Skip to main content

Publicações Científicas

Edição de Livro

2023

2022

2021

  • Galgoczi, K., Adderley, D., Belchior, M., Blasko, A., Damjanov, J., Maciel, M., Teszary, J., Werner, M., & Westberg, M. (Eds.). (2021). Sociodrama: The Art and Science of Social Change. PERFORMERS Project (ERASMUS +). L’Harmattan. https://sociodramanetwork.com/wp-content/uploads/2022/01/sociodrama_the_art_and_science_of_social_change_nyomdai.pdf
  • Belchior, M., Alves, A., Beirão, S. & Kellermann, L. (Eds.) (2021). Sociodrama na construção de uma parceria. L'Harmattan. http://sociodramanetwork.com/sociodrama-in-institutions/sociodrama-in-youth-and-family-care-services-portugal/
  • Lima, L. & Sampaio, M. (Eds.). (2021). Livro de Resumos do II Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação. https://ciencia.ucp.pt/ws/portalfiles/portal/50687472/39224859.pdf
  • Martins, E. C., Pereira, J., Dantas Lima, Lopes, Marcelino de Sousa (Eds.). (2021). Animação Sociocultural, Geriatria, Gerontologia e os Novos Paradigmas do Envelhecimento. Edição Câmara Municipal de Proença-a-Nova e Intervenção
  • Martins, E. C. (Ed.). (2021). Relembrar e homenagear António de Sena Faria de Vasconcelos (1880-1939). Insigne pedagogo albicastrense. Castelo Branco: Edição Câmara Municipal de Castelo Branco/Editora Converso
  • Neves, I., Nogueira, I.C. & Medeiros, P. (Eds.). (2021). Mapeamento da diversidade cultural e linguística do concelho da Póvoa de Varzim. Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF). http://hdl.handle.net/20.500.11796/3031
  • Pinheiro, A., Chauque, D., Silva, B., Craveiro, C., Banze, D. & Medeiros, P. (Eds.). (2021). Brincar e tchovar pela infância. Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF).
  • Primo, J., & Moutinho, M. (Eds.). (2021). Sociomuseologia: Para uma leitura crítica do Mundo. Edições Universitárias Lusófonas. https://doi.org/10.36572/csm.2021.book_5
  • Primo, J., & Moutinho, M. (Eds.). (2021). Teoria e Prática da Sociomuseologia. Edições Universitárias Lusófonas. DOI: https://doi.org/10.36572/csm.2021.book_3
  • Sanches, I. (Ed.). (2021). Educação inclusiva: atitudes que transformam. Edições Universitárias Lusófonas.
  • Simon, S.; & Dantas, L. (Eds.). (2021). Do cientista cidadão à ciência cidadã: Olhares cruzados na construção do conhecimento. Atas do 11º Encontro de Investigadores do CeiED. Edições Universitárias Lusófonas.

2020

  • Teodoro, A. (Ed.). (2020). Contesting the Global Development of Sustainable and Inclusive Education. Education Reform and the Challenges of Neoliberal Globalization. Routledge.
  • Pequito, P., Pinheiro, A., Silva, B., Gonçalves, D., Cortesão, I. & Neves, I. (Eds.). (2020). “Histórias de um bicho mau” - Traços e vozes das crianças sobre a Covid-19. Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF).
  • Galego, C. (Ed.). (2020). Profissionalidade Docente Desafios na Formação de Professores. Atas do Congresso Internacional Projeto T0-INN. Edições Universitárias Lusófonas.
  • Smaniotto Costa, C., Mačiulienė, M., Menezes, M., & Goličnik Marušić, B. (Eds.) (2020). Co-Creation of Public Open Places. Practice - Reflection – Learning. C3Places Project. Edições Universitárias Lusófonas. https://doi.org/10.24140/2020-sct-vol.4
  • Cardoso, S., Tavares, O., Sin, C., & Carvalho, T. (Eds.). (2020). Structural and Institutional Transformations in Doctoral Education. Social, Political and Student Expectations. Palgrave/Springer Nature.
  • Rosa, V., Dantas, L., Lopo, T. T., Almeida, E. & Leal, M.C. (Eds.). (2020). AVAL: Avaliação Pedagógica, Resultados Escolares e Literacia de Leitura. E-book. Edições Universitárias Lusófonas.
  • Rosa, V., & Dantas, L. (Eds.). (2020). A Ciência em Tempos de Turbulência: cidade, memória, educação. Atas do 10º Encontro de Investigadores do CeiED. E-book. Edições Universitárias Lusófonas.
  • Duarte, R. S., Robert, A. & Leal, M. C. (Eds.). (2020). O sindicalismo docente e a construção da profissão na Europa e na América Latina: contribuições dos sindicatos, estado da investigação e perspetivas. Edições Universitárias Lusófonas.
  • Rosa, V., & Dantas, L. (Eds.) (2020). A ciência em tempos de turbulência: cidade, memória, educação: atas do 10.º Encontro de Investigadores do CeiED. Edições Universitárias Lusófonas.
  • Primo, J.,. & Moutinho, M. (Eds.). (2020). Introdução à Sociomuseologia. Edições Universitárias Lusófonas.

2019

  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (Eds). (2019). Ensinar matemática numa perspetiva interdisciplinar. Educação e Matemática, 154. Disponível aqui.
  • Cavadas, B., Linhares, E., Martins, M. C., Correia, M., Mestrinho. N., Branco, N., Santos, R. & Colaço, S. (2019). Edição do número especial da revista Interações, 15(50). Disponível aqui.
  • Correia, S. & Calvet, M. (Eds). (2019). 8º Encontro de Investigadores. Investigação em Educação: percursos e processos contemporâneos-Estudos. CeiEd/ IE/ULHT
  • Correia, S.V; Calvet, M.; Serradas, R. (Eds). (2019). III Enjie-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação-Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?  CeiEd/ IE/ULHT.
  • Martins, E. C. (Ed.). (2019). António S. Faria de Vasconcelos nos meandros do movimento da escola nova: Pioneiro da educação do futuro. Câmara Municipal de Castelo Branco/Várzea da Rainha Impressores.
  • Menezes, Marluci & Smaniotto Costa, Carlos (Eds.) (2019). Neighbourhood & City – Between digital and analogue perspectives. Lisbon: Edições Universitárias Lusófona. ISBN 978-989-757-077-3. www.ceied.ulusofona.pt/en/serie-culture-and-territory.
  • Menezes, M. & Smaniotto Costa, C. (Eds.) (2019). Neighbourhood & City – Between digital and analogue perspectives. Lisboa: Edições Universitárias Lusófona. 
  • Sanches, I. (2019) (Ed.) (no prelo). Educação Inclusiva: atitudes que transformam. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Smaniotto Costa, C., Šuklje Erjavec, I., Kenna, T., de Lange, M., Ioannidis, K., Maksymiuk, G., de Waal, M. (Eds.) (2019): CyberParks – The Interface Between People, Places and Technology – New Approaches and Perspectives. Cham: Springer, Series: Information Systems and Applications LNCS 11380. 323 p. DOI: 10.1007/978-3-030-13417-4. ISBN 978-3-030-13416-7. Disponível aqui.

2018

  • Galego, C., Ricardo, M., & Teodoro, A. (Eds.) (2018). A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais. Lisboa: Edições Lusófonas.
  • Magalhães, M., Loureiro, L., Pinto da Costa, E., & Ribeiro, M. (Eds.) (2018). Constelações do Ativismo em rede: Livro de Atas do II Congresso Internacional de Net-Ativismo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Teodoro, A. (Ed.) (2018). Beyond Mirrors: research pathways (CeiED 2013-2017). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Teodoro, A. (Ed.) (2018). O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

2017

  • Galego, C., Ricardo, M. M. C. &, Teodoro, A. (Eds.) (2017). A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais. Lisboa: Edições Lusófonas. 
  • Martins, E. C. (Ed.) (2017). A ação (socio)educativa dos jesuítas e o Colégio de São Fiel (1863-1910). Lisboa Cáritas Editoras.
  • Primo, J., Ferreira, H., Vicente, A., Moutinho, A., & Flores, V. (Eds.) (2017). Unspoken Dialogues, ed. 1, ISBN: 978-989-8771-10-0. Lisboa, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. 

2016

2014

2013

  • Beltran, J., & Teodoro, A. (Eds.). (2013). Educación Superior e inclusión social. Aproximaciones conceptuales y perspectivas internacionales. Buenos Aires: Mino y Dávila Editores.
  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (Eds.). (2013). O Corpo – Memória e identidade. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. 
  • Giunti, A. & Silva, A. P. (Eds.). (2013). Economics and politics in submarine telegraph cables (XIXth and XXth centuries). A global perspective between history, heritage and preservation. Naples: Edizioni scientifiche italiane.
  • Moutinho, M. (Ed.). (2013). Baixa em tempo real – Lisboa: livro de referência. Lisboa: Centro de Estudos de Sociomuseologia.
  • Primo, J., & Assunção, P.  (Eds.). (2013). To Understand New Museology in the XXI Century. Sociomuseoloy 3. Lisboa: Edições Universitárias Lusófona. 
  • Primo, J., & Assunção, P. (Eds.). (2013). To Think Sociomuseologically. Somuseology 4. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. 
  • Roca, Z. (Ed.). (2013). Second Home Tourism in Europe: Lifestyle Issues and Policy Responses. Farnham: Ashgate Publishers.
  • Sanches, I. (Ed.). (2013). Para uma Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas. (Vol. 2). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. 
  • Teodoro, A., Mendizábal, C. H., Lourenço, F., & Villegas, M. (Eds.). (2013). Interculturalidad y Educación Superior. Desafios de la diversidad para un cambio educativo. Buenos Aires: Biblos.
  • Teodoro, A., Mendizábal, C. H., Villegas, M. & Lourenço, F. (Eds.) (2013). Interculturalidad y Educación Superior. Desafios de la diversidad para un cambio educativo [Interculturality and Higher Education. Challenges of diversity for educational change]. Buenos Aires: Biblos. Disponível aqui.