Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

José B. Duarte

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Na Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, de que é professor associado desde 1998-99, leciona, entre outras, as disciplinas de Introdução às Ciências da Educação, de Teorias e Práticas Educativas, de Observação de Contextos Educativos, de Educação e  Formação de Adultos, da Licenciatura em Ciências da Educação. Leciona também o módulo de Epistemologia das Ciências Sociais e de Ciências da Educação do Mestrado em Ciências da Educação, e o módulo de Currículo: Teorias, Estratégias, Avaliação no Mestrado de Administração Educacional e Regulação da Educação.

Foi docente das disciplinas de Didática da Língua Portuguesa e de Organização e Desenvolvimento Curricular na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação de Lisboa, e disciplinas afins na Escola Superior de Educação e na Escola do Magistério de Lisboa, e de Língua Portuguesa no Ensino Secundário.

Coordena o projeto Manuais Escolares e Atividades dos Alunos.

É autor de artigos na “Revista Lusófona de Educação” e na Revista “Entrelugares” da Universidade Federal do Ceará e, entre outras obras, é autor de “A Contestação escondida. Críticas dos jovens à escola atual”, sobre o insucesso existencial confidencializado por estudantes de bom sucesso escolar (2005, São Paulo: Cortez Editora, distribuição portuguesa de Dinalivro).

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Pedagogia diferenciada e Escola Inclusiva
  • Supervisão pedagógica e estratégias promotoras da curiosidade pelo saber
  • Educação de adultos, formação pessoal e diversidade de saberes

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Duarte, J. B., & Nogueira, J. R. (2019). From the Hidden Protest of Students towards Problem-Based Learning. Education Sciences, 9(3). https://doi.org/10.3390/educsci9030215
  • Madeira, J., & Duarte, J. B (2019). Inspeção e inovação: um novo relacionamento com as escolas? Revista Lusófona de Educação, 42, 45-58. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle42.03
  • Duarte, J.B. (Coord.) (2015). A contestação escondida. Críticas dos jovens à escola atual. Cortez Editora.
  • Duarte, J.B. (2015). Textbooks and curiosity for science. Conference Volume 12th Iartem Conference, Ostrava.
  • Duarte, J. B. (2015). Complementary digital and paper resources: towards epistemic curiosity vs boredom in schools. IARTEM 13th International Conference Berlin.
  • rante, 26(1), 119-144. https://doi.org/10.48489/quadrante.22941