Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Bento Cavadas

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Licenciou-se em Ensino de Biologia/Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e doutorou-se em Ciências da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca, com a tese “A evolução dos manuais escolares de Ciências Naturais do ensino secundário em Portugal 1836 – 2005”.

É Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, na qual coordena o curso de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Participou em diferentes projetos internacionais, como o COST-EuroScitizen, e em projetos Erasmus +, como o ENREAC-HEI, YESI e Teacher Academy Project – Teaching Sustainability.

É autor de livros de apoio escolar nas áreas de Estudo do Meio, Ciências Naturais e Biologia/Geologia. Integra a equipa do projeto CreativeLab_Sci&Math®.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Didática das ciências;
  • Formação de professores;
  • Manuais escolares;
  • Integração das ciências e da matemática.

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Mavrikaki, E.,   Realdon, G., Aivelo, T., Bajrami, A.,  Bakanay, C. D., Beniermann, A., Blagojević, J., Butkeviciene, E., Cavadas, B., … & Sá-Pinto, X. (2024). Evolution in European and Israeli school curricula–a comparative analysis. International Journal of Science Educationhttps://doi.org/10.1080/09500693.2023.2293090
  • Cavadas, B., & Sá-Pinto, X. (2023). Conceptions of Portuguese Prospective Teachers about Real-Life Evolution Situations. Center for Educational Policy Studies Journal, 13(1), 95-119. https://doi.org/10.26529/cepsj.1507
  • Cavadas, B., Rézio, S., Nogueira, J.R., & Branco, N. (2022).A Framework and a Research Design Proposal to Identify Preservice Teachers’ Integration Performance of Science and Mathematics. Can. J. Sci. Math. Techn. Educ. 22, 101-129. https://doi.org/10.1007/s42330-022-00198-2
  • Cavadas, B., & Correia, M. (2022). Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysis. Cuadernos de Psicología del Deporte, 22(2), 1-14. https://revistas.um.es/cpd/article/view/468741/322731
  • Cavadas, B. (2021). Plate tectonics in Portuguese and Spanish science textbooks: from the 1960s to the 1980s. Earth Sciences History, 40(2), 538-565. https://doi.org/10.17704/1944-6187-40.2.538