Lucimar Dantas
Lucimar Dantas é uma investigadora com interesses em aprendizagem e ensino, e o papel da linguagem nesses processos. Ela possui um Doutoramento em Educação pela Universidade Lusófona com o título de Doutoramento Europeu (2012) aprovado com distinção e honra. Ela completou parte da sua formação doutoral na Universidad Complutense de Madrid. O seu interesse pela linguagem e aprendizagem tem sido constante desde os seus estudos de mestrado e doutoramento. Recentemente, adotou uma abordagem de pesquisa interdisciplinar entre Educação, Psicolinguística e Neurociência Cognitiva para estudar a linguagem e o processo de aprendizagem. Como parte dessa abordagem, fundou e coordenou de 2019 a 2022 a Comunidade de Investigação e Aprendizagem NELP - Grupo de Estudos da Língua Portuguesa - no centro de investigação CeiED. O grupo de investigação NELP originou a atual Comunidade de Investigação e Aprendizagem: Ensino, Aprendizagem e Inovação co-coordenada por Lucimar. Desde 2019, coordenou alguns projetos de investigação financiados a nível nacional e internacional, além de integrar equipas de investigação, divulgando os resultados dos projetos em eventos e revistas internacionais e estabelecendo redes com parceiros europeus, americanos e africanos. Em 2021, co-fundou e atualmente é Vice-Diretora do Mestrado em Ciência Cognitiva e Educação na Universidade Lusófona. É Diretora Executiva do Colégio Doutoral Ciência Cidadã - CeiED, mantendo ligações constantes com o Conselho de Educação Doutoral da Associação Europeia de Universidades - EUA-CDE. Na EUA, integra o Grupo Temático de Pares de Aprendizagem & Ensino, colaborando com nove universidades europeias. Também integra o Grupo de Trabalho CoaARA sobre Multilinguismo e Viés Linguístico na Avaliação de Pesquisa. É editora da Revista Lusófona de Educação e revisora em revistas internacionais.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Linguagem e aprendizagem em contextos escolares
- Ensino e aprendizagem da língua portuguesa
- Compreensão da leitura
- Mecanismos neurais no processamento da linguagem
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Dantas, L. A., Galego, C., Koppe, B., Almeida, E. S., Neves Gonçalves, M., & Brás, J. (2023). Mother tongue teaching and skills development: an analysis of secondary education curricula in European countries and Brazil. In: Y. Waghid & A. Alasfour (Eds.). Values Education and Beyond: Implications for Emotional Learning.WCCES-Brill Book Series.
- Dantas, L., Estrela, E., & Yuan, Z. (2022). What Can AI Learn from Teachers and Students? A Contribution to Build the Research Gap Between AI Technologies and Pedagogical Knowledge. European Journal of Education and Pedagogy, 3 (6), https://doi.org/10.24018/ejedu.2022.3.6.509
- Cunha, C., & Dantas, L. (2021). Que educação para quais futuros? Entrecruzamento de olhares a partir da casa global. Revista Lusófona de Educação, 52, 51-70. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle52.04
- Dantas, L. A., & Cunha, A. (2020). An Integrative Debate on Learning Styles and the Learning Process. Social Sciences & Humanities Open, 2(1). https://doi.org/10.1016/j.ssaho.2020.100017
- Dantas, L. A. (2020). Para além da Língua. Os skills no ensino e na aprendizagem da língua portuguesa. In: I. A. Díaz, M. P. C. Reche, J. A. M., Marín & A. J. M. Guerrero (Eds.). Desafíos de investigación educativa durante la pandemia COVID19 (pp. 252-259). Dykinson, S. L