

Carla Galego
Socióloga, mestre e doutora em Educação. Foi bolseira FCT (2007-2011) tendo realizado parte do programa doutoral no Departamento de Ciências Sociais e Educação Comparada, na Universidade da Califórnia, Los Angeles.
É Professora Auxiliar na Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa, exercendo também o cargo de Diretora da Licenciatura em Ciências da Educação-Educação Social e do Mestrado em Ciências da Educação. Faz também parte dos órgãos de gestão universitária: Conselho Universitário; Conselho Científico; e Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração.
No campo da investigação tem participado em projetos relacionados aos seus interesses de pesquisa, que incluem políticas educativas, educação comparada, metodologia de investigação e profissão académica, com foco na profissionalidade docente. Destaca-se o projeto “ReMase-Metodologias de Investigação na Formação Avançada em Educação” [jan2022-Jun2023], EXPL/CED-EDG/1130/2021, o projeto "Uma história de sucesso? Portugal e PISA (2000-2018)”, PTDC/CED-EDG/30084/2017 e o projeto “TO INN – Da tradição à inovação nas instituições de formação de professores”, Erasmus+:573685-EPP-1-2016-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP. No campo da Educação Comparada cocoordenou o projeto “A língua que habito, o mundo que construo: ensino de língua portuguesa e desenvolvimento de competências em países da comunidade lusófona”, PE-CEIED-3/001/2022.
Nos últimos anos, a iniciação científica dos estudantes tornou-se um foco adicional aos seus interesses de investigação, tendo coordenado o projeto "Escolas de Ciência", financiado no âmbito do programa FCT-Verão com Ciência.
É coordenadora da ReLeCo Políticas Públicas, Governação e Educação e das Oficinas CeiED | Reflexão e Produção Académica. Atua ainda como representante dos professores de Educação na Comissão Coordenadora do Colégio Doutoral CeiED.
É membro da Secção de Educação Comparada-Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e do World Coucil Comparative Education Societies. Foi membro da Rede Ibero-Americana de Investigação de Políticas Educativas e ocupou o cargo de Diretora Técnica do centro de sondagens “Sonda Lusófona” (2002-2004).
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Políticas educativas de ensino superior
- Profissão académica
- iniciação científica dos estudantes
- Metodologias de investigação
- Educação Comparada
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Teodoro, A., Galego, C., Fraga, N., & Lopo, T. (2024). Trajectories and Challenges of the Section of Comparative Education of the Portuguese Society of Education Sciences. In N’Dri T. Assie-Lumumba, K. Bedi, M. Dembélé, W. James (Eds.), Histories and Outlooks of WCCES Constituent Societies and Presidentia. Publisher Brill Sense.
- Matos, J. F., Piedade, J, Freitas, A., Pedro, N., Dorotea, N., Pedro, A., &, Galego, C. (2023). Teaching and learning research methodologies in education: a systematic literature review. Education Sciences, 13(2):173. https://doi.org/10.3390/educsci13020173
- Matos, J. F., Piedade, J, Freitas, A., Estrela, E., Galego, C, & Piedade. J. (2023). Towards a pedagogical research-based culture of teaching research methodologies in education. Social Sciences. 2023; 12(6):338. https://doi.org/10.3390/socsci12060338
- Dantas, L. A., Galego, C., Koppe, B., Almeida, E. S., Neves Gonçalves, M., & Brás, J. (2023).Mother tongue teaching and skills development: an analysis of secondary education curricula in European countries and Brazil. In: Y. Waghid & A. Alasfour (Eds.).Values Education and Beyond: Implications for Emotional Learning.WCCES-Brill Book Series.
- Teodoro, A., Galego, C., & Fraga, N. (2019). Teaching Comparative Education in Portugal. In M. Peters (Ed.),Encyclopedia of Teacher Education(1-4). Springer Singapore.https://doi.org/10.1007/978-981-13-1179-6_312-1SPI 1