
Arantxa Ciafrino
Arantxa Ciafrino é doutoranda em Sociomuseologia na Universidade Lusófona, com apoio de uma Bolsa de Pesquisa da Cátedra da UNESCO - "Educação, Cidadania e Diversidade Cultural".
Atua como pesquisadora no na Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa e integra o projeto de pesquisa CARIM - Arte Contemporânea - Um caminho para uma museologia inclusiva, financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT).
A sua formação acadêmica inclui uma graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e um mestrado em História da Arte Contemporânea e Cultura Visual em um programa colaborativo organizado pela Universidade Autônoma de Madrid (UAM), a Universidade Complutense de Madrid (UCM) e o Museu Nacional Reina Sofía. Possui experiência profissional em produção cultural, pesquisa e curadoria.
Em 2019, criou uma série de exposições focadas em arte sonora, vídeo e performance, denominada Wechseln, que ocorreu em diferentes espaços independentes de arte em Madrid e Berlim. Ela já trabalhou para museus e galerias de arte e atualmente está conduzindo pesquisa sobre Dança contemporânea e performance como prática decolonial em museus como parte de seus estudos de doutoramento.