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João Robert Nogueira

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João Robert Nogueira é licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Mestre em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico, é doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com a tese “Programação computacional e aprendizagem significativa em Física: um estudo exploratório com alunos do Ensino Secundário”. Como formação suplementar, fez a parte escolar do Mestrado em Gravitação e Altas Energias na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

É professor auxiliar da Faculdade de Engenharia de ULHT, instituição na qual leciona, desde 1997, disciplinas nas áreas da Física, da Matemática e da Programação. Foi, durante três anos, Professor de Física (Assistente estagiário) na Universidade da Beira Interior, tendo tido também uma experiência de dois anos no Ensino Básico e Secundário, no qual lecionou Física e Química e Matemática. É, desde 2010, coordenador da área científica da Física da Faculdade de Engenharia da ULHT. Faz parte da ReLeCo: Aprendizagem & Inovação. Participa actualmente em três projectos ERASMUS+ KA2: "Integrated STEM Education with an Interactive Digital Library for Curious Kids" (ID KA220-SCH-818DA381); "Climate Change and STEM Education in Classrooms" (ID KA220-SCH-4B26A985); "STEAMing up the sustainability with Sustainable Development Goals" (ID KA220-SCH-101EA0B0). Entre 2003 e 2013, foi investigador assistente no grupo MARETEC da secção de Ambiente e Energia do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico. Durante este período, desenvolveu trabalho na área da modelação oceanográfica, bem como na da modelação biológica.

Atualmente, trabalha na área da didática das Ciências, com enfoque na utilização da programação e de ambientes computacionais nos processos de Ensino/aprendizagem da Física, da Química e da Matemática. Procura, com estas metodologias, potenciar a aprendizagem significativa das Ciências, baseada na interdisciplinaridade e na integração de conceitos.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Ensino das Ciências;
  • Didática da Física;
  • Aprendizagem significativa das Ciências;
  • Programação Computacional;

Publicações

Principais publicações

  • Nogueira, J., Marques, P. C. & Guerra, C. (2023). Integrated Physics Learning using an interdisciplinary Inquiry Learning Space: An exploratory study using computer programming. In B. Cavadas & N. Branco (Eds.). Interdisciplinarity Between Science and Mathematics in Education (176-195), IGI Global. ISBN: 9781668457658
  • Cavadas, B., Rézio, S., Nogueira, J.R. & Branco N. (2022). A Framework and a Research Design Proposal to Identify Preservice Teachers’ Integration Performance of Science and Mathematics. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 22, 101–129. https://doi.org/10.1007/s42330-022-00198-2
  • Duarte, J. & Nogueira, J.R. (2019). From the Hidden Protest of Students towards Problem-Based Learning. Education Sciences, 9 (3), 215. https://doi.org/10.3390/educsci9030215
  • Nogueira, J.R., Alves, R. & Marques, P.C. (2019). Computational Programming as a Tool in the Teaching of Electromagnetism in Engineering Courses: Improving the Notion of Field. Education Sciences, 9 (1), 64. https://doi:10.3390/educsci9010064
  • Santos A., J. Nogueira & H. Martins 2005. Survival of Sardine Larvae off the Atlantic Portuguese Coast: A preliminary numerical study. ICES Journal of Marine Science, 62 (4), 634-644. https://doi.org/10.1016/j.icesjms.2005.02.007