Língua pra quê te quero?!

Apresentação

A língua é um dos principais sistemas simbólicos, através do qual construímos conhecimento, constituímos uma identidade pessoal e cultural, produzimos cultura e a interpretamos (Bakhtin, 2009). Por meio da língua, acedemos aos significados partilhados pela comunidade linguístico-cultural de que fazemos parte, construímos novos conceitos e os transformamos em ações. O grande poder da língua está relacionado com a sua capacidade de simbolizar, ou seja, dar sentido, representar e expressar o real e o imaginário. Pela palavra se tecem relações entre os indivíduos, desde as inerentes a atividades da vida quotidiana até às que levam à construção de relações de poder caracterizadas por um viés ideológico.

Este projeto tem por objetivo construir uma sólida base conceitual e teórica sobre:

  1.  o papel da língua materna no desenvolvimento de competências e capacidades (skills) a partir dos enunciados dos currículos nacionais do último ano do ensino secundário de 6 países distintos – Inglaterra, Espanha, Alemanha, França, Portugal, Brasil;
  2. a relação entre língua materna e cultura(s) a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos investigadores participantes neste projeto na Licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social (LCE-ES). 

Especificamente procura-se:

  1. a) Identificar nos currículos de língua materna dos 6 distintos países a relação entre ensino da língua e desenvolvimento de skills;
  2. b) Comparar as abordagens sobre o ensino da língua materna nos currículos dos 6 países;
  3. c) Criar um repositório com material sobre o ensino da língua materna e o desenvolvimento de skills;
  4. d) Criar um repositório com material sobre língua materna e cultura(s).

 

Financiamento

4.295,00 EUR

Seed Projects – 2ª edição – CeiED

Período

14/01/21 – 14/01/22 

Investigadores