Skip to main content

Eventos

EDITAL BOLSA DE INVESTIGAÇÃO | Refª. BI-Mestre-2024.13368.PEX-AprilUnionism

A COFAC, Cooperativa de Animação e Formação Cultural crl/Universidade Lusófona, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para mestre no âmbito da participação do CeiED - Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento - no projeto “O poder do protesto. A Revolução de Abril e a construção do movimento sindical docente português (1974-1979),” com a referência 2024.13368.PEX, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P./MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC).

Perfis dos/as candidatos/as

Este concurso irá selecionar candidatos/as para uma posição de Bolsa de Investigação de Mestre com o seguinte perfil científico:

  • Mestrado em Filosofia (preferencial), Ciências da Educação; outras áreas das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, História);
  • Bom domínio da língua portuguesa e da língua inglesa. Os candidatos devem ser capazes de se exprimir claramente em ambas as línguas, oralmente e por escrito;
  • Experiência anterior em projetos de investigação científica, de preferência no âmbito dos percursos do Associativismo e Sindicalismo Docentes em Portugal;
  • Experiência na utilização de metodologias de investigação qualitativa.

Responsabilidades do/a candidato/a selecionado/a

O/A candidato/a selecionado/a terá as seguintes responsabilidades;

  • Colaborar com o investigador responsável na organização e monitorização das atividades do projeto;
  • Desenvolver revisões da literatura, aprofundar o estado da arte e contribuir para o enquadramento teórico;
  • Participar na construção e afinação dos instrumentos de recolha de dados, incluindo entrevistas, análise documental, mapeamento histórico-institucional e organização de arquivos;
  • Interagir com investigadores externos, associações profissionais, sindicatos, instituições educativas e parceiros internacionais relevantes para o projeto;
  • Contribuir para o fortalecimento das redes de investigação e para a internacionalização do trabalho desenvolvido;
  • Redigir artigos científicos em coautoria com a equipa do projeto, para submissão a revistas indexadas nacionais e internacionais;
  • Elaborar relatórios intermédios e finais de investigação.

Legislação e Regulamentação Aplicável

Lei nº 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterações subsequentes; Regulamento da FCT (Agência Nacional para a Ciência e Tecnologia) para a Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos, e Regulamento de Bolsas da Universidade Lusófona.

Local de Trabalho

A investigação será realizada nas instalações do CeiED em Lisboa, Portugal. O Coordenador Científico é o Doutor António Teodoro.

Duração do contrato

A Bolsa terá a duração de 17 meses, com início preferencialmente em fevereiro de 2026 e terá um período experimental de 6 meses. Os contratos de bolsa poderão ser prorrogados por períodos iguais ou diferentes, até ao final do projeto.

Prazo de candidatura

O período para submissão de candidaturas abre em: 7 de janeiro de 2026

O período para submissão de candidaturas encerra em: 20 de janeiro de 2026

Benefícios

Subsídio mensal

A bolsa mensal é de 1 309,64 euros, de acordo com o Regulamento de Bolsas da Agência Nacional FCT. A este valor acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais.

Critérios de elegibilidade

Requisitos

  1. Ter obtido o grau de mestre em Filosofia (preferencial), Ciências da Educação outras Ciências Sociais (processo de defesa finalizado) até ao prazo limite para submissão de candidaturas;
  2. Estar inscrito em curso conferente, ou não, de grau académico;
  3. Interesses de investigação em percursos do Associativismo e Sindicalismo Docentes em Portugal;

Os/As candidatos/as com um grau académico e diploma emitido por uma Instituição de Ensino Superior estrangeira devem apresentar prova do reconhecimento do grau académico pelo Sistema de Ensino Superior Português (lei DL66/2018). Os/As candidatos/as que não tenham o reconhecimento do seu grau académico serão admitidos a concurso. Caso seja selecionado, o/a candidato/a terá de apresentar prova do reconhecimento do seu grau académico pelas autoridades portuguesas antes da assinatura do contrato.

O/A candidato/a selecionado/a terá de entregar o reconhecimento do diploma no prazo de 15 dias após a comunicação dos resultados da candidatura. Decorridos os 15 dias, o Júri pode decidir:

  1. Prorrogar o prazo para o candidato comprovar o reconhecimento;
  2. Atribuir o lugar a outro candidato;
  3. Ou não preencher a vaga.

Documentos de candidatura

As candidaturas devem incluir:

  1. Carta de apresentação/motivação em português e inglês (máx. 2 páginas);
  2. Curriculum Vitae com um max. 5 páginas, em português ou inglês, destacando os itens mais relevantes para o tema do concurso;
  3. Cópia dos certificados de habilitações e outros documentos relevantes para efeitos de elegibilidade (os candidatos devem ter o grau de doutor até à ao prazo limite para submissão de candidaturas do presente concurso). Se, durante o período de candidatura, o/a candidato/a não tiver prova de reconhecimento do seu grau académico pelo Sistema de Ensino Superior Português (DL66/2018), deve apresentar uma declaração de honra comprometendo-se a entregar o reconhecimento do grau no prazo de 30 dias após a comunicação dos resultados da candidatura.

As candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico, em formato .pdf, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar. até ao prazo limite de submissão da candidatura. As candidaturas devem incluir uma indicação clara da referência do presente concurso (Refª. BI-Mestre-2024.13368.PEX-AprilUnionism).

Processo de seleção

Os/As candidatos/as serão selecionados/as numa 1ª fase com base no seu mérito científico (30%), percurso curricular (30%), experiência anterior em projetos científicos (25%) e carta de apresentação/motivação (15%), eventualmente complementada por entrevista (2ªa fase). Caso o júri opte por entrevistar os/as candidatos/as, a avaliação da 1ª fase corresponderá a 85%, pela ordem apresentada – 30%; 30%; 15%; 10% - e a entrevista 15% no total da avaliação.

A escala aplicada a cada critério é de 0 a 10.

O Júri reserva-se o direito de não selecionar nenhum/a candidato/a para o cargo se as candidaturas não corresponderem às normas e/ou perfis necessários em termos de mérito absoluto.

Composição do Júri de Seleção

Membros Efetivos: Doutor António Teodoro (Coordenador Científico do projeto); Doutora Rosa Serradas Duarte (Membro da equipa do projeto); Doutora Filipa Lourenço (Gestora de Ciência do CeiED).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os/As candidatos/as serão notificados/as dos resultados do concurso através de correio eletrónico e a lista ordenada dos/as candidatos/as será divulgada na página eletrónica do CeiED (https://www.ceied.ulusofona.pt).

Comentários adicionais

Política de não discriminação e de igualdade de acesso: O CeiED promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, segundo a qual nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, designadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical (Lei nº 93/2017, de 23 de agosto).

Proteção de dados: ao candidatar-se, está a concordar com a utilização dos seus dados pessoais pelos funcionários do CeiED para fins exclusivos deste concurso público. O pessoal administrativo do CeiED utilizará os seus contactos para o contactar diretamente, e na publicação dos resultados, de acordo com os princípios estabelecidos pelo RGPD.