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Publicações Científicas

Capítulo de Livro

2023

  • Silva, M. O. E. & Duarte, R. S. (2023). Educação para a Inclusão de Jovens com Necessidades Educativas Especiais: a formação no centro do processo. In L. Passarelli & A. Gomboeff (Coords.), Formando formadores para a escola básica do século XXI: relatos de pesquisa VIII. PUC
  • Carvalho, T., & Cardoso, S. (2023). Post-graduate studies: From early Middle Ages to the research-based doctorate. In A.Amaral & A. Magalhães (Eds.), Handbook on Higher Education Management and Governance (Chapter 3). Elgar Handbooks in Education.
  • Cavadas, B., & Branco, N. (2023). Science and Mathematics Teacher Collaboration in Higher Education: A Pedagogical Experience Using Inquiry Learning Spaces. In B. Cavadas & N. Branco (Eds.), Handbook of Research on Interdisciplinarity between science and mathematics in education (pp. 196-223). IGI-Global. https://www.igi-global.com/chapter/science-and-mathematics-teacher-collaboration-in-higher-education/317909
  • Costa, F.K.F. da & Silva, A.P. (2023). Ubuntu na transformação social de África pelo conhecimento. In M.B. Chambel, M. Vargas e R. Garrido (Eds.), Activisms in Africa: knowledge for transformation. Centro De Estudos Africanos Da Universidade do Porto.
  • Dantas, L. A., Galego, C., Koppe, B., Almeida, E. S., Neves Gonçalves, M., & Brás, J. (2023). Mother tongue teaching and skills development: an analysis of secondary education curricula in European countries and Brazil. In Y. Waghid & A. Alasfour (Eds.). WCCES-Brill Book Series.
  • Dias, E., Farinho, P., Ribeiros, I., & Corrêa, E. (2023). A leitura e a escrita: veículos para a compreensão do mundo. In F. Jorge, F. Paixão, & P. Silveira (Eds.), A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção (Vol II, pp. 175-188). Instituto Politécnico de Castelo Branco.
  • Gonçalves, S., Corrêa, E., Ribeiros, I., & Farinho, P. (2023). O Jogo como recurso pedagógico no 1º ciclo do Ensino Básico. In F. Jorge, F. Paixão, & P. Silveira (Eds.), A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção (Vol II, pp. 189-202). Instituto Politécnico de Castelo Branco.
  • Madureira, C, & Lima, L. (2023). Sobre(viver) juntos e conviver com os outros: diálogos para uma parentalidade positiva e interculturalidade. In D. Cardoso & J. Polli (Eds.), Direitos Humanos e sobrevivência: O processo da pandemia da COVID-19 no Brasil. Editora Fibra/Edições Brasil
  • Cosme, A., Ferreira, D., Lima, L. e Toledo, C. (2023). E-book do IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação. Coordenação e Organização.
  • Madeira, I., Afonso, C., Romão, A., Baltazar, S., Baptista, L., Vieira, I., & Silva, S. (2023). Políticas dirigidas aos Antigos Combatentes e Deficientes Militares. In N.Teixeira, & H. Carreiras (Coords.) Políticas de Defesa em Portugal (pp. 203-228). Instituto da Defesa Nacional.
  • Marcos-Merino, J. M., Esteban-Gallego, M. R., Mestrinho, N., Cavadas, B., Rodilla-Martín, N., & Ochoa de Alda, J. A. G. (2023). Adaptation of the Math-Biology Values Instrument to Preservice Teachers: German, Portuguese, and Spanish Versions. In B. Cavadas & N. Branco (Eds.), Handbook of Research on Interdisciplinarity between science and mathematics in education (pp. 286-307). IGI-Global. https://www.igi-global.com/chapter/science-and-mathematics-teacher-collaboration-in-higher-education/317909
  • Moreira, L., Silva, B., & Gomes, A. (2023). Explorar el Potencial de los Portafolios: Innovar para Aprender. In P. Muñoz Carril, C. Gorgoso, E. Fuentes Abeledo, & E. Cerqueiras (Eds.). La formación y la innovación educativa: ejes para la transformación social (pp. 231-256). Editorial Dykinson
  • Nogueira, J., Marques, P. C., & Guerra, C. (2023). Integrated Physics Learning using an interdisciplinary Inquiry Learning Space: An exploratory study using computer programming. In B. Cavadas & N. Branco (Eds.). Interdisciplinarity Between Science and Mathematics in Education (pp. 176-195). IGI Global.
  • Serrão. J. (2023). Currículo e cidadania: crenças dos docentes. In J. Serrão, M. Neves, H. Bracons, J. Brás & A. Cabral (Eds.), Humanismo e desafios de cidadania (pp. 26-39). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Serrão. J. (2023). Introdução. In J. Serrão, M. Neves, H. Bracons, J. Brás & A. Cabral (Eds.). Humanismo e desafios de cidadania. (pp. 7-12). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Teodoro, A., Galego, C., Fraga, N., & Lopo, T. (2024). Trajectories and Challenges of the Section of Comparative Education of the Portuguese Society of Education Sciences. In N’Dri T. Assie-Lumumba, K. Bedi, M. Dembélé, W. James (Eds.), Histories and Outlooks of WCCES Constituent Societies and Presidentia. Publisher Brill Sense.
  • Matos, J.F. (2023). Interrogando a ideia de competência de um ponto de vista situado. In N. Pedro., C. Santos, & J. Mattar (Coords.), Competências Digitais: desenvolvimento e impacto na educação atual (pp. 155-167). Coleção Educação XXI
  • Vale, A., Coimbra, N., Martins, A. O. & Oliveira, J. (2023). The Teaching Profession and the Renewal of Pedagogical Practices in Higher Education in Times of the Pandemic. In Y. Waghid & Z. Gross (Eds.), Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom amidst Emerging Issues Related to COVID-19 (pp. 19-35). BRILL_WCCES Publications. https://doi.org/10.1163/9789004688681_003
  • Estrela, E. (2023) Curriculum as the fluid for times of unsureness: in between the solid and the liquid. In P. P. Trifonas & S. Jagger (Eds.). International Handbook of Curriculum Theory and Research (pp. 1-20). Springer International Handbooks of Education. https://doi.org/10.1007/978-3-030-82976-6_2-1
  • Antunes, R. R., & Silva, A. P. L. da. (2023). Global Well-being Scale: Analysis of their psychometric characteristics [GLOBAL HEALTH TRENDS AND PERSPECTIVES IN HEALTH SCIENCES]. Seven Editora. https://doi.org/10.56238/globalhealthprespesc-041
  • Teodoro, A. (2023). The Political Construction of European Education. In C. A. Torres, R. Arnove & L. I. Misiaszek (Eds.). Comparative Education. The Dialectic of the Global and the Local (5th Edition) (pp. 455-472). Rowman & Littlefield.
  • Sin, C. & Tavares, O. (2023). The model of state control. In A. Amaral & A. Magalhães (Eds.) Handbook on Higher Education Management and Governance (pp. 59-70). Cheltanham: Edward Elgar Publishing. https://doi.org/10.4337/9781800888074.00014
  • Silva, M. J., Cavadas, B., Linhares, E., Simões, H., & Ferreira, S. (2023). Atividades, estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencial. In M. J. Silva, N. Branco & A. M. Pessoa (Eds.), Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal (pp. 38-66). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.014
  • Branco, N., Rodrigues, M., Maurício, P., Carvalho, R., Colaço, S., & Cavadas, B. (2023). Experiências de prática de ensino remoto de emergência de futuros/as professores de matemática e ciências naturais no 2.º ciclo. In M. J. Silva, N. Branco & A. M. Pessoa (Eds.), Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal (pp. 147-173). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl/eselx/ebook.014

2022

  • Baptista, J. Sin, C., & Tavares, O. (2022). Data and reflections on access-transition to higher education in Portugal. In O. Tavares, C. Sá, C. Sin & A. Amaral (Eds.), Equity Policies in Global Higher Education. Reducing Inequality and Increasing Participation and Attainment (pp. 143-169). Palgrave/Springer Nature.
  • Branco, N., Colaço, S., Cavadas, B. (2022). Online teaching practices of science and mathematics preservice teachers in middle schools. In P. H. Bull, & G. C. Patterson (Eds.), Redefining teacher education and teacher preparation programs in the post-COVID-19 era (pp. 195-228). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-8298-5.ch011
  • Brás, J. (2022) Ecce Homo na grandeza do mito que impregna a prática desportiva. In A. L. Palmeira & I. Santos (Coords.), Mitos vs. Factos no Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde. CIDEFES, Universidade Lusófona. https://cidefes.ulusofona.pt/ebook
  • Brás, J. & Gonçalves, N.M. (2022). O Académico - memórias e desafios no campo de luta estudantil. In J. M. Hernandez Dias (Coord). La prensa pedagógica de las confesiones religiosas y asociaciones filosóficas (pp. 432- 444). Ediciones Universidad Salamanca. https://doi.org/10.14201/0AQ0333
  • Carita, A., Lopo, T. T., & Teodoro, V. D. (2022). PISA in the media discourse: Prominence, tone, voices and meanings. In A. Teodoro (Ed.), Critical perspectives on PISA as a means of global governance (pp. 142-168). Routledge.
  • Cavadas, B., & Linhares, E. (2022). Using a Problem-Based Learning Approach to Develop Sustainability Competencies in Higher Education Students. In W. Leal Filho, A. M. Azul, F. Doni, & A. L. Salvia. (Eds.), Handbook of Sustainability Science in the Future (pp. 1-28). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-68074-9_86-1
  • Cavadas, B., & Topçu, M. S. (2022). Innovation in Preservice Teacher Education: Drone-Based Learning. In M. J. Loureiro, A. Loureiro, A., & H. R. Gerber (Eds.), Handbook of Research on Global Education and the Impact of Institutional Policies on Educational Technologies (pp. 12-35). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-8193-3.ch002
  • Chivela, D. & Serrão. J. (2022). O Sistema Africano dos Direitos Humanos: O Caso Angolano. In J. Serrão, M. Neves, H. Bracons, J. Brás & A. Cabral (Eds.). E.book Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania (pp. 146-159). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Cordeiro C.D., Teodoro V.D. (2022). How PISA is present in the scientific production: A bibliometric review. In A. Teodoro (Ed.), Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance: Risks, Limitations, and Humanistic Alternatives (pp. 25 - 47). Routledge.
  • Estrela, E. (2022). Nota de encerramento. In L. Dantas & Simon, S. (Eds.), Do cientista cidadão à ciência cidadã: Olhares cruzados na construção do conhecimento (pp. 161-162). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Gonzalez, S. C., Chaves, H., Vieira, I., & Seixas, P. C. (2022). O programa «Cidade amiga das crianças» em Portugal e no Brasil. In M.A. Gobbi, C.I. Anjos, E.C. Seixas, & C. Tomás (Coords.), O direito das crianças à cidade: Perspectivas desde o Brasil e Portugal (pp. 150–172). FEUSP.
  • Guilherme, M. & Teodoro, A. (2022). European and Latin American researchers between mirrors. The internationalization of higher education for social cohesion and equity. In M. Guilherme (Ed.), A Framework for Critical Transnational Research Advancing Plurilingual, Intercultural, and Inter-epistemic. Collaboration in the Academy. Routledge.
  • Lopes, J.,Dotta, L., Ferreira, M. & Tomás, C. (2022). Teacher Education and the Education System in Portugal: Focusing on the Transition from Pre-school to Primary Education. In. B. L. Stralczynská, J. Stará, P. Selbie, & P. Ristić (Eds). Educating Pre-primary and Primary Teachers Today: Quality Initial Professional Studies for Teachers in Six European Union Countries (pp. 155-180). Charles University, Faculty of Education.
  • Medeiros, P., Silva, B., Pinheiro, A., & Craveiro, C. (2022). Capacitação em Educação de Infância na Província do Niassa (Moçambique): A perspetiva dos monitores. In B. Silva, C.Craveiro, A. Pinheiro, & Medeiros, P. (Coords.). Training Perspectives and Experiences in Early Childhood Education (pp. 40-60). ESEPF. http://hdl.handle.net/20.500.11796/3162
  • Mouraz, A., Torres, A., Pereira, F., Thomas Dotta, L. (2021). Flexibilidade Curricular e desenvolvimento profissional docente nos professores veteranos. In. A. Mouraz, A. Lopes, J. C. Morgado, & A. Monteiro (Coords.), Migrações Digitais e inovação curricular (pp. 15-32). De Facto Editores
  • Oliveira, C.,Pinto da Costa, E.,Prudêncio, B., Ferreira, P., Alves, V., & Ribeiro, P. (2022). Mediação Intercultural no Município do Porto. In A. Silva, E. Pinto da Costa (Eds.), Mediação Intercultural: formação, ação e reflexão (pp. 147-162). UMinho Editora/CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
  • Oliveira, J., Corrêa, E., & Miguez, I. (2022). The importance of communication in the relationship with older persons and geriatric officers. In R. Pocinho, E. Navarro, P. Belo, F. Pereira, & P. Carrana (Coords). Novos Paradigmas do Envelhecimento (pp. 203-221). CICS.NOVA - Safekat, S.L.
  • Passos, L. & Serrão. J. (2022). Os Direitos Humanos e as Medidas Socioeducativas: Um Estudo de Caso. In J. Serrão, M. Neves, H. Bracons, J. Brás & A. Cabral (Eds.), Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania (pp. 220-229). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Passos, L., Santos, M. & Serrão. J. (2022). Direitos Humanos Universais e a Cidadania no Contexto Escolar: Um Estudo de Caso. In J. Serrão, M. Neves, H. Bracons, J. Brás & A. Cabral (Eds.). Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania (pp. 320-333). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Patatas, T. A. & Teodoro, A. (2022). Teaching National Languages as an Instrument of inclusion and Unification in Angola. In N’Dri T. Assié-Lumumba, M. Cross, K. Bedi, and S. Ekanayake (Eds.). Teaching National Languages as an Instrument of inclusion and Unification in Angola (pp. 153-168). Brill. https://doi.org/10.1163/9789004518827_010
  • Pinto da Costa, E. (2022). Prevención de conflictos: Una apuesta para la construcción de la paz, In M. Martínez, J. Vázquez, & F. Rivera (Coords.) Investigación y práctica en convivencia y cultura de paz (pp. 99-106). Tórculo. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8704849
  • Pinto da Costa; E., & Silva, A. (2022). Programa de Formação em Mediação Intercultural: Princípios, Estratégias e Técnicas. In A. Silva, E. Pinto da Costa (Eds.), Mediação Intercultural: formação, ação e reflexão (pp. 87-136). UMinho Editora/CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
  • Pinto, S., Araújo e Sá, H., Sin, C. & Cardoso, S. (2022). Da análise das vozes dos estudantes a contributos para políticas e práticas no ensino superior. Em S. Pinto e H.M Araújo e Sá (Coords.) Investigar, estudar e viver entre línguas e culturas: vozes de estudantes internacionais de doutoramento na Universidade de Aveiro (pp. 109-128). UA Editora.
  • Primo, J. & Moutinho, M. (2022). Uma história de longa duração: a museologia e a restituição de acervos coloniais. In L.Pasqualucci & D. Lemes (Eds.), Museologia, cultura e educação: diálogos interdisciplinares na contemporaneidade (pp. 47-60). EDUC – Editora da PUC-SP.
  • Rosa, V. (2022). Large-scale international assessment: Portugal’s participation in TIMSS, PIRLS and ICILS. In A. Teodoro (Ed.), Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistics Alternatives (pp. 126-141). Routledge Research on Education Policy & Politics. https://www.routledge.com/Critical-Perspectives-on-PISA-as-a-Means-of-Global-Governance-Risks-Limitations/Teodoro/p/book/9781032185774
  • Rosa, V., & Araújo, A. (2022). OECD and Education: How PISA is becoming a ‘Big Science’ project. In A. Teodoro (Ed.), Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistics Alternatives (pp. 170-179). Routledge Research on Education Policy & Politics. https://www.routledge.com/Critical-Perspectives-on-PISA-as-a-Means-of-Global-Governance-Risks-Limitations/Teodoro/p/book/9781032185774
  • Sá, C., Tavares, O. & Sin, C. (2022). Who is left out? Inequalities in higher education admissions and placements in Portugal. In O. Tavares, C. Sá, C. Sin & A. Amaral (Eds.) Equity Policies in Global Higher Education. Reducing Inequality and Increasing Participation and Attainment (pp. 171-193). Palgrave/Springer Nature
  • Santo, E,. Fonseca, M. & Gonçalves, M. N. (2022). A Cidadania N'O Jornal Escolar: O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Soft Skills. Ebook Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global (pp.14-24). Edições Universitárias Lusófonas
  • Serrão, E.M., Serrão. J. & Carvalho, C. (2022). O Olhar dos Pais Sobre o Educador em Contexto Hospitalar. In J. Serrão, M. Neves, H. Bracons, J. Brás & A. Cabral (Eds.). Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania (pp. 25-35). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Silva, A.P. (2022). José Vitorino Damásio. In Dicionário Biográfico de Cientistas, Engenheiros e Médicos em Portugal. CIUHCT. https://doi.org/10.58277/XGYE8388
  • Silva, B., Craveiro, C., Pinheiro, A. & Medeiros, P. (2022). Capacitação em Educação de Infância na província do Niassa (Moçambique): A perspetiva dos monitores. In B. Silva, C. Craveiro, A. Pinheiro, & P. Medeiros (Coords.), Training Perspectives and Experiences in Early Childhood Education. ESEPF.
  • Silva; A., & Pinto da Costa, E. (2022). Formação-Ação e Investigação em Mediação Intercultural: Uma Comunidade de Aprendizagem. In A. Silva, E. Pinto da Costa (Eds.), Mediação Intercultural: formação, ação e reflexão (pp. 177-216). UMinho Editora/CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
  • Silva; A., & Pinto da Costa, E. (2022). Introdução: Conhecer, Compreender e Intervir em Mediação Intercultural. In A. Silva, E. Pinto da Costa (Eds.), Mediação Intercultural: formação, ação e reflexão (pp. 19-23). UMinho Editora/CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
  • Tavares, O., Sin, C. & Sá, C. (2022). Conclusion: Learning from the past to shape future policies towards equity in higher education. In O. Tavares, C. Sá, C. Sin, & A. Amaral (Eds.), Equity Policies in Global Higher Education. Reducing Inequality and Increasing Participation and Attainment (pp. 221-238). Palgrave/Springer Nature.
  • Teodoro, A. (2022). Conclusion. Limitations and risks of an OECD global governance project. In A. Teodoro (Ed.), Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistic Alternatives (pp. 180-197). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003255215-10
  • Teodoro, A. (2022). Introduction: a success story? Critical perspectives on PISA as a means of global governance. In A. Teodoro (Ed.), Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistic Alternatives (pp. 1-10). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003255215-1
  • Teodoro, V., Rosa, V., Sampaio Maia, J., & Mascarenhas, D. (2022). Testing PISA tests: a study about how secondary and college students answer PISA items in mathematics and science. In A. Teodoro (Ed.), Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistics Alternatives (pp. 104-125). Routledge Research on Education Policy & Politics. https://www.routledge.com/Critical-Perspectives-on-PISA-as-a-Means-of-Global-Governance-Risks-Limitations/Teodoro/p/book/9781032185774

2021

  • Pinto da Costa, E., Martins, A., & Torrego, J. (2021). Efeitos interpessoais e sociais da implementação de um Projeto de Mediação Escolar. In M. Gonçalves & B. Jesus (Eds.), Educação Contemporânea (Vol. 28, pp. 47-54). Poisson. https://doi.org/10.36229/978-65-5866-116-0
  • Belchior, M. (2021). Becoming a Sociodramatist: Sociodrama in Education. In D. Adderley, M. Belchior, A. Blasko, J. Damjanov, K. Galgócsi, M. Maciel, J. Teszáry, M. Werner, M. Westberg (Eds.) Sociodrama: The Art and Science of Social Change (pp. 266-285). L’Harmattan. http://sociodramanetwork.com/wp-content/uploads/2022/01/sociodrama_the_art_and_science_of_social_change_nyomdai.pdf
  • Belchior, M. (2021). Os primeiros passos - PERFORMERS 1 (2016/2017). In M. Belchior, A. Alves, S. Beirão, L. Kellermann (Eds.), Sociodrama na construção de uma parceria (pp. 17-42). L'Harmattan. http://sociodramanetwork.com/sociodrama-in-institutions/sociodrama-in-youth-and-family-care-services-portugal/
  • Pinto da Costa, E., Martins, A., & Torrego, J. (2021). Efeitos interpessoais e sociais da implementação de um Projeto de Mediação Escolar. In M. Gonçalves & B. Jesus (Coords.), Educação Contemporânea (Vol. 28, pp. 47-54. Poisson. https://doi.org/10.36229/978-65-5866-116-0.
  • Costa, E., Martins, A. O., & Seijo, J. C. (2021).Efeitos interpessoais e sociais da implementação de um Projeto de Mediação Escolar. In In M. Gonçalves & B. Jesus (Coords.), Educação Contemporânea -Volume 28 – Artes, Formação Docente (pp. 47-54). Poisson.
  • Costa, M. & Sanches, I. (2021). As Práticas do Docente de Educação Especial: um Contributo para o seu Estudo. In I. Sanches (Org.). Educação inclusiva: atitudes que transformam (pp. 239-262). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Craveiro, C., Pinheiro, A., Silva, B., & Medeiros, P. (2021). Sistemas de organização, gestão e pilotagem cooperada em educação de infância. In A. Pinheiro, D. Chaúque, B. Silva, C. Craveiro, D. Banze, & P. Medeiros (Coords.), Brincar e Tchovar pela Infância (pp. 29-33). Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF).
  • Duarte, R. S. & Teodoro, V. (2021) Portugal in Graduating around the globe. In T. De Jong (Ed.), Protocols, principles and tradition for the PHD graduations. Examples from learning Science (p104-109). https://issuu.com/utwente/docs/graduating_around_the_globe
  • Ferreira, S., Farinho, P., & Ribeiros, I. (2021). Metodologia de trabalho por projeto - uma abordagem articulada a partir d ‘a roda dos alimentos’. In G. Garcia, M. Navas-Parejo, C. Jiménez, & C. Campos (Eds.), Teoría e práctica en investigación educativa: una perspectiva internacional (pp. 563-573). Dykinson.
  • Franco, D. (2021). Como será a Escola depois do Covid-19? In Educação Pós Pandemia: um guia para desafiar as escolas (pp. 124-125). EDThink.
  • Gil, R. & Sanches, I. (2021). Desafios da Educação para o Século XXI. O projeto-piloto de inovação pedagógica na promoção do sucesso escolar de todos. In I. Sanches (Org.). Educação inclusiva: atitudes que transformam (pp. 95-116). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Lima-Rodrigues, L. (2021). Sociodrama and Action-Based Learning in Teacher Training: some challenges to “provoke” inclusion. In D. Adderley et all. (Eds.) Sociodrama: the Art and the Science of Social Change (pp. 184-196). http://sociodramanetwork.com/wp-content/uploads/2021/06/Last_corr_version_23.06.21.pdf
  • Lima-Rodrigues, L., Rodrigues, D. & Silva, M., O., E. (2021). Educação Inclusiva em Portugal: Inspirações para o atendimento psicopedagógico. In G. Oliveira, L. Boruchovich, & R. Brenelli (Coords.), Psicopedagogia Desafios e práticas no contexto educativo (pp 109-125). Editora Vozes
  • Lima-Rodrigues, L., Silva, M.O.E. & Rodrigues, D. (2021). Inclusão em Portugal: inspirações para o atendimento psicopedagógico. In C.O. Gislene, D.T.F. Lucila, B. Evely, & P.B. Rosely (Coords.), Psicopedagogia: Desafios e prática no contexto educativo. Vozes.
  • Lima, L. (2021). Um contributo. Ou um antes e depois. Ou um muito obrigada!. In J. Polli & J. De Aguiar (Orgs.), Um grande Abraço em Paulo Freire. Editora Fibra/Edições Brasil
  • Lima, L. & Cosme, A. (2021). As metodologias ativas como oportunidade de construção de aprendizagens culturalmente significativas: Reflexões a partir de Paulo Freire [Active methodologies as an opportunity to build culturally significant learning: Reflections from Paulo Freire]. In Paulo Freire e os Direitos Humanos. Editora Fibra/Edições Brasil
  • Linhares, E., & Cavadas, B. (2021). ‘Bad Plastics – Oceans Free of Plastic’: the role of education. In W. L. Filho, A. L. Salvia, & F. Frankenberger (Eds.), Handbook on teaching and learning for sustainable development (pp. 62-74). Edward Elgar Publishing. https://doi.org/10.4337/9781839104657.00011
  • Lima, L., Sampaio, M. (2021). Livro de Resumos do II Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação. Coordenação e Organização. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/CIIE_LivroResumosExpressa2021.pdf
  • Martins, E. C. (2021). Corporeidade na Aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir). In Flávio Aparecido de Almeida (coord.), História do Brasil uma compreensão antropológica, social, filosófica e política – Capítulo 13 (p. 182-198). Editora Científica Digital. Doi: 10.37885/210102900
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