Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cristina Sin

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cristina Sin é Professora Auxiliar na Universidade Lusófona (Porto) e investigadora integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares para a Educação e Desenvolvimento (CeiED) desde 2022. Obteve o doutoramento em Educação pela Universidade de Lancaster (Reino Unido) em 2012. No passado trabalhou como investigadora na Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), entre 2017-2022, e como bolseira de pós-doutoramento (financiada pela FCT) no Centro de Investigação em Políticas de Ensino Superior (CIPES), entre 2012-2017. A sua carreira no ensino superior começou já antes do doutoramento, em 2005, na Higher Education Academy (Reino Unido), onde geriu projetos de melhoria do ensino e da aprendizagem no ensino superior.

Tem desenvolvido investigação em políticas de ensino superior, passando de estudos mais gerais das políticas europeias de ensino superior e a sua implementação (Processo de Bolonha) para tópicos específicos como mobilidade internacional de estudantes, empregabilidade, equidade, garantia de qualidade e endogamia. Participou em projetos nacionais e internacionais com financiamento público competitivo e em estudos nacionais financiados por fundações privadas sobre os temas acima mencionados. A mobilidade internacional de estudantes é o seu principal interesse de investigação. Foi coordenadora de um projeto, financiado pela Edulog - Fundação Belmiro de Azevedo, que mapeou os estudantes internacionais em Portugal e analisou estratégias de recrutamento internacional. Também contribuiu como consultora para estudos encomendados por organizações nacionais e internacionais, incluindo a avaliação do programa Erasmus+ 2014-2020 em Portugal, encomendada pela Agência Nacional Erasmus+. É membro de duas Ações COST: European Network on International Student Mobility (Action CA20115) and Rising nationalisms, shifting geopolitics and the future of European higher education/research openness (Action CA22121). Desde janeiro de 2021, é Editora Associada do European Journal of Higher Education.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Políticas do ensino superior;
  • Internacionalização;
  • Mobilidade internacional;
  • Equidade;
  • Endogamia académica.

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Sin, C., Tavares, O., & Aguiar, J. (2023). COVID-19: Threat or Opportunity for the Portuguese Higher Education's Attractiveness for International Students? Journal of Studies in International Education, 27(1), 21–38. https://doi.org/10.1177/10283153221121396
  • Sin, C., Tavares, O., Aguiar, J., Biscaia, R., & Amaral, A. (2022). International students in Portuguese higher education: who are they and what are their choices?. Studies in Higher Education, 47(7), 1488-1501. https://doi.org/10.1080/03075079.2021.1916907
  • Tavares, O., Sin, C., Sá, C., Bugla, S., & Amaral, A. (2022). Inbreeding and research collaborations in Portuguese higher education. Higher Education Quarterly 76 (1), 102-115. https://doi.org/10.1111/hequ.12301
  • Sin, C., Antonowicz, D., & Wiers-Jenssen, J. (2021). Attracting international students to semi-peripheral countries: A comparative study of Norway, Poland and Portugal. Higher Education Policy, 34(1), 297-320. https://link.springer.com/article/10.1057/s41307-019-00135-3
  • Tavares, O., Sá, C., Sin, C., & Amaral A. (Eds.) (2022). Equity Policies in Global Higher Education: Reducing Inequality and Increasing Participation and Attainment. Cham, Switzerland: Palgrave/Springer Nature. https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-030-69691-7