Skip to main content

Notícias

[RESULTADO] BOLSA DE INVESTIGADOR PÓS-DOCTORAL - CeiED- EDU-LAB- 101177428

4 novembro 2024

De acordo com o edital em referência, foram rececionadas oito (8) candidaturas, das quais quatro (4) não se apresentavam elegíveis. Abaixo segue o resultado da avaliação e a ordenação final dos/as candidatos/as.

  1. Lista de Candidatos/as:
    • Catarina Amorim
    • Evelyn Santos
    • Eyueil Abate
    • Jorge Ferreira
    • Kaique Cardoso
    • Maria Noreen
    • Nicolas Silva
    • Susi Resende
  2. Candidatos/as Excluídos/as:
    • Evelyn Santos²
    • Eyueil Abate²
    • Jorge Ferreira²
    • Maria Noreen¹

¹ O doutoramento não cumpre o critério de ter sido obtido em Ciências Sociais ou Ciências da Educação.
² Não cumpre os critérios de elegibilidade relativos à data de obtenção do doutoramento.

  1. Lista de Classificação Final dos/as Candidatos/as (CFC) – 1ª Fase:
    Pontuação numa escala de 0 a 10 valores:
    • Susi Resende: 7,48
    • Nicolas Silva: 7,33
    • Catarina Amorim: 6,53
    • Kaique Cardoso: 5,49
  2. Candidatos/as Selecionados/as para a 2ª Fase – Entrevista:
    • Susi Resende
    • Nicolas Silva
  3. Resultado da Classificação Final das Entrevistas (CFE):
    • Nicolas Silva: 10,00
    • Susi Resende: 8,17
  4. Classificação Final (CFC – 1ª Fase e 2ª Fase):
    • Nicolas Silva: 8,83
    • Susi Resende: 8,70

Candidato Admitido: Nicolas Silva

O Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) agradece aos(às) candidatos(as) o interesse manifestado e deseja a todos(as) os maiores sucessos académicos e/ou profissionais.


A COFAC, Cooperativa de Animação e Formação Cultural crl/Universidade Lusófona, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigador Pós-Doutoral

no âmbito da participação do CeiED - Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento - no projeto internacional de investigação “European youth in education and in transition to the labour market” (EDU-LAB) financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Horizonte Europa (Grant Agreement # 101177428).

Perfis dos candidatos:

Este concurso irá selecionar candidatos para uma posição de Bolsa de Investigador Pós-Doutorado com o seguinte perfil científico:

  • Doutoramento em Ciências Sociais, Ciências da Educação, com interesse em métodos de investigação participativa;
  • Bom domínio da língua portuguesa e da língua inglesa. Os candidatos devem ser capazes de se exprimir claramente em ambas as línguas, oralmente e por escrito.
  • Publicações em revistas nacionais e/ou internacionais;
  • Experiência anterior em projetos de investigação científica, de preferência no âmbito dos percursos e transições de educação e formação dos jovens e da integração no mercado de trabalho;
  • Experiência na utilização de metodologias de investigação qualitativa e de software de análise qualitativa.

 

Responsabilidades dos candidatos selecionados:

O investigador selecionado terá as seguintes responsabilidades

  1. Participar em todas as atividades relacionadas com a investigação do projeto EDU-LAB em que a equipa do CeiED está envolvida.
  2. Apoiar a equipa de investigação do CeiED em todas as atividades de coordenação do Work Package liderado pela Universidade Lusófona.
  3. Contribuir ativamente para a produção de publicações internacionais, com revisão por pares, e para a organização de eventos (e.g., reuniões, webinars).

Legislação e Regulamentação Aplicável:

Lei nº 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterações subsequentes; Regulamento da FCT (Agência Nacional para a Ciência e Tecnologia) para a Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos, e Regulamento de Bolsas da Universidade Lusófona.

Local de Trabalho:

A investigação será realizada nas instalações do CeiED no Porto, Portugal. O candidato selecionado deverá mudar-se para o Porto, Portugal, durante a vigência do contrato. A coordenadora científica é a Prof. Filomena Parada.

Duração do contrato:

A Bolsa terá a duração de 12 meses, com início preferencialmente em janeiro de 2025 e terá um período experimental de 6 meses. Os contratos de bolsa poderão ser prorrogados por períodos iguais ou diferentes, até ao final do projeto.

Prazo de candidatura:

O período para submissão de candidaturas abre em: 4 de novembro de 2024

O período para submissão de candidaturas encerra em: 22 de novembro de 2024

Benefícios

Subsídio mensal:

A bolsa mensal é de 1 801,00 euros, de acordo com o Regulamento de Bolsas da Agência Nacional FCT. A este valor acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/Tabela_Valores_SMM_LOE_2021.pdf).

 

Critérios de elegibilidade

Requisitos

  1. Ter obtido o grau de doutor em Ciências Sociais, ou em Ciências da Educação (processo de defesa finalizado) até ao prazo limite para submissão de candidaturas..
  2. O doutoramento deve ter sido obtido nos três anos anteriores ao termo do prazo de candidatura.
  3. Interesses de investigação em percursos e transições de educação e formação de jovens, e integração no mercado de trabalho.
  4. Tese de doutoramento acolhida por outra Instituição de Acolhimento, que não a Universidade Lusófona.

 

Os candidatos com um grau académico e diploma emitido por uma Instituição de Ensino Superior estrangeira devem apresentar prova do reconhecimento do grau académico pelo Sistema de Ensino Superior Português (lei DL66/2018). Os candidatos que não tenham o reconhecimento do seu grau académico serão admitidos a concurso. Caso seja selecionado, o candidato terá de apresentar prova do reconhecimento do seu grau académico pelas autoridades portuguesas antes da assinatura do contrato.

O candidato selecionado terá de entregar o reconhecimento do diploma no prazo de 15 dias após a comunicação dos resultados da candidatura. Decorridos os 15 dias, o comité de seleção pode decidir

  1. Prorrogar o prazo para o candidato comprovar o reconhecimento;
  2. Atribuir o lugar a outro candidato;
  3. Ou não preencher a vaga.

Documentos de candidatura:

As candidaturas devem incluir:

  1. Carta de apresentação/motivação em português e inglês (máx. 2 páginas);
  2. Curriculum Vitae com um max. 5 páginas, em português ou inglês, destacando os itens mais relevantes para o tema do concurso;
  3. Cópia dos certificados de habilitações e outros documentos relevantes para efeitos de elegibilidade (os candidatos devem ter o grau de doutor até à limiteao prazo limite para submissão de candidaturas do presente concurso). Se, durante o período de candidatura, o candidato não tiver prova de reconhecimento do seu grau académico pelo Sistema de Ensino Superior Português (DL66/2018), deve apresentar uma declaração de honra comprometendo-se a entregar o reconhecimento do grau no prazo de 30 dias após a comunicação dos resultados da candidatura.
  4. Cópia eletrónica da dissertação de doutoramento e de 2 publicações científicas relevantes.

 

As candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico, em formato .pdf, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar. até ao prazo de submissão da candidatura. As candidaturas devem incluir uma indicação clara da referência do presente concurso (CeiED- EDU-LAB- 101177428) a que o candidato se candidata.

Processo de seleção

Os candidatos serão selecionados com base no seu mérito científico (30%), percurso curricular (30%), experiência anterior em projetos científicos (15%) e carta de apresentação/motivação (10%). Os candidatos mais bem posicionados serão pré-selecionados para uma entrevista, destinada a avaliar o potencial contributo de cada candidato para o projeto de investigação. A entrevista terá um peso de 15% na classificação final. Para os candidatos de língua nativa portuguesa, a entrevista será efetuada em inglês. Para os candidatos de língua nativa inglesa, a entrevista será efetuada em português. Para os candidatos nativos de uma língua diferente, a entrevista será efetuada em português e em inglês. A escala aplicada a cada critério é de 0 a 10.

 

O comité de seleção reserva-se o direito de não selecionar nenhum candidato para o cargo se as candidaturas não corresponderem às normas e/ou perfis necessários em termos de mérito absoluto.

Composição do Comité de Seleção:

Membros Efetivos: Prof.ª Filomena Parada; Prof. João Filipe Matos; Prof.ª Lucimar Dantas.

Membros Suplentes: Dra. Filipa Lourenço, Dr. André Freitas.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados dos resultados do concurso através de correio eletrónico e a lista ordenada dos candidatos será divulgada na página eletrónica do CeiED.

 

Comentários adicionais

Política de não discriminação e de igualdade de acesso: O CeiED promove ativamente uma política de não discriminação e de igualdade de acesso, segundo a qual nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, designadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical (Lei nº 93/2017, de 23 de agosto).

Proteção de dados: ao candidatar-se, está a concordar com a utilização dos seus dados pessoais pelos funcionários do CeiED para fins exclusivos deste concurso público. O pessoal administrativo do CeiED utilizará os seus contactos para o contactar diretamente, e na publicação dos resultados, de acordo com os princípios estabelecidos pelo RGPD.