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Projetos

Alliance for multilingual and multicultural competences for teachers

Apresentação

O contexto europeu é extremamente significativo, com três alfabetos e 24 línguas oficiais, e cerca de 60 outras línguas faladas em determinadas regiões ou por determinados grupos. As práticas atuais de formação de professores (inicial e em serviço), muitas vezes, não correspondem de forma alguma, ou apenas parcialmente, à abordagem plurilingue e intercultural. Geralmente, estas práticas permanecem encerradas em tradições monolingues; apenas muito raramente os limites entre as disciplinas (no caso das línguas e outras disciplinas) são ultrapassados.

O projeto LINGO+ pretende colmatar o fosso entre as escolas e o ensino em contextos multilingues e multiculturais, criando um conjunto de ferramentas e materiais didáticos dirigidos aos professores de línguas estrangeiras, uma vez que são eles que estão na linha da frente no ensino de uma ou mais línguas; professores de outras disciplinas que gostariam de lecionar noutras línguas; alunos de todas as idades, mesmo que acreditemos que as nossas ferramentas serão especialmente (mas não apenas) implementadas por escolas secundárias.

Os principais objetivos deste projeto são facilitar a aquisição de competências linguísticas e interculturais; promover a coordenação de aulas com vista a uma maior coerência e sinergia entre a aprendizagem de línguas estrangeiras, regionais, minoritárias e clássicas, a(s) língua(s) de escolarização e também a dimensão linguística de todas as disciplinas; apoiar os professores a adquirirem os princípios do multilinguismo e da consciência intercultural e a aprenderem a incorporá-los nas suas rotinas diárias; desenvolver ambas as dimensões das competências linguísticas (conhecimentos linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos, aptidões e competências existenciais) e culturais (conhecimentos, aptidões e competências existenciais relevantes para grupos sociais que falam uma determinada língua e as suas culturas); desenvolver competências de multilinguismo com ênfase no seu papel social em termos de empregabilidade, relações sociais e tolerância para com outras culturas.

Os resultados do projeto serão: Um Guia Metodológico para um modelo de ensino bilíngue e plurilingue para professores com um repositório das melhores práticas de ensino bilíngue e plurilingue existentes; o desenvolvimento de ferramentas educativas e atividades baseadas em jogos e projeto que podem ser utilizadas numa sala de aula; o desenvolvimento de uma plataforma com cursos em vídeo para professores, combinando aulas sobre bilinguismo e plurilinguismo juntamente com inteligência cultural, comunicação intercultural e educação multicultural, disponibilizando aos professores conhecimentos, aptidões e competências existenciais relevantes para a compreensão de outras culturas e da diversidade cultural, estimulando pensamento crítico e reflexão sobre a própria cultura; o desenvolvimento de um questionário de autoavaliação online, com recomendações pré-gravadas, um tutorial online que explica como utilizar o repositório, cursos em vídeo e ferramentas e jogos desenvolvidos.

Investigadores

  • Professora Ana Cunha (Investigadora Principal)
  • Professora Anabela Mateus

Parceiros

O projeto reúne 6 entidades de 5 países da União Europeia:

  • Amolingua Ltd (Reino Unido)
  • Euphoria Net Srl (Itália)
  • Krystal Microsoft Academy Ltd (Reino Unido)
  • Istanbul Avrupa Arastirmalari Dernegi (Turquia)
  • Budapesti Metropolitan Egyetem (Hungria)
  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal)

Redes Sociais

  • Referência do Projeto Project Reference
    2020-1-UK01-KA201-079026
  • Período Date
    15/10/2020 a 14/10/2022
  • Financiamento Funding
    Programa Erasmus + (União Europeia)