polissemias: o corpo múltiplo e as suas representações
- N.º15 - Minha filha aprende a falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais
- N.º14 - A educação no Portugal dos anos 60: uma análise do discurso ideológico dos parlamentares da ditadura na Assembleia Nacional (1961 - 1964)
- N.º13 - Aonde nos leva a diversidade da língua portuguesa?
- N.º12 - O outro de si no contexto da experiência carcerária: educação e reabilitação, ocultação e desvelamento
- N.º11 - O outro de si no contexto da experiência carcerária: educação e reabilitação, ocultação e desvelamento
- N.º10 - Sinais dos tempos no espaço e no corpo ou a condição progressivamente fragmentária da identidade
- N.º9 - As lideranças e a diferenciação curricular inclusiva: que caminhos para a escola do século XXI?
- N.º8 - Mudam-se os tempos ... mudam-se as identidades. Uma perspectiva diacrónica de mudanças e continuidades
- N.º7 - O ensino da matemática no estado novo – segundo ciclo liceal. incursões pela imprensa da época (1947-1968)
- N.º6 - A inclusão e a educação democrática como factores nucleares da construção das boas escolas
- N.º5 - A Escola e os professores na imprensa de opinião no estado novo em Portugal (1945-1961)
- N.º4 - Governo e salvação do corpo: a lenta inflexão do discurso da salvação
- 2009
- N.º3 - Classe social e educação. Uma reflexão sobre o processo político e social português. Do Estado Novo ao Mercado Educativo
- N.º2 - De menina a mestra: memórias do curso de formação feminina
- N.º1 - O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I república. A Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica