José B. Duarte
Na Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, de que é professor associado desde 1998-99, leciona, entre outras, as disciplinas de Introdução às Ciências da Educação, de Teorias e Práticas Educativas, de Observação de Contextos Educativos, de Educação e Formação de Adultos, da Licenciatura em Ciências da Educação. Leciona também o módulo de Epistemologia das Ciências Sociais e de Ciências da Educação do Mestrado em Ciências da Educação, e o módulo de Currículo: Teorias, Estratégias, Avaliação no Mestrado de Administração Educacional e Regulação da Educação.
Foi docente das disciplinas de Didática da Língua Portuguesa e de Organização e Desenvolvimento Curricular na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação de Lisboa, e disciplinas afins na Escola Superior de Educação e na Escola do Magistério de Lisboa, e de Língua Portuguesa no Ensino Secundário.
Coordena o projeto Manuais Escolares e Atividades dos Alunos.
É autor de artigos na “Revista Lusófona de Educação” e na Revista “Entrelugares” da Universidade Federal do Ceará e, entre outras obras, é autor de “A Contestação escondida. Críticas dos jovens à escola atual”, sobre o insucesso existencial confidencializado por estudantes de bom sucesso escolar (2005, São Paulo: Cortez Editora, distribuição portuguesa de Dinalivro).
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Pedagogia diferenciada e Escola Inclusiva
- Supervisão pedagógica e estratégias promotoras da curiosidade pelo saber
- Educação de adultos, formação pessoal e diversidade de saberes
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Duarte, J. B., & Nogueira, J. R. (2019). From the Hidden Protest of Students towards Problem-Based Learning. Education Sciences, 9(3). https://doi.org/10.3390/educsci9030215
- Madeira, J., & Duarte, J. B (2019). Inspeção e inovação: um novo relacionamento com as escolas? Revista Lusófona de Educação, 42, 45-58. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle42.03
- Duarte, J.B. (Coord.) (2015). A contestação escondida. Críticas dos jovens à escola atual. Cortez Editora.
- Duarte, J.B. (2015). Textbooks and curiosity for science. Conference Volume 12th Iartem Conference, Ostrava.
- Duarte, J. B. (2015). Complementary digital and paper resources: towards epistemic curiosity vs boredom in schools. IARTEM 13th International Conference Berlin. rante, 26(1), 119-144. https://doi.org/10.48489/quadrante.22941