Skip to main content

Notícias

Projeto de I&D "Corpos Geradores" apresentado na Cúpula dos Povos Afrodescendentes – Encontro

19 outubro 2023

Nos dias 13, 14 e 15 de outubro, na Casa do Brasil de Lisboa, teve lugar a "Cúpula dos Povos Afrodescendentes – Encontro", uma reunião de trabalho que aconteceu através de uma parceria entre a Rede Afroambiental com a Casa do Brasil de Lisboa, a Associação AMOR, Mídia NINJA, Plataforma GENI, Associação Batoto Yetu Portugal, Afrontosa, Afrolis.pt, União Negra das Artes, a Cátedra Unesco "Educação, Cidadania e Diversidade Cultural" da Universidade Lusófona, o CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, o Departamento de Museologia - ULusófona, o Pontão de Cultura Articula Matriz Africana e o Projeto Cultura Encantada.

Foram 3 dias com uma programação intensa que proporcionou produzir coletivamente uma análise profunda sobre os povos afrodescendentes no mundo e a necessidade de prorrogação da Década Internacional dos Afrodescendente, então proclamada pela Assembleia Geral da ONU para o período entre 2015 e 2024.

No âmbito do programa, no dia 14 de setembro pelas 11h00, foi apresentado o Projeto de I&D "Corpos Geradores: da agressão à insurgência. Contributos para uma pedagogia decolonial" (PTDC_FCT_2022_ AGRRIN), DOI 10.54499/2022.06269.PTDC, que é reconhecido e financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, no Concurso de Investigação e Financiamento de todas as áreas científicas de 2022.
Desenvolvido no Departamento de Museologia da Universidade Lusófona, no âmbito do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento, o Projeto de I&D está articulado às Comunidades de Investigação e de Aprendizagens (Research and Learning Communities) - ReLeCo da Memória, Cidadania & Sociomuseologia e a ReLeCo Estudos Socio Artísticos para a Decolonialidade e a Sustentabilidade [ART.DS] - que se organizam em torno das áreas de especialização e interesses desta investigação. O AGRRIN articula-se com as investigações realizada no âmbito da Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”.

A Cúpula dos Povos Afrodescendentes, ocorrida em Lisboa, teve a adesão dos países lusófonos com representantes de três continentes – África, América e Europa – numa ação dialógica e geradora de uma carta que será encaminhada à ONU, governos do Brasil, Portugal e de Moçambique e demais  países signatários da Década Internacional dos Afrodescendentes.

O próximo encontro deste grupo de trabalho iniciado em Lisboa deverá deve ocorrer em Moçambique.

Mais informações sobre o Projeto em: https://agrrin.net.