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Investigadora defende tese de doutoramento sobre comunidades educacionais online e propõe novos caminhos para a difusão da educação na era digital
Walline Alves Guimarães, investigadora em formação do CeiED, defendeu, no dia 22 de julho, na Universidade Lusófona de Lisboa, a sua tese de doutoramento em Educação, com foco em Comunicação e Educação. O estudo investiga como as comunidades educacionais online são constituídas no ambiente digital e quais estratégias comunicacionais e pedagógicas favorecem sua efetiva construção e sustentabilidade.
Intitulada “Educação e Comunicação na Era Digital: Estratégias e Desafios para a Construção de Comunidades Educacionais Online” a pesquisa parte da premissa de que desenvolver comunidades educacionais online significativas exige mais do que o uso de tecnologias: demanda ética, intencionalidade pedagógica e estratégias de comunicação e engajamento que rompam com a lógica da distração e do consumo que domina as redes sociais.
O objetivo desta investigação foi analisar os elementos e estratégias de comunicação,
educação e sociabilidade presentes em redes sociais e comunidades de educação online, com o objetivo de traçar diretrizes para a criação de uma comunidade educativa digital que sirva de base para professores e cientistas, promovendo a inovação nas formas de transmissão do conhecimento e a popularização do saber científico.
O estudo seguiu um paradigma predominantemente qualitativo, complementado por análises quantitativas de dados extraídos de redes sociais digitais. Em relação aos procedimentos da pesquisa, a natureza do estudo foi netnográfico. Esse modelo de pesquisa é projetado especificamente para estudar culturas e comunidades digitais.
A investigadora analisou o papel de professores e influenciadores digitais na formação de
ecossistemas de aprendizagem no Instagram e no YouTube. Os professores foram escolhidos com base em critérios como a relevância de suas atuações e a conquista de prêmios nacionais e internacionais importantes na área de educação, no Brasil, em Portugal e na Inglaterra.
Na primeira fase do estudo, em que ocorreu a pesquisa netnográfica, a investigadora analisou conteúdos, comentários e reações do público a partir de uma amostra de 2.374 postagens. Além disso, realizou quatro análises de entrevistas na qual a fez em nível de decifração estrutural centrado em cada entrevista. A segunda etapa da pesquisa, foi voltada para a criação de um framework com fatores essenciais em dimensões e ações práticas para facilitar a criação e manutenção de comunidades educacionais online, além de um levantamento de professores e cientistas do Estado do Maranhão, sua cidade de origem, que atuam como difusores de educação e ciência em redes sociais digitais, e suas respectivas áreas de ensino e pesquisa.
“Estudar esses elementos e estratégias de comunicação e educação foi fundamental para compreender as tendências atuais e moldar o futuro da propagação da educação e da ciência em um mundo digital, construindo pontes entre os especialistas e a sociedade em geral”, pontua Walline Guimarães. A investigadora frisa ainda, por meio do estudo, que a influência digital está diretamente relacionada à construção de capital social e ao desenvolvimento de conexões genuínas. “A comunicação educacional e científica eficaz e centrada no ser humano é essencial para engajar públicos diversos, fortalecer comunidades e democratizar o conhecimento”, disse. No entanto, Walline afirma que o estudo também evidencia desafios significativos relacionados ao controle algorítmico e à dependência de plataformas comerciais.
Na era digital, educar e comunicar implica compreender que estamos inseridos em uma lógica de mercado onde a atenção das pessoas é constantemente fragmentada e segue sendo disputada. As plataformas digitais, ao mesmo tempo em que ampliam o acesso ao conhecimento, operam sob modelos que valorizam o tempo de permanência e o engajamento como ativos comerciais. Walline considera, por fim, que a era digital ampliou as possibilidades de monetização educacional, transformando educadores em potenciais empreendedores, seja por vontade própria, seja pela sustentabilidade das comunidades educacionais online.
A tese aponta que, para além das ferramentas, o que sustenta uma comunidade educacional online é a construção contínua de vínculos, confiança, relevância e propósito coletivo. As contribuições da pesquisa dialogam com os campos da comunicação digital, educação e cultura de rede, oferecendo subsídios teóricos e práticos para quem deseja transformar os ambientes digitais em espaços reais de aprendizagem, relações sociais e troca de conhecimento. “A educação nas redes não pode ser apenas uma extensão do ensino tradicional. É preciso compreender os códigos, os afetos e as dinâmicas das mídias sociais para educar de maneira verdadeiramente significativa”, afirma a autora.
A tese foi orientada pelo Professor Doutor Vítor Duarte Teodoro e defendida junto ao programa de doutoramento em Educação da Universidade Lusófona. O estudo foi aprovado com distinção e louvor pelo júri.
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