Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Ana Rita Alves

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Ana Rita Alves é antropóloga (2008), mestre em Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo e doutora em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas (2023). O seu envolvimento com diferentes disciplinas, da antropologia, à teoria crítica da raça ou aos estudos urbanos, tem sido fundamental na análise de processos de violência política anti-negra e anti-Roma em Portugal nos domínios da epistemologia, habitação e justiça, resultando em inúmeras publicações, entre as quais o livro “Quando Ninguém Podia Ficar: Racismo, Habitação e Território” (Tigre de Papel, 2021). 

Ana Rita foi uma das 2020-2021 Black Studies Dissertation Scholar da Universidade da Califórnia Santa Bárbara (EUA). Tem participado em vários projetos de investigação, entre os quais “COMBAT – O Combate ao racismo em Portugal: uma análise das políticas públicas e da lei antidiscriminação” (FCT, 2016-2020) ou “AFRO-PORT – Afrodescendência em Portugal: Sociabilidades, Representações e Dinâmicas Sociopolíticas e Culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa” (FCT, 2019-2021).

O seu trabalho beneficia de um diálogo estreito com coletivos de base, gerador de uma visão epistemológica única e de uma compreensão das consequências quotidianas das governamentalidades anti-negras e anti-Roma no país, resultando num conjunto de iniciativas de reconstrução e memorialização de lugar através da coprodução de eventos comunitários, da co-curadoria de exposições e da (co)autoria de histórias sobre espaços autoproduzidos e de realojamento. Ana Rita é cofundadora do CHÃO – Atelier de Antropologia Urbana (2015), um grupo de extensão académica empenhado em fortalecer a relação entre a academia e a sociedade civil. Como intelectual pública tem participado do debate antirracista em Portugal.

Atualmente é investigadora no projeto "AGRRIN - Corpos Geradores: da agressão à insurgência. Contributos para uma pedagogia decolonial” (FCT, 2023-2026) no CeiED - Universidade Lusófona, integra a equipa do projeto exploratório "FILMASPORA - Filmes Populares na Diáspora: para uma nova cine-geografia da área metropolitana de Lisboa" (2023.11438.PEX) e é Investigadora Colaboradora no Centro de Estudos Sociais (CES - Universidade de Coimbra).

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Teoria Crítica da Raça
  • Estudos Urbanos
  • Antropologia do Estado

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Alves, A. R. (2025). Up Against the Wall: Disorganising and Silencing Political Blackness in Portugal. Antipode: A Radical Journal of Geographyhttps://doi.org/10.1111/anti.13133
  • Alves, A. R. (2022). Portuguese urban studies: between race and the absence of racism. In N. K. H., & G. Picker, Giovanni (Eds.), Modernity, race and colonialism in European cities (pp. 192-212). Manchester University Press.
  • Alves, A. R. (2021). Quando Ninguém Podia Ficar: Racismo, Habitação e Território. Tigre de Papel.
  • Alves, A.R., & Maeso, S. R. (2021). A racialização do espaço pela mão da política local: anticiganismo, habitação e segregação territorial. In S. Maeso (Ed.), O Estado do Racismo em Portugal: Racismo antinegro e anticiganismo no direito e nas políticas públicas (pp. 157-180). Tinta da China.
  • Raposo, O., Alves, A. R., Varela, P., & Roldão, C. (2019). Negro Drama. Racismo, segregação e violência policial nas periferias de Lisboa. Revista Crítica de Ciências Sociais, 119, 5-28.