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CeiED

Programa Estratégico 2025-2029

Os fatores de incerteza que pairam sobre os próximos anos são vastos, abrangendo desde o conflito na fronteira oriental da Europa e suas consequências, até às múltiplas implicações da Inteligência Artificial (IA) no ensino superior e na investigação. Ao estabelecer os seus objetivos e estratégia para 2025-2029, o CeiED baseia-se em vários documentos orientadores, nomeadamente o Relatório da UNESCO (2021), os Quadros da UE relativos às Áreas Europeias de Educação e Investigação, e o relatório da EUA Uma Universidade Sem Fronteiras (2021).

Alinhado com o conceito de educação como um Bem Comum Global, o CeiED esforça-se por enfrentar desafios cruciais na educação, sociomuseologia e investigação, com ênfase na inclusão, diversidade e perspectivas decoloniais. As suas áreas estratégicas abrangem a investigação, a formação avançada e a ciência pública, abordando temas como políticas públicas, pedagogia decolonial e estudos de memória.

O CeiED dá prioridade a pedagogias inovadoras, o desenvolvimento profissional e a investigação interdisciplinar para promover o desenvolvimento holístico da aprendizagem e do bem-estar social. Além disso, compromete-se melhorar a educação doutoral, fomentando uma cultura de investigação entre os doutorandos e os investigadores juniores. O CeiED visa ampliar as suas redes internacionais, promovendo colaborações na Europa, no espaço Ibero-americano e facilitando a cooperação Norte-Sul.

A estrutura do CeiED respeita os regulamentos da FCT. Compreende um Conselho Científico, composto por 36 investigadores integrados, que elege o Coordenador Científico, por inerência, o Diretor. Uma Direção, que representa a diversidade da composição do CeiED; a Comissão de Ética; a Comissão Executiva e a Comissão Externa de Aconselhamento Científico. O staff do CeiED é composto por 5 membros a tempo integral e 1 a tempo parcial, responsáveis pela gestão de projetos de I&D e dos canais de comunicação.

O modelo operacional do CeiED traduz uma organização rizomática, fomentando hubs flexíveis de atividades de pesquisa denominados Comunidades de Investigação e Aprendizagem (ReLeCo).

Estas comunidades concentram-se em áreas específicas, promovendo a colaboração, publicação e apoio aos investigadores em formação. As ReLeCo abrangem seis áreas: Políticas Públicas e Governação em Educação; Memória, Cidadania e Sociomuseologia; Estudos Socioartísticos para a Decolonialidade e a Sustentabilidade; Formação, Profissionalismo e Identidades Docentes; Aprendizagem e Inovação; e Estudos em Mediação Social e Educativa.

O CeiED é editor de duas revistas internacionais, a Revista Lusófona de Educação (RLE) e os Cadernos de Sociomuseologia (CSM), que se destacam nos campos das Ciências da Educação e da Sociomuseologia. As suas iniciativas de ciência pública combinam investigação, ensino e divulgação social por meio do Observatório de Políticas de Educação e Formação (uma estrutura conjunta com o Laboratório Associado CES-U. Coimbra) e do Fórum de Ciência Pública.