Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Isabel Cluny

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Isabel é Doutora em História das Ideias Políticas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH). Ao longo da sua carreira, desempenhou diversos papéis de relevo na área da investigação e do ensino. Foi vice-diretora da revista Biblioteca Nacional e coordenadora científica de duas exposições no Museu do Douro.

Autora de várias publicações, publicou as suas teses de mestrado e doutoramento em Diplomacia nos livros Horizonte. O seu contributo para a historiografia valeu-lhe o Prémio Gulbenkian de História Europeia da Academia de História, atribuído pelo livro O Conde de Tarouca e a Diplomacia na Época Moderna.

Dedicou mais de quatro décadas ao ensino, lecionando na Escola Secundária Luísa de Gusmão e no Liceu Camões (1978-2023). No ensino superior, integrou o corpo docente do Mestrado em Didática da Faculdade de Letras de Lisboa (FLL) e do Mestrado em Relações Internacionais da Universidade Lusófona.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • História da diplomacia
  • Biografias
  • Liberalismo político no século XIX

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Cluny, I. (2025). O Liceu Camões no 25 de Abril: Um Sindicalismo no Feminino. A Cultura – Revista de História e Teoria das Ideias (no prelo).
  • Cluny, I. (2018). Ernesto Hintze Ribeiro, Uma Biografia Política (1849-1907). Coleção Parlamento, AR.
  • Cluny, I. (2006). O conde de Tarouca e a diplomacia na época moderna. Livros Horizonte. Disponível aqui.
  • Cluny, I. (2003). La diplomatie portugaise et la Guerre de Succession d'Espagne. In Cheiron: materiali e strumenti di aggiornamento storiografico, 39, 1-18. Brescia. Centro di Ricerca F. Odorici. http://digital.casalini.it/10.1400/59737
  • Cluny, I. (2002). Dicionário do Vintismo e do cartismo , 1821-23. Edições Afrontamento.